O número de médicos não para de crescer e a concorrência só aumenta. Por isso, é necessário aprender novas e eficazes maneiras para captar pacientes.
Mais do que nunca é preciso prospectar os pacientes de maneira estratégica para atrair mais pessoas para seu consultório, clínica ou hospital e obter maior lucro para os seus negócios.
Além de captar novas pacientes, também é importante fidelizar os atuais, pois esses podem fazer indicar há uma boa parte dos pacientes que vem através da indicação.
Por isso, separamos neste artigo alguns tópicos que irão te ajudar a melhorar o planejamento estratégico e captar pacientes na medicina. Confira!
Formas de captar pacientes na medicina
Veja a seguir as principais formas de captar pacientes na medicina.
1. Fortaleça seu relacionamento com a base atual
Ter um bom relacionamento com os pacientes é primordial para garantir que o mesmo marque novas consultas e indique seu nome, destacando você como um médico atencioso, confiável e excelente.
Assim, oferecer atendimento humanizado e tratamento personalizado aos pacientes é uma das dicas para fortalecer a base atual. Ouvi-los com paciência e ser empático diante daquilo que causa angustia e traz sofrimento é essencial para ganhar pontos e a confiança do paciente, que lembrará de você quando algum amigo ou parente quando precisar de um profissional com sua especialidade.
Interessante também fazer parcerias com os profissionais de áreas correlatas a sua especialidade. Peça para que o médico parceiro te indique caso um paciente esteja em consulta, precise do seu serviço e vice-versa. Quando um profissional de confiança indica outro, será mais bem aceito caso o paciente precise de seu trabalho e não saiba em quem recorrer.
Além disso, avaliações em páginas da internet também servem de parâmetro para a escolha do profissional. Por isso, é importante ser visto na rede.
Quer saber como melhorar a relação entre médico e paciente? Leia nosso artigo Como construir uma boa relação médico paciente.
2. Tenha um site e aumente sua presença digital
Para encontrar profissionais da saúde, as pessoas recorrem à internet. Assim, você precisa ter um site especializado para aumentar suas chances de aparecer nas buscas do futuro paciente.
Como o site é o primeiro meio de contato entre o médico e o paciente, é preciso ficar atento a alguns detalhes:
- Deverá conter uma apresentação profissional sobre o médico. Vale também acrescentar fotos do corpo clínico, bem como das instalações, vídeo dos profissionais apresentando a clínica, consultório ou hospital.
- Apresentar os serviços prestados de forma simples e detalhada, mostrando os problemas e expectativas.
- Relacionar-se com o paciente de forma direta e humana, assim aumentará a confiança entre os dois.
- Informá-los sobre sintomas de doenças.
- Mencionar os efeitos colaterais de um tratamento.
- Os exames solicitados para poder fazer determinado procedimento.
Lembre-se que as pessoas procuram informações, sobretudo em questões de saúde.
Deseja criar um site médico? Leia Site para médicos: o que não pode faltar em um site profissional.
3. Invista na criação de conteúdo
Ter um conteúdo relevante com uma linguagem direcionada a cada tipo de paciente, que o ajudem a entender sobre os problemas de saúde, irá mostrar o seu profissionalismo e trará confiança para o futuro paciente.
Além disso, o conteúdo te auxiliará a se posicionar em destaque na busca do Google, uma vez que as pessoas na maior parte das vezes recorrem à internet para descobrirem o diagnóstico dos sintomas. Contudo, ao fazerem pesquisas na web, seu nome, consultório, clínica ou hospital terá mais chances de aparecer na busca, resultando em um possível agendamento de consultas.
Utilize técnicas de SEO (Search Engine Optimization), otimização para mecanismos de busca. Essa é uma forma estratégica para melhorar seu posicionamento nos resultados da internet e se destacar diante dos vários sites do Google.
Para a aplicação da técnica, você deve escolher bem as palavras-chave nas quais o público usa nas buscas relacionadas ao serviço que você oferece e inseri-las em seu site ou blog.
