Entre todos os canais de marketing digital para médicos disponíveis. O Instagram se destaca pela eficiência, baixo custo e fácil distribuição de conteúdo.
Cerca de 3,4 bilhões de pessoas utilizam as mídias sociais para compartilhar acontecimentos diários, conectar-se com amigos e familiares e ver informações relevantes.
Sendo assim, os profissionais da área de saúde podem e devem utilizar as redes sociais para encontrar novos pacientes e desenvolver estratégias de marketing digital para médicos.
No entanto, sabemos que ter presença no Instagram, gerar um conteúdo relevante e conquistar seguidores pode ser um grande desafio, além de gerar muitas dúvidas.
Por isso, preparamos esse material com várias dicas de marketing digital para médicos e bombar no Instagram. Confira!
Porque ter presença digital
Ter presença digital hoje em dia deixou de ser uma opção e se tornou indispensável para o crescimento e desenvolvimento de seu consultório ou clínica médica.
Dessa forma, uma das formas mais eficazes de criar essa autoridade é utilizar técnicas de marketing digital para médicos em suas mídias sociais.
Essas plataformas podem ser usadas para diferentes objetivos, como:
- Compartilhar informações relevantes.
- Atrair novos pacientes.
- Construir relacionamento mais próximo com os usuários.
- Tornar-se referência em sua especialidade.
- Promover a qualidade das informações sobre saúde disponíveis.
- Direcionar tráfego para seu site e blog.
Essas são apenas algumas das várias vantagens que ter uma presença online atualizada e ativa pode oferecer.
Um ponto importante para que suas estratégias de marketing digital para médicos tenham grandes resultados é a criação de um site profissional.
Isso fará que os usuários tenham mais confiança e você terá mais autoridade em um mercado que está evoluindo cada vez mais.
Sendo assim, a visibilidade que as redes sociais proporciona é grande.
Os custos das ações online são baixos e, com uma boa estratégia e execução, podem gerar retornos surpreendentes.
Então, por que não investir?
Como se destacar nas redes sociais com o marketing digital para médicos
O compartilhamento de informações relevantes é uma das principais formas de se posicionar no mercado e quanto mais amigáveis, mais atraente será.
Então, raramente seus clientes leram um artigo muito científico, pois ele não entende essa linguagem e não conecta com a realidade dele.
Para atingi-los é necessário construir conteúdos de fácil entendimento, que sejam úteis e que estejam em um formato que seu público consuma.
Postagens em redes sociais combinadas com ações de marketing digital para médicos, por exemplo, são uma ótima forma de fazer isso.
Sendo assim, ao compartilhar informações úteis relacionadas à sua especialidade nas redes sociais de forma consistente, você se torna uma fonte relevante.
Porque usar o Instagram como estratégia de marketing digital para médicos
Um dos principais pontos positivos do Instagram é ele ser gratuito, até mesmo se você optar por uma conta comercial.
Outro ótimo motivo, é que o Instagram conta com mais de 500 milhões de pessoas utilizando ativamente a plataforma, sendo que no Brasil, tenho 50 milhões de contas ativas.
Por isso, ao produzir um conteúdo interessante, será possível atrair não apenas pessoas que precisam de uma consulta hoje, mas também as que podem entrar em contato com você futuramente ou recomendar seu serviço.
Mais um ponto positivo está no potencial de engajamento do Instagram, ou melhor, no potencial de interação entre você e seus seguidores.
Por ser uma rede social com foco na permanência no aplicativo, os recursos como comentários, encaminhamentos e mensagens são muito bem aproveitados.
Então, caso você não esteja presente no Instagram, está perdendo ótimas oportunidades de construir com o marketing digital para médicos sua marca e autoridade.
Como conseguir resultado no Instagram com o marketing digital para médicos
Agora que você já sabe da importância da presença digital, o Instagram será um grande aliado, vale lembrar que apenas ter um perfil e posts não irá garantir sua autoridade.
É necessário ter algumas noções de marketing digital para médicos para entender como as pessoas se comportam.
Desse modo, é possível oferecer o que você sabe da melhor forma possível de modo a conquistar a audiência.
Saiba como ter um grande resultado no Instagram utilizando essas dicas essenciais:
1. Planeje o conteúdo
Planejamento é tudo ao fazer uma estratégia de marketing digital para médicos.
Por isso, ao invés de fazer publicações aleatórias, sem informações relevantes, a qualquer hora do dia, monte um planejamento detalhado e ofereça conteúdos atrativos.
Se você é um pediatra, por exemplo, pode postar um conteúdo orientando os pais a tomarem cuidado com piscinas infantis, lembrando que o ideal seria tratar desse tema na temporada de calor.
Se é um dermatologista especialista em acne adulta, pode falar das possíveis causas e dos mitos para esse tipo de tratamento.
Sendo assim, a dica é unir a sua especialidade e o que as pessoas querem saber com uma linguagem que entendam e seja acessível para seu público.
Depois, pense nos temas de maior interesse, naquilo que você mais ouve no consultório, nas maiores dores dos pacientes.
O passo seguinte é transformar em informação, ou seja, em post no feed ou stories, escolhendo uma boa imagem ou vídeo que complementam a postagem.
Ao planejar o conteúdo, também é necessário identificar quais são os melhores horários para postar.
Para isso, comece postando em horários diferentes e verifique através das informações da conta comercial quais posts têm mais alcance, mais curtidas e comentários.
Em seguida, veja quando, em que dia e hora, ele foi postado.
Ao notar um padrão, por exemplo, no meio da tarde, agende posts no Instagram para este melhor horário que você identificou.
2. Planeje o gerenciamento do seu perfil
Mais uma vez realizaremos um planejamento. Sim! É muito importante ter um ótimo planejamento quando falamos em estratégia de marketing digital para médicos.
