Site para médicos: o que não pode faltar em um site profissional

Para os médicos, criar um site para apresentar o seu trabalho pode ser um novo modo de captar novos pacientes e de fidelizar os antigos. Neste artigo, você verá tudo que não pode faltar para ter um site médico profissional.

A necessidade de um site para médicos 

Muitos médicos questionam sobre a real necessidade de ter ou não um site.

Na verdade, há médicos que não precisam conquistar um público pela internet. Porém, sempre é bom ter um site, pois ele funciona como um espaço só seu na internet, um local que reunirá todas as informações sobre você.

No mais, há médicos que, por estarem em início de carreira, não conseguem conquistar muitos pacientes de uma hora para outra. E é aí que o site se mostra um excelente canal de comunicação para atrair seu público-alvo.

Atualmente, a maioria das pessoas pesquisa na internet antes de comprar um produto ou serviço. Isso significa que, antes de se consultar com um médico, elas querem saber que tipo de profissional ele é. Se é recomendado para tratar dos seus problemas em específico, se tem experiência, se tem uma postura simpática, preocupada e agradável, etc.

Por esse mesmo motivo, vale a pena investir em um site profissional para demonstrar o seu profissionalismo e cativar o público.

O perfil do seu site

Um site para médicos pode ser uma landing page ou pode ser um website mais completo, dependendo da preferência do profissional.

A landing page, como o próprio nome já diz, é uma página de destino ou de aterrissagem. É uma página com um objetivo específico, geralmente com foco em conversão como, por exemplo, preencher um formulário de contato.

Esse tipo de página geralmente tem um valor mais acessível, já que traz menos informações. É mais indicada para quando está começando ou quando você quer colocar todos os seus esforços em um serviço específico.

Os sites mais completos, por outro lado, contêm mais informações e mais páginas sobre o médico ou clínica. Isso ajuda a agregar “valor” na imagem do médico. É muito interessante utilizar este modelo de página, quando o objetivo também é posicionar o site nas primeiras colocações do Google.

Design limpo e velocidade

Design limpo e velocidade são dois pontos muito importantes na criação de um site, sobretudo um site feito para conquistar o público.

É preciso ter um design limpo e intuitivo, de forma que seja fácil para qualquer pessoa encontrar o conteúdo que procura.

Além disso, é importante que o site seja rápido. Assim, há diminuição das chances dos visitante desistirem do site sem nem mesmo conhecer sua proposta e irem buscar o site de um concorrente.

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Otimização para dispositivos móveis

Uma implementação tão importante quanto a do tópico anterior é a otimização para dispositivos móveis.

As pessoas tendem a usar os desktops e notebooks em casa, em ambientes fechados. Mas muita gente passa o dia fora de casa e utiliza, por conta disso, o celular para pesquisas.

Estima-se que aproximadamente 60% dos usuários que acessam a internet usam dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Por isso, não se pode ignorar a quantidade de clientes que se perde ao não otimizar um site para dispositivos móveis.

Criar um design específico para dispositivos móveis, ou seja, um design que seja diferente do design para computadores, é um diferencial que aumenta as chances de sucesso.

Para verificar se o seu site médico está otimizado para dispositivos móveis, acesse aqui!

A importância do domínio

Agora que você começou a pensar no que um site médico precisa ter para fazer sucesso, é preciso pensar em algumas particularidades do site.

Em primeiro lugar, é importante pensar no domínio, no endereço do site como, por exemplo: https://www.drjoaohenrique.com.br.

O endereço precisa ser simples e de fácil memorização. Assim, mesmo que não apareça nos primeiros resultados do Google, o cliente conseguirá acessar em uma segunda visita ao site, pois se lembrará do nome.

Conteúdo no site

Ter um bom site médico vai muito além da criação.

É preciso ter disciplina para atualizá-lo com alguma frequência, colocando conteúdos novos de interesse do seu público, não termos técnicos ou de pesquisas acadêmicas. Afinal, o seu paciente quer solucionar os problemas deles e não estudar sobre o assunto.

Aqui, uma dica legal é fazer um levantamento das principais demandas que seus pacientes trazem e escrever conteúdo sobre elas.