Dessa forma, as pessoas irão te encontrar com mais facilidade quando tiverem interesse em sua especialidade.
Usar da tecnologia para prospecção de clientes é essencial para trazer resultados.
Dicas para divulgar melhor sua clínica ou consultório? Leia Como evitar erros comuns na hora de divulgar sua clínica.
4. Abuse do Google para captar pacientes
Criar um perfil do consultório ou clínica (antigo Google Meu Negócio). Isso ajuda a manter seu funil de novas oportunidades de negócio sempre ativo. Trata-se de uma plataforma gratuita, que permite que o profissional apareça nas buscas quando alguém procura por palavras relacionadas aos seus serviços.
Com informações do site, endereço, horário de funcionamento, telefone e rotas para chegar ao local, o médico será apresentado para os usuários com as informações principais do seu negócio, de forma que facilite trazer os pacientes potenciais, e o resultado será o aumento de seus lucros.
No mais, também é válido cadastrar-se em portais de busca de médicos como o Doctorália ou Boa Consulta. Gratuitamente ou pagando para aparecer em destaque nas buscas das plataformas, você será melhor encontrado pelos futuros clientes.
Além do Google, as páginas virtuais são uma maneira inteligente para fazer a divulgação de seus serviços e trazer conteúdos úteis para os leitores.
5. Use as redes sociais para aumentar o número de pacientes
Para prospectar clientes, o profissional deve estar onde as pessoas estão.
Rede sociais como o Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e WhatsApp criam um contato e interação mais rápida, aumentando sua reputação e visibilidade e deixando seu negócio mais próximo dos indivíduos. Assim, você construirá um bom relacionamento com os futuros pacientes.
Outra vantagem, é que lembrarão de você caso precisem de seus serviços.
Você pode começar compartilhando conteúdos de seu blog, trazer curiosidades, dicas de saúde, fazer postagens em datas comemorativas relacionado à área da saúde, compartilhar fotos e vídeos, além de trazer engajamento com o público, como responder comentários, inbox, fazer enquetes, etc.
Por sua vez, é preciso conhecer seu público e conseguir identificar a que período do dia eles costumar olhar e-mails ou redes sociais para as ações terem efeito mais assertivo.
Entendendo seu público e analisando em que meio eles estão mais presentes, você decidirá quais páginas sociais serão mais relevantes para alavancar seus ganhos.
Outra prática que merece destaque é a ação de e-mail marketing. Mandar e-mails periodicamente com conteúdos trabalhados e com os interesses do público é outra dica assertiva para a fidelizar e captar pacientes. Você pode incluir o link de seu blog de forma individual e personalizada, sugerindo que os pacientes repassem também para amigos ou familiares.
Ter um modelo de e-mail pronto, que será disparado após o atendimento, por exemplo, com o agradecimento pela vista, se dispondo à disposição em caso de complicações é outra dica eficaz.
Quer descobrir como usar melhor o seu Instagram profissional? Leia Dicas ao escrever um post para Instagram.
6. Fique atento com a ética da medicina
Antes de criar o conteúdo do site, fique atento à ética da medicina e evite multas ou punições. É preciso informar-se sobre os limites impostos e proibições da conduta relacionado à área.
Conforme o Conselho Federal de Medicina (CFM), os médicos são proibidos de:
- Garantir resultados ou curas devido ao uso de determinada técnica exclusiva.
- Empregar determinados termos como “resultado garantido”, “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado” ou outras palavras sensacionalistas similares vão contra a ética da medicina.
- Divulgar aparelhos tecnológicos para mostrar-se superior em relação à concorrência. É permitido apenas citar a aquisição de novos equipamentos.
Portanto, deve-se sempre procurar o CFM ou órgão responsável por sua especialidade para saber ao certo tudo o que pode e não segundo a ética da medicina.
Quer saber mais sobre esse assunto? Confira Novas regras do CFM para o marketing médico: confira as principais mudanças.
