Nesse mundo, cada vez mais digital, todos os setores tiveram que se adaptar e, assim, claro, o da saúde não iria ficar de fora.
Porém, ao contrário de alguns anos atrás, não basta mais apenas ter um site, é preciso, também, investir em conteúdo.
Mas, claro, no caso da área da saúde, toda cautela é pouca na hora de compartilhar conteúdo, os mesmos devem evitar sensacionalismo, autopromoção e mercantilização da medicina.
No mais, vale saber que o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficientes e com um menor custo. Por isso, vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais da medicina.
No Instagram, os conteúdos devem ter o objetivo de aumentar o engajamento e a imagem do consultório para um público cada vez mais exigente e que gosta de interagir.
Ainda tem dúvida de como destacar sua clínica ou consultório no Instagram? Então, confira abaixo como conseguir se destacar na sua especialidade e garantir sucesso com suas publicações.
Por que apostar no Instagram?
Não é de hoje que as redes sociais são muito utilizadas no mundo inteiro e no Brasil isso não é diferente, na verdade, o país, de acordo com um estudo, é o terceiro no ranking de quem passa mais tempo na internet, gastando cerca de 3h por dia nas redes sociais.
O Instagram ainda vem em segundo lugar como a rede social favorita, depois do Facebook, porém, já caminha para a primeira colocação, com 57 milhões de usuários ativos nessa plataforma.
Por isso, já que, provavelmente, a maior parte de seus potenciais pacientes utiliza o Instagram para se atualizar, ou se distraír, por que não aproveitar para divulgar seu trabalho?
No mais, vale saber que o Instagram é uma rede que oferece flexibilidade e praticidade na hora de construir sua estratégia de marketing digital, com tudo podendo ser feito de forma prática e rápida, do próprio celular e ainda contando com uma infinidade de recursos audiovisuais.
De apresentar seus serviços, promover ações, tirar dúvidas, anunciar novo endereço, enfim, tudo pode ser feito através do Instagram.
Sem dúvida, não apostar no Instagram é subestimar uma potencial forma de atrair novos clientes/pacientes, e você, claro, não quer isso, não é mesmo?
Enfim, o Instagram cresce de forma assustadora e exponencial, e segundo especialistas em marketing, oferece resultados bastante efetivos, já que a disseminação dos posts é a mais alta se comparada com as outras redes sociais. Por isso, se quer se tornar referência no seu setor, ganhar autoridade e conquistar novos clientes/pacientes, apostar no Instagram é fundamental.
Por que o Marketing de Conteúdo é importante?
Primeiramente, é preciso considerar que a forma de divulgar, hoje em dia, mudou muito, ou seja, o marketing tradicional não tem mais o mesmo efeito sobre as pessoas.
O mundo mudou, as pessoas têm mais acesso à informação e, consequentemente, estão mais exigentes.
Não adianta mais fazer lavagem cerebral impondo a aquisição de produtos ou serviços, as pessoas querem escolher sozinhas, através de informações sobre os mesmos.
Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo é a estratégia que atende a essa nova realidade.
Ou seja, um Marketing de Conteúdo bem feito faz com que o cliente/paciente chegue até você de uma forma mais natural, sem se sentirem bombardeados por uma comunicação excessiva, por exemplo, tentando converncer que sua clínica é a melhor do setor, e coisa e tal.
É preciso entender que, atualmente, o público busca se informar muito bem antes de se decidir por um produto, serviço ou profissional, isso sem falar que ele é bem mais esclarecido que o público de antes, pois tem acesso livre, com a internet, a todo tipo de informação.
Ou seja, isso significa que é preciso atrair pelo conteúdo, pela qualidade do conteúdo oferecido, levando relevância para os seus seguidores, e assim, conquistando novos clientes/pacientes, ganhando autoridade e os fidelizando.
Quais são os seus objetivos?
Agora que já sabe que as redes sociais são, atualmente, quase que obrigatórias para quem quer ter presença digital, e sabe que seus público alvo provavelmente está no Instagram, é preciso saber onde você pretende chegar com suas postagens.
O que você deseja com esta rede social? Pretende elevar o seu nome ou da sua clínica dentro da especialidade médica? Quer receber mais pacientes para consultas? Busca aumentar a sua autoridade sobre um determinado assunto?
Escolhido o objetivo, estabeleça e priorize metas, depois é só trabalhar em cima delas.
Você sabe qual é o seu público?
