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Site para Médicos: o que não pode faltar para ter um site profissional?

Site para Médicos: o que não pode faltar para ter um site profissional?

Para os médicos, criar um site para apresentar o seu trabalho pode ser um novo modo de captar novos pacientes e de fidelizar os antigos. Neste artigo, você verá tudo que não pode faltar para ter um site médico profissional.

É realmente necessário um site para médicos?

Muitos médicos questionam sobre a real necessidade de ter ou não um site. O “ser necessário” discutido aqui não é algo a ser aplicado como via de regra geral, pois há médicos que não precisam conquistar um público pela internet, porém sempre é bom ter um site para você considerar seu “espaço” na internet, que vai reunir todas as informações sobre você.

Há médicos que, por estarem em início de carreira, não conquistam muitos pacientes de uma hora para outra, e é aí que surge a internet, como um excelente canal de comunicação para conquistar novos pacientes.

Atualmente, segundo pesquisas, mais de 90% das pessoas pesquisam antes de comprar um produto ou serviço. Isso significa que, antes de se consultar com um médico, elas querem saber que tipo de profissional ele é. Se é recomendado para tratar dos seus problemas em específico, se tem experiência, se tem uma postura simpática, preocupada e agradável, dentre outras coisas. Poucas pessoas entram em um site e, sem pesquisar, já marcam a consulta. É um tiro no escuro, é algo arriscado. Por esse mesmo motivo, vale a pena investir em um site profissional para demonstrar o seu profissionalismo e cativar o público.

Qual é o perfil do seu site?

Um site para médicos pode ser uma landing page ou pode ser um website mais completo, a depender da preferência do profissional.

A landing page, como o próprio nome já diz, é uma página de destino ou de aterrissagem. É uma página com um objetivo específico, geralmente com foco em conversão, como por exemplo, preencher um formulário de contato.

Esse tipo de página geralmente tem um valor mais acessível, por ter menos informações, mas pode ser mais indicada para quando está começando ou quando você quer colocar todos os seus esforços para uma tarefa específica.

Os sites mais completos, por outro lado, contêm mais informações e mais páginas sobre o médico ou clínica. Isso ajuda a agregar “valor” na imagem do médico. É muito interessante utilizar este modelo de página, quando o objetivo também é posicionar o site nas primeiras colocações do Google.

A importância do marketing

Usar técnicas de marketing é definitivamente importante na hora de criar o seu site para médicos. É essa ferramenta que faz com que o profissional entre em contato com o paciente ou que o paciente encontre o site e se interesse pelo conteúdo, dependendo da estratégia a ser utilizada.

Há várias técnicas que podem ser utilizadas, como:

-Marketing de conteúdo, que é produzir conteúdo relevante no site, algo específico para seu público-alvo, pois uma abordagem direcionada é muito mais eficiente do que algo generalista.

-Call-to-action, ou seja, as chamadas para a ação, são extremamente necessárias, pois convidam o visitante a preencher um formulário, a entregar seu contato, a marcar uma consulta com o profissional, e por aí vai.

-Copywriting, são técnicas de escrita com uma linguagem mais persuasiva que:

  1. Faz com que o leitor se sinta compreendido, que sua demanda seja validada;
  2. Faz com que o leitor perceba que o site pode ajudá-lo a resolver o problema.

-Uso de imagens, escolher com muita assertividade para transmitir a mensagem que você quer passar com elas. As imagens escolhidas não podem ser quaisquer umas. É preciso escolher imagens que caracterizem bem o que você quer passar no texto e que se encontram em uma qualidade boa. Quando for escolher uma imagem, certifique-se de que a mesma foi retirada de um “banco de imagem” gratuito ou pago, que seja livre de direitos autorais, ou seja, você pode utilizar as imagens sem correr o risco de ser processado por utiliza a mesma indevidamente.

Design limpo e velocidade

Esses dois pontos também são muito importantes na criação de um site, sobretudo um site feito para conquistar o público. É preciso ter um design limpo e intuitivo, de forma que seja fácil para qualquer cliente encontrar o conteúdo que procura. Além disso, é importante que o site não seja lento. A velocidade é muito importante, a fim de diminuir as chances de o visitante desistir do site sem nem mesmo conhecer sua proposta e ir, por conta disso, buscar um concorrente na internet.

Uma solução de velocidade que ajuda em diversos casos é obtida através de programas ou serviços de internet. Gratuitamente, tem-se o PageSpeed Insights, da Google, que encontra os itens que sobrecarregam a página e oferece soluções para consertar os problemas de velocidade. Não precisa pagar nada, e é de qualidade. Para acessar o serviço, basta entrar em https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=pt-br. É legal você inserir seu site e ver qual a velocidade dele; vá em frente, faça um teste.

Otimização para dispositivos móveis

Uma implementação tão importante quanto a do tópico anterior é a otimização para dispositivos móveis. As pessoas tendem a usar os desktops e notebooks em casa, em ambientes fechados, mas muita gente passa o dia fora e utiliza, por conta disso, o celular para pesquisas.

