Instagram para médicos – Como obter resultado?

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As redes sociais podem ser uma grande aliada para o seu consultório ou clínica médica. O Instagram, por exemplo, é uma ótima ferramenta para divulgação.

O Instagram

Existem inúmeros canais pelos quais os médicos podem divulgar o seu trabalho. E, dentre eles, um tem se destacado por diversos motivos, trata-se do Instagram.

No Instagram o mais importante é ter um conteúdo de qualidade e atrair o maior número de seguidores possível. Sem a presença dessas pessoas, de nada adianta todo o esforço e dedicação. No entanto, relacionar um médico a uma rede social é, para muitas pessoas, um tanto estranho, pois associamos a figura de um profissional sério a uma ferramenta mais visual.

Porém, se olharmos para as funcionalidades do Instagram, veremos como ele pode ser extremamente útil para quem quer expandir o seu campo de abrangência e obter mais visibilidade para o seu trabalho.

Aproveite e leia também Médico: como fazer sucesso nas redes sociais.

Importância do Instagram para médicos

O Instagram é hoje uma das ferramentas de marketing mais usadas por todos que desejam divulgar o seu serviço/produto. E o que o torna tão bom é o fato de haver milhões de pessoas, só no Brasil, dispostas a conhecer e seguir novos perfis. Além disso, ele também é gratuito para todos os usuários, ainda que a conta usada seja comercial.

Ou seja, os médicos têm ao seu alcance uma das melhores ferramentas de marketing da atualidade, e não precisam pagar nada por ela. Na verdade, quem ainda não está no Instagram, certamente está perdendo excelentes oportunidades de atrair clientes e de construir uma relação de confiança com os mesmos.

Por meio do Instagram, o médico tem a possibilidade de atrair um número enorme de pessoas, que precisam no momento e que poderão precisar no futuro de uma consulta, desde que ofereça um conteúdo de qualidade. Além do mais, é uma forma bem interessante de o médico estar mais próximo dos seus pacientes, mesmo não estando no consultório.

Outro ponto positivo do Instagram, e que não deve ser deixado de lado, é a sua enorme possibilidade de engajamento, onde o médico pode interagir diretamente com o seu potencial cliente.

Além dessas vantagens, o Instagram oferece muito mais. Confira abaixo:

  • É usado por pessoas de todas as idades. Ou seja, certamente o público que o médico deseja alcançar é usuário do Instagram.
  • O Brasil está em 2º lugar no ranking dos países com maior investimento em anúncios na ferramenta.
  • O Instagram é a 2ª rede social mais usada no país.
  • A principal forma de utilização é por plataforma mobile.
  • É muito fácil de usar.

Instagram para médicos – Como obter resultados

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não basta ter um perfil no Instagram para conseguir atrair os seguidores. É preciso conhecer de marketing digital para conseguir usar essa ferramenta a seu favor.

Ouve-se muito falar em Marketing Digital atualmente. Mas, nem sempre, a gente sabe como usar e o grau de importância que essa estratégia tem.

Por isso, listamos abaixo como trabalhar o marketing digital para médicos obterem bons resultados no Instagram. Confira!

1º Passo

Saber o tipo de conteúdo que o público procura e o momento em que ele precisa. Ou seja, busque falar de assuntos que interessem, de fato, ao seu público. E que ele está realmente precisando.

Parece óbvio, mas, se você quer atrair pacientes, você precisa saber o que eles estão buscando. Pense nas reclamações que você costuma ouvir nos consultórios, o que os seus pacientes mais reclamam de estar sentindo.

O público quer ter informações relevantes, e que estejam diretamente relacionadas com a sua realidade.

2º Passo

Após definir o assunto, planeje a sua publicação com antecedência.

Elabore um conteúdo de qualidade e não faça publicação aleatória. Baseie-se nos assuntos levantados que o seu público está procurando naquele momento.

3º Passo

Tenha sempre uma linguagem acessível.