Antes de começar a elaborar uma boa estratégia de marketing para o Instagram, é fundamental que saiba qual é o seu público?
Afinal, como vai oferecer um conteúdo se não sabe quem vai ler? É fundamental saber para quem está comunicando para que possa oferecer conteúdos relevantes, para que haja identificação das postagens com o dia a dia dos seus pacientes.
De nada vai adiantar oferecer conhecimentos muitos técnicos, por exemplo, dificultando não só a leitura como a compreensão e interesse pela postagem.
É preciso elaborar conteúdos que seja de interesse das pessoas, que elas possam aproveitar em seu dia a dia, em uma linguagem mais informal e pessoal.
Lembrando que quanto mais relevante e interessante for o conteúdo, mas chances terá de criar interação e compartilhamento.
Confira abaixo algumas
Tipos de conteúdo para o Instagram
Agora que já sabe que é importante ter presença digital e que o Instagram é uma ótima maneira de se aproximar de seu público, é preciso acertar na hora de escolher o tipo de conteúdo que irá publicar, o qual, como já foi dito, deve ser relevante. Confira abaixo alguns exemplos de conteúdos para médicos.
Esclarecer dúvidas comuns dos pacientes
Que tal usar o seu espaço, que pode ser de grande alcance, para tirar aquelas dúvidas mais comuns de seus pacientes? Claro, de acordo com sua especialização.
Nesse sentido, precisa considerar os questionamentos mais frequentes no seu consultório, ou clínica, pois provavelmente, muitos pacientes devem chegar até você com perguntas muito comuns que podem ser transformadas em postagens na sua página.
Sem dúvida, é uma boa forma de educar sobre determinados temas da sua especialidade e ainda poupar o tempo que levaria esclarecendo sobre os mesmos no seu consultório.
Por exemplo, postar sobre questionamentos do tipo: “Por que não interromper um tratamento com antibiótico, mesmo depois de sentir-se melhor?” ou “O que a tireoide pode causar se não for tratada?” ou.”Por que se automedicar pode ser perigoso?, entre outros”
Dicas de cuidados antes e pós consultas
Existe uma série de informações que são passadas aos pacientes antes de exame ou procedimento, que são extremamente importantes e muito procuradas na Internet. Então, porque não usar seu espaço para oferecer informações sobre determinados cuidados, no antes e pós.
Dessa forma, criar conteúdos como, por exemplo, “Quanto tempo deve ficar em jejum antes de um procedimento?, ou “Por que não deve tomar determinado medicamento antes de algum exame”, “Que cuidados deve tomar após uma Cirurgia de varizes?”. Enfim, dúvidas muito comuns e procuradas pelos pacientes na internet.
Sugestões para uma vida mais saudável
Certamente, todo profissional da saúde pode criar conteúdos sobre os benefícios de levar uma vida saudável. Não importa o ramo da especialização, sempre é possível pautar sobre a alimentação, sedentarismo e estilo equilibrado.
Vale saber que esse tipo de conteúdo costuma agradar uma grande parte dos usuários, por isso, mostrar dicas de como levar o dia a dia de forma mais saudável é sempre ótima maneira de atrair leitores (clientes/pacientes), gerando resultados positivos para sua estratégia.
Como estruturar o conteúdo do Instagram?
Então, não basta apenas focar em conteúdos informativos, é preciso também saber como estruturá-los no Instagram, justamente para que ele seja adequado ao seu público-alvo. Quer saber como estruturar seu conteúdo? Confira abaixo algumas dicas.
· Responda dúvidas
É preciso ter em mente que o algoritmo do Instagram é muito inteligente, por isso, postagens com conteúdos mais relevantes, como aquelas respondendo questionamentos populares, são sempre levados em consideração na hora de analisar o que será mostrado no feed de cada usuário, aumentando o alcance, engajamento e visibilidade.
Portanto, pesquise sobre as dúvidas dos pacientes, e vale apelar para o motor de busca do Google para isso.
· Invista em textos mais diretos e curtos
Os internautas, de uma forma geral, não gostam de perder muito tempo com leitura, ou seja, não gostam de textos grandes.
Outro fator a considerar é relacionado às legendas, quanto mais curtas e diretas, mais chances do leitor continuar até o fim.
Por isso, aposte em tópicos de, no máximo, 3 linhas ,e vale também usar algumas palavras destacadas em caixa alta.
