fbpx

Whatsapp para Médicos: 10 dicas para utilizar a ferramenta!

Whatsapp para médicos

Com o progresso da tecnologia nos últimos anos, os profissionais da área de saúde, encontraram novas maneiras de atender pacientes, como a prática da telemedicina e o uso do Whatsapp para médicos.

Atualmente, o Whatsapp para médicos, assim como outros profissionais da saúde, vem ganhando muito espaço.

Essa ferramenta pode ser um auxílio tanto para os médicos quanto para os pacientes, principalmente em meio a pandemia.

Sendo assim, o uso do app de mensagens como método de comunicação complementar, faz parte de uma modalidade recente chamada telemedicina.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina, 85,02% dos profissionais da saúde aprovam o uso de apps de mensagens com seus pacientes.

Quer entender o motivo dessa inovação ser tão importante hoje em dia e conhecer maneiras de utilizar o Whatsapp para médicos? Continue a leitura!

A Força da Telemedicina

A telemedicina foi permitida pela lei Nº 13.989, para que seja realizada a prestação de serviço médico à distância por meio de aplicativos que permitem videoconferências e trocas de mensagens durante a pandemia do novo Coronavírus.

Desse modo, os apps voltados à comunicação, como o Whatsapp para médicos, vem sendo um grande aliado para pessoas que não podem ir até o hospital, consultório ou clínicas médicas.

Nesse contexto, o Conselho Federal de Medicina (CFM), reconhece três tipos de atuação, inseridas na modalidade:

  • Teleorientação: torna possível que médicos, de forma remota, orientem as pessoas ou encaminhem pacientes em isolamento.
  • Telemonitoramento: permite que alguns fatores de saúde sejam acompanhados, à distância, sob supervisão médica.
  • Teleinterconsulta: troca de informações, apenas entre profissionais da saúde, com o intuito de auxiliar na conclusão de diagnósticos e métodos terapêuticos.

Assim, existem muitas formas de auxiliar, diagnosticar e acompanhar os pacientes a distância, garantindo a segurança tanto do profissional quanto do paciente.

Existe Limitação em Utilizar o Whatsapp para Médicos? 

Segundo o próprio Conselho Federal de Medicina (CFM), a utilização das redes sociais e outras plataformas de comunicação é permitida entre médicos e pacientes.

Porém, esse método de comunicação se faz muito eficaz entre médicos e médicos, tanto em grupo ou em caráter privado.

Contudo, é necessário manter a confidencialidade de todas as informações passadas, sem extrapolar os limites do grupo e envios para grupos recreativos, inclusive, se composto somente por médicos.

Assim sendo, o Conselho é favorável ao uso da rede social entre médicos, já que a internet faz parte da evolução humana. 

Ou seja, pode ser utilizada para encurtar distâncias, permitindo interações, inclusive, entre médicos e pacientes.

Como Utilizar o WhatsApp para Médicos?

Como já comentamos acima, o Whatsapp para médicos é uma ótima forma de comunicação com pacientes, assim como as redes sociais.

Porém, é importante ressaltar que a ferramenta só pode ser utilizada em pacientes que estejam realizando algum tipo de tratamento.

Ou seja, desde que ele já tenha passado por uma consulta médica com determinado profissional. 

Além disso, o uso de aplicativos de mensagens não poderá substituir uma consulta presencial.

De acordo com a CFM, é permitido conversas individuais entre médico e paciente, como em grupo.

Acima de tudo, é necessário respeitar as regras do sigilo médico. Assim sendo, não é permitido manter conversas profissionais em grupos com pessoas alheias.

Whatsapp para médicos

10 Dicas para Começar a Utilizar o Whatsapp para Médicos

O Whatsapp para médicos tornou-se mais dinâmico e ágil ao utilizar mensagens instantâneas, áudios, imagens e vídeos, transformando, assim, um app simples em um recurso completo.

Por isso, o aplicativo pode ser utilizado para diversas finalidades e já é amplamente empregado em várias estratégias de marketing digital para médicos.

Confira abaixo algumas dicas de como você pode utilizar o WhatsApp médico a seu favor:

1. WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo da ferramenta criado para atender às necessidades de pequenas empresas. 

Por isso, essa versão do aplicativo tem utilidades adicionais, em comparação ao app tradicional, como as respostas rápidas e a classificação de conversas por meio de etiquetas coloridas.

Como todo usuário do WhatsApp, a conta da sua clínica ou consultório médico também deve ter um perfil no aplicativo. 

A diferença é que, com o novo recurso, é possível acrescentar informações específicas e importantes da instituição, como:

  • Tipo de instituição;
  • Localização;
  • Link do site;
  • Descrição curta;
  • Endereço de e-mail.

A conta da sua clínica ou consultório médico estará listada como um perfil empresarial para todos os seus contatos. 

Desse modo, eles saberão que estão conversando com uma empresa e não com um perfil particular, transmitindo mais autoridade e credibilidade ao paciente.

2. Oriente por chamadas de voz ou vídeo

O Whatsapp para médico está sendo muito utilizado neste contexto de pandemia.

Já que pessoas que não apresentam os sintomas da Covid-19, mas precisam de direcionamento médico sobre casos mais simples, podem realizar chamadas de voz ou vídeo.

E o melhor, sem correr riscos de contaminação em hospitais e clínicas médicas.