Além de ser bastante atrativo para o paciente que visita o site, ter um excelente conteúdo, e de preferência original, é essencial para conseguir ranquear melhor na pesquisa do Google.

WhatsApp em um site para médicos

Nada melhor do que facilitar ao máximo para o paciente entrar em contato, e instalar o botão do WhatsApp pode ser de grande valia para você.

Antes, o paciente preenchia formulário de contato no site ou enviava e-mail. Porém, hoje, na maior parte das vezes o paciente liga ou envia uma mensagem através do WhatsApp.

Assim, trabalhar utilizando o WhatsApp para se comunicar com os pacientes é um diferencial.

Quer saber mais sobre o uso do WhasApp para médicos? Confira nosso artigo Whatsapp para Médicos: 10 dicas para utilizar a ferramenta!

Whatsapp para médicos

SEO – Otimização do site para o Google

Para posicionar um site no Google, além de ter um excelente conteúdo como comentado acima, alguns fatores fazem toda a diferença, como, por exemplo:

  • Título principal do site.
  • Descrição bem-feita.
  • Imagens compactas.
  • Servidor rápido e confiável.
  • Links direcionando para o site.
  • Links apontando para fora do site.

Analise os seus resultados

Por fim, para saber se você está fazendo tudo corretamente, utilize alguma ferramenta para recolher os resultados obtidos com o site.

Existem vários mecanismos que auxiliam nessa tarefa, e o mais conhecido é o Google Analytics. Através dele, é possível saber quais são as páginas mais acessadas do site, o tempo de acesso de cada usuário e outras informações de grande importância.

A partir disso, é possível promover melhorias em toda a estrutura do site, acrescentando, removendo ou modificando conteúdo.

Nesses casos, pode ser preciso a ajuda de alguém especializado no Google Analytics, caso você não tenha tanto conhecimento na ferramenta.

Use estratégias de marketing digital

Usar técnicas de marketing é fundamental na hora de criar o seu site para médicos. É isso que faz com que o profissional entre em contato com o paciente ou que o paciente encontre o site e se interesse pelo médico.

Há várias técnicas que podem ser utilizadas, como:

  • Marketing de conteúdo: produção de conteúdo relevante no site, algo específico para seu público-alvo. Uma abordagem direcionada é muito mais eficiente do que algo generalista.
  • Call-to-action (chamadas para ação): são extremamente necessárias, pois convidam o visitante a preencher um formulário, entregar seu contato, marcar uma consulta com o profissional, etc.
  • Copywriting: técnicas de escrita com uma linguagem mais persuasiva que fazem com que o leitor se sinta compreendido e perceba que o profissional pode ajudá-lo a resolver o problema.
  • Uso de imagens: escolha com muita assertividade para transmitir a mensagem que você quer passar com elas. Certifique-se de que estejam livres de direitos autorais, ou seja, que você possa utilizá-las sem se arriscar a ser processado por uso indevido.

Não sabe por onde começar ou quais estratégias recorrer? Leia 8 diferentes estratégias para um bom marketing médico.

Procure ajuda para desenvolver seu site para médicos

O trabalho de criar e prover a manutenção do site médico pode ser bastante complicado para uma pessoa fazer sozinha. Assim, é interessante que ela procure ajuda em alguma agência especializada no assunto para criar um site seguro, rápido e desenvolvido para satisfazer às necessidades dos clientes.

Muitas pessoas pensam que, pelo fato de haver muitos tutoriais na internet, criar um site profissional é uma tarefa simples. Mas, na maioria das vezes, não acontece dessa forma.

Desta forma, o ideal é buscar uma empresa especializada para desenvolver o seu site profissional que esteja à sua altura. Não adianta economizar e acabar criando um site que poderá pesar negativamente a sua imagem.

Mas como escolher a agência de marketing digital certa para criar o seu site? Saiba em Agência de marketing médico digital: como escolher a certa para você.

Conclusão

Ter um site de sucesso pode, sim, dar algum trabalho, mas os resultados podem ser muito gratificantes.

No entanto, é importante criar um site de qualidade, rápido e de bom alcance para interagir com seu público e oferecer conteúdo de qualidade que antecipem as dúvidas dos pacientes.

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