· Defina a linguagem
Um erro muito comum é achar que usar termos técnicos ou rebuscados estará mostrando autoridade em um determinado assunto. Na verdade, é o contrário. Quanto mais poder explicar simplificando a linguagem, mais estará se aproximando do seu público e mostrando autoridade, fazendo com que, realmente, entendam.
Certamente, embora mais informal, usar gírias e exagerar na informalidade não é muito apropriado e nem profissional.
· Produza interatividade
Não há dúvida de que o maior objetivo com as postagens é levar ao compartilhamento e á interatividade. Ou seja, oferecer um conteúdo informativo que gere algum tipo de ação no seguidor como, por exemplo, com uma pergunta na postagem, para que eles se sintam à vontade para responder.
Vale perguntar se o leitor tem alguma dúvida ou sugestão, ou então, peça para que marquem amigos.
Estratégias para oferecer um conteúdo mais dinâmico e atraente
Embora a frequência de postagens no seu perfil seja de extrema importância para o engajamento, se o mesmo oferecer diariamente conteúdos muito parecidos, isso pode fazer com que sua página se torne cansativa, desinteressante e, assim, perder seguidores.
Por isso, uma boa estratégia para ter um perfil médico popular no Instagram é oferecer diversidade e conteúdos relevantes para o seu público.
Então, para que possa garantir esse dinamismo nas suas postagens, a dica é criar linhas de conteúdo que abordam informações relevantes.
Confira abaixo uma divisão básica de linhas de conteúdos que podem ser úteis para médicos de todas as especialidades:
- Informe sobre sua especialidade, procedimentos e exames realizados;
- Disponibilize meios de contato, horários de atendimento e como marcar uma consulta;
- Ofereça dicas de autocuidados;
- Mostre seus conhecimento sobre sua especialidade;
- Conte sua jornada, um pouco do que viveu, histórias interessantes até chegar onde chegou;
- Mostre o dia a dia profissional e da clínica, mostrando o outro lado que ninguém vê;
- Anuncie a chegada de novos equipamentos;
- Mostre um pouco do seu lado família, pois isso humaniza e o aproximará de seu público;
- Compartilhe participações suas em congressos, treinamentos, ações sociais, etc.
Pronto, com as suas linhas de conteúdo organizadas, agora é só procurar ser o mais consistente possível, usar sua criatividade e postar com frequência!
Utilize todos os recursos do Instagram
Alguns médicos se preocupam apenas com as postagens no feed, na verdade, o Instagram oferece diversos recursos para que a comunicação possa ser mais dinâmica e atraente.
Uma dica, por exemplo, é procurar utilizar com frequência os Stories, organize seu perfil com os destaques.
Coloque em destaque seus serviços, locais de atendimento, perguntas e respostas, dicas de saúde, etc.
Use sua criatividade na elaboração de Stories, pois é um ótimo recurso para aproximar médicos e pacientes.
E os recursos não param por aí, vale apostar no canal IGTV, que são vídeos que pode gravar e ajudar a aumentar ainda mais o engajamento da sua audiência.
E não podemos esquecer da possibilidade de promover alguma postagem dentro dessa rede social, o que pode atrair muitos seguidores.
Uma dica é escolher alguma postagem, com dicas de saúde por exemplo, ou tirando alguma dúvida, dentro de sua especialidade, e que tenha recebido muitas curtidas e que, provavelmente, ao ser promovida, irá fazer com que ganhe muito mais seguidores.
No mais, embora o Instagram permita que qualquer um possa administra uma página, a dica é deixá-la nas mãos de quem entende, ou seja, de profissionais que trabalham com marketing médico, que saberão como tirar o melhor proveito possível dessa poderosa ferramenta de marketing.
Limites do marketing médico
Sem dúvida, o marketing médico é uma importante e fundamental estratégia para que o profissional da saúde possa mostrar o seu valor e os seus diferenciais, dessa forma, atraindo e fidelizando seus pacientes.
Porém, é bom lembrar que para que seja uma estratégia assertiva, e consiga alcançar uma boa reputação, é essencial seguir algumas regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Ou seja, é fundamental ter muita cautela com os tipos de postagens que irá realizar, já que existem diversas restrições, e alguns tipos de comunicação podem gerar penalizações.
No mais, vale ter em mente que oferecer conteúdo informativo no Instagram realmente pode fazer toda a diferença no trabalho de Marketing realizado, não apenas para conseguir atrair novos clientes/pacientes, mas de os educar melhor quanto à importância de cuidar bem da saúde.