Por meio da chamada de vídeo ou de voz, o médico pode avaliar a necessidade da consulta presencial ou, em casos realmente simples, orientar o paciente sem expor o indivíduo a uma possível contaminação.

Além disso, as videochamadas em grupo representam mais uma forma de manter contato com a sua equipe ou conversar sobre um caso com diferentes médicos.

3. Responda perguntas mais comuns rapidamente

Sabemos que o dia a dia de um médico pode ser bem agitado e com pouco tempo livre na agenda e acaba deixando de responder algumas pessoas.

Ainda mais quando a maioria são perguntas mais comuns de uma especialidade ou sobre algumas questões da Covid-19.

Por isso, para te ajudar a responder essas perguntas comuns, o Whatsapp para médicos conta com um recurso de respostas rápidas.

O profissional pode criar atalhos para mensagens que envia de maneira mais frequente e, até mesmo, criar uma lista dessas informações e organizá-las por meio de palavras-chave e frequência de uso.

Assim, os seus pacientes não ficaram sem respostas e você terá mais tempo e tranquilidade para as ações do dia a dia agitado.

4. Use etiquetas para classificar a ordem de atendimento

Ser organizado é fundamental para um profissional da saúde, principalmente dentro do cenário que enfrentamos e com todas as formas novas de atendimento, tanto presencial quanto online.

Portanto, esse recurso pode ser bem útil para você, por exemplo, na função de telemonitoramento.

O profissional de saúde pode usar as etiquetas de cores diferentes para estabelecer uma ordem dos acompanhamentos.

Outra ideia é aplicar cores específicas para cada tipo de caso ou relacionar cada tom a uma doença diferente.

Assim, você poderá utilizar as etiquetas da forma que achar melhor na organização diária de seus atendimentos.

Whatsapp para médicos

5. Indique quando está disponível

Essa funcionalidade do Whatsapp para médicos também é ótima para os dias mais corridos, onde responder mensagens não são uma prioridade.

Desse modo, é possível personalizar uma mensagem automática informando que você está ausente naquele momento e indicar o melhor horário para encontrar você disponível.

6. Informe seu horário de atendimento

Essa é uma forma de seus pacientes saberem os horários que podem entrar em contato com você.

Sabendo que ser um profissional da saúde às vezes faz com que as pessoas o procurem em horários um pouco inapropriados.

Sendo assim, essa funcionalidade pode auxiliar você a estipular o seu horário de atendimento e, até mesmo, sua localização, caso seja necessário uma consulta presencial.

Pode-se informar, também, eventuais alterações para atender a demandas urgentes.

7. Divulgue outros seus outros canais

Essa é uma das principais funcionalidades que o Whatsapp para médicos disponibiliza para que os pacientes conheçam mais você como profissional.

Aqui, você consegue colocar links para suas mídias sociais e até mesmo para seu site médico profissional.

Sendo assim, você poderá agregar mais conhecimento para seus pacientes, realizando posts com conteúdos sobre sua especialidade, tirando as principais dúvidas.

Caso você não tenha um site profissional, é essencial que contrate uma agência especializada, como a DNA Marketing para Médicos. Assim, sua autoridade e credibilidade online aumentarão.

8. Crie uma mensagem de saudação

Na mensagem de saudação, é possível incluir informações gerais para todos os seus contatos. Nela, também é possível indicar outras formas de contato com você.

9. Eduque seus pacientes

Outras funcionalidade que ajuda demais os pacientes e aumenta exponencialmente a confiança e autoridade com eles.

Você pode adicionar textos informativos, fotos e vídeos ao seu status. Dessa forma, é possível compartilhar dicas e outros conteúdos interessantes de prevenção.

Por isso, é importante ressaltar que ter um site profissional fará toda a diferença com essa função do Whatsapp para médicos.

Já que nele você poderá criar um blog e compartilhar com seus pacientes.

10. Envie mensagens para vários contatos

No Whatsapp para médicos é possível criar uma lista de transmissão com seus pacientes e enviar mensagens para várias pessoas de uma única vez.

Essa função pode ajudar a reforçar seus horários de atendimento, informações importantes sobre saúde ou sua especialidade e, até mesmo, informar de algum evento que você irá participar.

Desse modo, são diversas informações que você pode compartilhar com sua lista de transmissão.

Vale destacar que apenas quem salvou seu número na própria agenda receberá sua mensagem, em uma conversa individual, pela lista de transmissão.

Whatsapp para médicos

Agora é o momento de inovar, comece a utilizar o Whatsapp para médicos!

Neste conteúdo você pôde perceber a importância de estar constantemente atualizando-se com novas tecnologias que auxiliam no seu dia a dia corrido.

O Whatsapp para médicos é uma forma de otimizar a forma com que você nutre e atende seus pacientes.

Até mesmo, para ampliar sua rede de atendimento, pois utilizando as formas online, você conseguirá atender pessoas em outros estados.

Sendo assim, um site profissional também irá colocar seu profissional em outro patamar, trabalhando com técnicas de SEO para auxiliar o posicionamento orgânico você alcançará muitas pessoas.

 

FICOU ALGUMA DÚVIDA SOBRE PROSPECÇÃO DE PACIENTES? AGENDE UM BATE-PAPO SEM COMPROMISSO.

× Chat WhatsApp