Para um médico obter resultados no Instagram, ele precisa usar uma linguagem que todos consigam compreender, demonstrando que entende do assunto com propriedade, mas sem usar termos técnicos, pois isso pode afastar os seguidores.

4º Passo

Outra dica é identificar qual o melhor horário para realizar as suas postagens.

Para isso, faça algumas postagens em horários diferentes, e vá acompanhando quais horários eles foram mais visualizados e a quantidade de curtidas e de comentários recebeu cada uma.

5º Passo

O Instagram é um canal onde as pessoas precisam manter um contato com os outros. Não é apenas para postar e pronto. Todo conteúdo irá gerar dúvidas e comentários. O ideal é responder o maior número de perguntas possível.

Assim, quando uma pessoa deixa um comentário ou uma pergunta, ela espera obter uma resposta, principalmente quando se trata de saúde, da mesma forma que acontece quando o paciente chega no consultório do médico com uma queixa. E, quando ele volta para casa sem uma resposta, ele fica frustrado.

Por isso, é muito importante responder aos questionamentos dos usuários.

O ideal é que o próprio médico responda aos comentários. Porém, se não for possível, o que se pode fazer para não deixar o usuário sem uma resposta, é delegar a tarefa para outra pessoa, que pode ser desde uma agência de comunicação, até a sua secretária. O mais importante é não deixar de gerenciar o seu perfil no Instagram.

6º Passo

Para ir a uma clínica, a maioria das pessoas procura por alguma em sua cidade. Pode até acontecer de alguém estar disposto a ir um pouco mais longe, mas, em geral, é mais comum procurarmos por clínicas próximas ao lugar que moramos.

Por isso, é importante deixar bem claro para os seus seguidores, o seu endereço, pois isso pode aumentar o interesse em marcar uma consulta.

Para obter melhores resultados, o médico deve pensar regionalmente, mas tendo a consciência de que a abrangência do seu conteúdo será bem maior.

7º Passo

O dia a dia de um médico não se resume somente ao Instagram e, nem sempre ele tem tempo de dedicar a essa ferramenta como deveria.

Então, para auxiliar no gerenciamento do perfil e contribuir para a obtenção de mais resultado no Instagram, uma dica é usar uma ferramenta de automação.

Ela pode realizar várias tarefas que, embora sejam simples, exigem bastante tempo.  Alguns exemplos dessas tarefas são:

  • Seguir e curtir os comentários do público, mantendo um bom engajamento.
  • Cadastrar mensagens automáticas que serão enviadas para os seguidores.
  • Realizar o agendamento de stories e de publicações.

8º Passo

Outra forma de atrair seguidores para o seu Instagram e obter mais resultados, é usando as #hashtags.

Saber usar corretamente essa ferramenta pode ajudar, e muito, o médico a atrair mais público. Basta verificar quais as hashtags mais publicadas que tenham relação com o seu tema médico.

9º Passo

A criatividade é algo fundamental quando se trata de redes sociais, e do Instagram em especial.

Dessa forma, procure inserir imagens atrativas, interessantes, e coisas que chamem a atenção do seguidor.

10º Passo

Para potencializar a visibilidade das postagens, uma boa ideia é vincular o Instagram ao Facebook.

Assim, logo que postar no Instagram, você posta do Facebook também.

11º Passo

As ferramentas de edição de fotos também são muito bem-vindas. Afinal, o Instagram é uma rede social onde o objetivo é a postagem de fotos.

E a boa notícia é que o próprio Instagram oferece alguns recursos para você editá-las.

12º Passo

Outra dica legal é criar vídeos curtos, mas que tragam muitas informações importantes.

Isso ajuda não só na compreensão do assunto abordado, como também cria uma espécie de vínculo com o público.

E tem mais, as lives também são ótimas aliadas para atrair mais seguidores para o Instagram.

13º Passo

Também é importante não deixar de publicar em datas comemorativas, em especial nas datas relacionadas com a área de atuação do médico. Isso demonstra sensibilidade.