7. Participe de eventos
Ser visto em eventos, pode trazer mais pacientes para o seu negócio. Participar de congressos, feiras, seminários ou dar palestras é um ponto positivo.
Com esta prática, além de passar maior confiança para os consumidores, é um bom momento para fazer a divulgação de seus serviços.
O cartão de visita será um grande aliado nesta estratégia, portanto é bom providenciar antes.
8. Acompanhe a concorrência
Avaliar o trabalho de concorrentes te ajudará a destacar-se no mercado. Por isso, fique de olho nos valores cobrados por eles.
Aproveite também o marketing de conteúdo para acrescentar dicas que os demais não tenham dado.
9. Conheça seu público-alvo
Conhecer o seu público alvo é primordial para traçar planos estratégicos e atingi-los de forma eficiente.
Os pontos que devem ser analisados é se você atende mais mulheres ou homens, qual a faixa etária do público, entre outros aspectos. Isso te direcionará a usar o marketing corretamente para atrair seu público.
Usaremos um exemplo: um ginecologista terá menos eficiência se divulgar seus serviços em um canal ou revista de esportes. Portanto, é necessário segmentar o direcionamento e não ir “atirando” para todos os lados.
Além de direcionar o público que irá usufruir do seu serviço, é preciso ser facilmente encontrado por eles.
10. Facilite que o paciente entre em contato online
É importante que o paciente saiba como entrar em contato com você. Assim, você dará a opção ao público de poder tirar as dúvidas ou agendar consultas online é um grande diferencial.
Dê variadas opções para facilitar o contato. Disponibilize chat, telefones, e-mail, formulário, agenda virtual, entre outros. Assim, seus pacientes terão uma experiência positiva e você ganhará pontos no primeiro contato.
Use o WhatsApp a seu favor. Veja como: Lembretes de consulta por whatsapp: reduza as faltas de seus pacientes.
11. A primeira impressão é a que fica
A primeira experiência do relacionamento médico e paciente começa desde o contato nas redes sociais, site ou simpatia, cordialidade e esclarecimentos da recepcionista.
Por isso, para se destacar da concorrência você deve dar um atendimento pré e pós que encante o público. Confira abaixo algumas dicas:
- Algumas das práticas que devem ser adotadas é responder o paciente instantaneamente, não deve deixá-lo sem resposta por mais de dez minutos.
- Vale também, enviar um dia antes lembretes com o horário da consulta agendada de forma cordial e atenciosa.
- Envie pesquisa de satisfação após o atendimento para os pacientes avaliarem o atendimento e para que você tenha uma melhor visão dos aspectos que devem ser melhorados.
Dar um atendimento personalizado fará sua clínica, consultório ou hospital se destacar, uma vez que os pacientes estão cada vez mais exigentes.
Você pode gostar também deste nosso artigo: Paciente ou cliente: entenda o caminho percorrido até virar paciente.
Conte com a ajuda de uma agência especializada para captar pacientes
Gostou das nossas dicas para captar pacientes? E para não ter erro, lembre-se que uma agência de marketing médico digital desempenha um papel fundamental na hora de captar pacientes para sua clínica ou consultório.
Ao compreender as nuances do setor médico e as regulamentações rigorosas, essas agências auxiliam os profissionais de saúde a alcançar um público mais amplo, estabelecer autoridade e construir relacionamentos confiáveis com os pacientes.
Mas onde encontrar uma boa agência de marketing médico digital?
Essa é uma pergunta fácil de ser respondida. Se você deseja contar com uma equipe de profissionais especializada em marketing médico, conheça a DNA Marketing Médico.
Aqui você encontra diversos serviços, desde a criação da logomarca, criação de um site profissional e links patrocinados, até a gestão das suas redes sociais com técnicas e ferramentas que com certeza levarão seu negócio para outro patamar.
Então, não perca mais tempo, venha conversar com um de nossos especialistas e comece agora mesmo a construir e fortalecer sua marca pessoal, atrair e fidelizar pacientes com a ajuda do marketing médico!