É estimado que, desde 2016, cerca de 60% do tráfego venha de dispositivos móveis, o que ultrapassa a porcentagem de computadores. Isso significa que aproximadamente 60% dos usuários que acessam a internet o fazem através de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, e é por isso que não se pode ignorar a quantidade de clientes que se perde ao não otimizar um site para dispositivos móveis.

Criar um design específico para dispositivos móveis, ou seja, um design que seja diferente do design para computadores, é um diferencial que aumenta as chances de sucesso. Você pode entrar no link https://search.google.com/test/mobile-friendly, digitar o endereço da url e verificar se o site está otimizado para dispositivos móveis, ou mesmo, se preferir, criar um site por uma plataforma que permita o design específico para smartphones e tablets.

A importância do domínio

Agora que você começou a pensar no que um site médico tem que ter para fazer sucesso, é preciso pensar nas muitas particularidades do site. Em primeiro lugar, é importante pensar no domínio, no endereço do site, por exemplo: https://www.drjoaohenrique.com.br. O endereço precisa ser simples e de fácil memorização, assim, mesmo que não apareça nos primeiros resultados do Google, o cliente conseguirá acessar em uma segunda visita ao site, pois se lembrará do nome.

Conteúdo no Site

Ter um bom site médico vai muito além da criação. É preciso ter disciplina para atualizá-lo com alguma frequência, colocando conteúdos novos. Conteúdos que sejam de interesse do seu público, não termos técnicos ou de pesquisas acadêmicas. O seu paciente quer solucionar os problemas deles e não estudar sobre o assunto. Uma dica legal é fazer um levantamento das principais demandas que seus pacientes trazem e escrever conteúdo sobre elas.

Além de ser bastante atrativo para o paciente que visita o site, ter um excelente conteúdo, e de preferência original, é essencial para conseguir ranquear melhor na pesquisa do Google.

WhatsApp em um site médico?

Nada melhor do que facilitar ao máximo para o paciente entrar em contato, e instalar o botão do WhatsApp pode ser de grande valia para você.

Antigamente, o paciente preenchia formulário de contato no site ou enviava e-mail, porém, atualmente na maior parte das vezes  o paciente ou liga ou envia uma mensagem através do WhatsApp. Hoje em dia, trabalhar utilizando o WhatsApp para se comunicar com os pacientes é um up.

SEO – Otimização do Site para o Google

Para posicionar um site no Google, além de ter um excelente conteúdo como comentado acima, segundo o Google há mais de 200 fatores que pesam no ranqueamento de um site, dentre eles: título principal do site, uma descrição bem-feita, imagens compactas, velocidade de carregamento do site, o site estar um servidor rápido e confiável, ter links direcionando para o site e ter links apontando para fora do site, por exemplo

Analise os seus resultados

Por fim, para saber se você está fazendo tudo corretamente, é importante utilizar alguma ferramenta para recolher os resultados obtidos com o website on-line. Há vários mecanismos que auxiliam nessa tarefa, e o mais conhecido é o Google Analytics. Através dele, é possível saber quais são as páginas mais acessadas do site, o tempo de acesso de cada usuário e outras informações de grande importância.

Através das análises pela ferramenta da Google, é possível descobrir o que no site não está funcionando e o que está fazendo sucesso. A partir disso, é possível promover melhorias em toda a estrutura do site, acrescentando, removendo ou modificando conteúdo.

Nesses casos, pode ser preciso a ajuda de alguém especializado no Google Analytics, caso você não tenha tanto conhecimento na ferramenta. O mais importante, que você deve ter em mente ao criar um site, é focar nos resultados, sem abandonar as características inerentes que o site possui.

Procure ajuda para desenvolver seu site

O trabalho de criar e prover a manutenção do site médico pode ser bastante complicado para uma pessoa fazer sozinha. Assim, é interessante que ela procure ajuda em alguma agência especializada no assunto para que nada dê errado. Desta forma, é possível criar um site seguro, rápido e bem-desenvolvido, a fim de que ele consiga satisfazer às necessidades dos clientes.

Muitas pessoas pensam que, pelo fato de haver muitos tutoriais na internet, criar um site comercial, sedo médico ou não, não é uma tarefa muito difícil. De fato, alguns desses casos conseguem se sobressair criando sites inovadores e que funcionam muito bem. Mas na maioria das vezes não acontece dessa forma.

Desta forma, o ideal é buscar uma empresa especializada para desenvolver o seu site profissional que esteja à sua altura. Não vale a pena economizar e acabar criando um site que poderá pesar negativamente a sua imagem.

Conclusão

Ter um site de sucesso pode, sim, dar algum trabalho, mas os resultados podem ser muito gratificantes. É importante interagir com o público, respondendo dúvidas e agradecendo elogios, e inclusive escrevendo artigos que antecipam as dúvidas do público. Através de todos esses pontos que apresentamos neste artigo, é possível criar um site de qualidade, rápido, de bom alcance e líder no mercado.

Se você gostou do artigo, comente, para que possamos saber da sua opinião, e adicione o site à sua lista de favoritos. Aqui, você encontra mais textos como esse para melhorar a qualidade do seu site para médicos, tornando-o expressamente profissional.

Obrigado por ler o artigo até aqui e até mais!

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