Conselho Federal de Medicina e o Marketing Médico

O Conselho Federal de Medicina (CFM), estabelece algumas regras sobre publicações e exposição que valem para as redes sociais.

É fundamental observar todos os itens vetados antes de começar com as postagens, para evitar problemas judiciais. Para isso, consulte o site do Conselho Federal de Medicina e saiba tudo o que pode e o que não pode.

E sobre este assunto, vale a pena conferir nossos artigos:  Ética no marketing médico: como divulgar serviços de acordo com normas do CFM e Novas regras do CFM para o marketing médico: confira as principais mudanças.

O que postar no Instagram

Como dissemos mais acima, é importante seguir todas as diretrizes do CFM sobre o que postar ou não nas redes sociais. Abaixo, nós damos algumas sugestões do que pode ser bem interessante para o público. Acompanhe:

  • Temas importantes que tenham relevância para o seu público.
  • Dicas de alimentação, de hábitos saudáveis, como evitar futuros problemas de saúde, etc.
  • Responder aos principais questionamentos que os pacientes levantam em seu consultório.
  • Publique estudos atuais sobre tratamentos e medicamentos para os problemas de saúde mais relacionados com o seu campo de atuação.
  • Aborde os assuntos atuais que estão aparecendo na mídia com frequência.

Algumas pessoas costumam se perguntar se é errado um médico divulgar fatos sobre a sua vida pessoal.

Na verdade, não há nenhum problema se ele publicar um pouco do seu cotidiano, sobre a participação em cursos, congressos, palestras, dentre outros. Inclusive, é ótimo para aproximá-lo ainda mais do seu público e mostrar a sua evolução. Todas essas publicações podem ser feitas no Instagram Stories.

Benefícios do Instagram para médicos

O marketing digital, mais especificamente o Instagram, é uma ferramenta extremamente eficaz quando o assunto é divulgar um trabalho. De nada adianta você realizar grandes investimentos em infraestrutura, pessoal, etc., se não cuidar da divulgação.

O médico, assim como os demais profissionais, precisa que as pessoas conheçam o seu trabalho, a sua clínica ou consultório. E essa visibilidade pode ser alcançada com o uso do Instagram e das demais ferramentas de marketing digital.

O Instagram tem crescido de uma forma surpreendente. E, de acordo com especialistas, a sua utilização pode trazer muitos benefícios para o médico, uma vez que as informações são propagadas rapidamente por ele.

É por isso que, para ser encontrado por possíveis pacientes e se tornar uma referência no seu campo de atuação, o médico precisa estar no Instagram.

Como cuidar do perfil – Dicas extras

Para o médico obter ainda mais resultados no Instagram, separamos abaixo algumas dicas simples, mas que podem ser bem interessantes:

  • Nunca se deve compartilhar informações sigilosas dos prontuários dos pacientes.
  • Jamais publique alvo de uma fonte que não seja confiável.
  • Jamis consulte ninguém pelo Instagram, os atendimentos devem ser realizados somente no consultório médico.
  • Só publique imagens e fotos dos seus pacientes se for imprescindível. O médico deve ainda obter prévia autorização expressa do mesmo ou de seu representante legal.
  • O Instagram usa imagens, basicamente. Por isso, é mais conhecido como rede social de imagens. Publique as melhores fotos.
  • Esteja sempre interagindo com os seus seguidores.
  • Sua foto de perfil deve transmitir todo o seu profissionalismo.
  • Use sempre #hashtags. Elas ajudam muito a aumentar a abrangência da publicação.

Para finalizar, para o médico que deseja usar o Instagram para obter mais resultados, mas não sabe muito bem como fazê-lo, a dica é contratar uma assessoria de profissionais especializados.

Além de aprender como expandir o seu campo de abrangência, conquistando mais seguidores, ele terá a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto e aprender a usar a ferramenta.

E, por fim, é só esperar para começar a colher os frutos do trabalho. Em pouco tempo, será possível obter bons resultados com o Instagram.

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O Instagram para médicos é um processo contínuo que exige dedicação e atenção aos detalhes.

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