O gerenciamento do seu perfil vai muito além de acompanhar quem te seguiu ou deixou de seguir, é necessário responder às pessoas que comentam e deixam mensagens diretas.
Todas elas esperam retorno, assim como aquelas que ligam ou vão até o seu consultório, ou clínica.
Essas interações são essenciais para manter o seu público engajado e para que sua página passe credibilidade.
Sabemos que é comum que um médico não tenha tempo para responder todas as mensagens que recebe.
Nesse caso, a solução é contar com quem possa responder, que pode ser a secretária ou até uma agência de comunicação.
3. Pense regionalmente nas ações de marketing digital para médicos
Esse é um ponto que muitas vezes passa batido, a importância da regionalização nas ações de marketing digital médico.
A maioria das pessoas só estará disposta a ir em seu consultório se estiver na mesma cidade ou região, certo?
Por isso é tão importante mostrar para seus seguidores onde você está, para isso, é necessário colocar a cidade na bio do perfil, adicionar a localização do consultório nas postagens e segmentar bem por localidades próximas ao anunciar.
Caso esteja se perguntando, não é ruim ter seguidores que moram em outras cidades, afinal, essa é a consequência de quem posta excelente conteúdo e realize ações de marketing digital para médicos
Porém, deixar claro onde o consultório se localiza gera maior interesse de quem está na região e, quem sabe, marcar uma consulta.
4. Utilize a automação para acelerar o crescimento do perfil
Sabemos que médicos e outros profissionais da saúde têm um dia a dia bem corrido, com muitos pacientes, muitas responsabilidades e cuidados com o próprio consultório.
Então, como você encontrará tempo para postar no melhor horário? Como conseguirá interagir com seus seguidores e com outros perfis?
Hoje em dia é bem fácil resolver essas questões utilizando uma ferramenta de automação para redes sociais, com ela você conseguirá:
- atrair mais seguidores segmentados que serão potenciais pacientes;
- cadastrar mensagens automáticas para enviar aos seus seguidores;
- agendar suas publicações e stories;
- engajar com o seu público seguindo e curtindo;
- analisar um dashboard com informações da sua conta.
Utilizando esse recurso de marketing digital para médicos, você terá mais tempo para tocar suas tarefas diárias, dar mais atenção aos seus pacientes e o resultado serão mais seguidores e interação em sua mídia social.
Dicas bônus: o que fazer e o que não fazer nas redes sociais
Existe muita dúvida quanto à que postura adotar nas redes sociais, o que postar e com qual frequência fazê-lo.
Por isso, separamos algumas dicas especiais sobre ações de marketing digital para médicos que vão te auxiliar a não ficar perdido na hora de começar sua conta no Instagram.
1. Posts patrocinados
Os posts patrocinados são um grande auxílio para alcançar mais pessoas com perfil e regiões específicas.
Por isso, ao realizá-los tenha sua persona e público-alvo bem definidos para não haver problemas no planejamento, principalmente, financeiro.
É muito mais fácil atingir um possível paciente com postagens patrocinadas do que simplesmente esperando ele encontrar seu perfil por acaso.
2. Tenha um perfil profissional
Já imaginou um potencial cliente ou até mesmo um paciente entrando em seu Instagram querendo saber mais sobre o seu profissional, especialidade e consultório e se depara com fotos suas nas férias, na academia e família?
Não passa credibilidade para o cliente ter essas situações misturadas com seu profissional, principalmente na área de saúde.
Por isso, seu perfil profissional precisa ser separado do seu pessoal e conter informações relacionadas ao seu trabalho.
Seja profissional nesse perfil, coloque uma foto em que é possível te reconhecer, informe sua especialidade, para que você seja visto como referência e disponibilize um link para o seu site ou blog.
Caso não tenha um site profissional, o ideal é contratar uma empresa, como a DNA Marketing Médico, que crie um para você, com todas as informações necessárias para que se destaque mais ainda no mercado.
Ter um site é tão importante quanto uma conta no Instagram, além de passar mais credibilidade, você conseguirá criar um blog bem informativo e construir ainda mais sua autoridade sobre os assuntos.
3. Faça posts simples, diretos e regulares
Para você conseguir captar a atenção dos usuários no Instagram, o conteúdo precisa ser simples e direto.
Seja claro, objetivo e evite textos muito extensos, já que raramente as pessoas irão parar para ler o conteúdo.
Caso seja um assunto que você ache interessante para seu público, aprofunde-se nele em um blog post em seu site pessoal.
Além disso, planeje suas publicações e as faça com certa regularidade.
Deixe seus seguidores saberem que haverá um constante compartilhamento de conteúdos interessantes no seu perfil e que, por isso, vale a pena segui-lo.
Hora de bombar no Instagram com marketing digital para médicos
Agora que você já entendeu a importância de ter uma presença digital ativa e de autoridade que essa presença passar para seus potenciais clientes, chegou a hora de montar seu perfil profissional no Instagram!
Como mostramos neste post, o Instagram irá te ajudar muito a se aproximar e manter um relacionamento com seus pacientes.
Assim como auxiliar a captar mais clientes e compartilhar informações úteis, fazendo com que sua autoridade e credibilidade cresçam cada vez mais.
E para bombar no Instagram, nada melhor contar com a DNA Marketing Médico!
Aqui você encontra diversos serviços, desde a criação da logomarca, criação de um site profissional e links patrocinados, até a gestão das suas redes sociais com técnicas e ferramentas que com certeza levarão seu negócio para outro patamar.
Então, não perca mais tempo, venha conversar com um de nossos especialistas e comece agora mesmo a construir e fortalecer sua marca pessoal, atrair e fidelizar pacientes com a ajuda do marketing médico!