O mercado nunca esteve tão competitivo, e com o setor da saúde isso não é diferente. Nesse sentido, é obrigatório investir em marketing na hora de divulgar sua clínica.
É preciso ter em mente que seu consultório, ou clínica, pode contar com equipamentos de ponta, e com os profissionais mais qualificados do setor, mas dificilmente conseguirá se destacar sem uma boa divulgação.
O problema é que, muitos profissionais da saúde ainda consideram o marketing algo complexo e oneroso, embora, na verdade, algumas simples e econômicas estratégias conseguem otimizar os resultados de seu consultório, ou clínica.
Quer divulgar sua clínica e ter um bom retorno? Então, confira abaixo nossas dicas!
Primeiro passo: invista em melhorias na sua clínica
Como dito acima, a concorrência está cada dia maior e, claro, os clientes/pacientes se tornaram muito mais exigentes, até mesmo, por terem mais acesso á informações, com a internet.
Dessa forma, embora a campanha de marketing seja primordial para o sucesso da sua clínica, mais importante ainda, é oferecer uma estrutura e atendimentos condizentes com toda a publicidade.
Atendimento
O atendimento é um quesito fundamental, até determinante para o sucesso de sua clínica, ou consultório, por isso, deve ser priorizado.
Portanto, é preciso investir em um atendimento de qualidade, personalizado e humanizado, e isso não apenas na consulta, deve vir desde a recepção. É fundamental que o paciente se sinta importante, saia de seu consultório satisfeito, retorne e ainda o recomende aos seus familiares e amigos, que é a chamada propaganda boca a boca.
Visual da clínica
Mas, antes de partir para a divulgação propriamente dita, é preciso pensar em outro item fundamental e, muitas vezes, deixado de lado: o visual da clínica.
Como está a fachada de sua clínica? Como está a sala de espera? As cadeiras são confortáveis?
É preciso ter em mente que uma fachada bem elaborada e atrativa, com o nome do negócio e informações de contato muito bem visíveis podem contribuir para chamar a atenção de futuros pacientes que passarem próximos ao local.
E, claro, a estrutura da clínica também deve ser moderna, acolhedora e atraente, com conforto térmico, sofás, ou cadeiras, confortáveis, café, revistas, televisão, tudo para que o paciente possa aguardar tranquilamente, e de forma confortável, pelo atendimento.
Equipe harmoniosa
Por último, mas nem por isso menos importante, e relacionada ao atendimento, temos na lista a equipe, que deve funcionar de forma mais harmoniosa possível, além de ser bem treinada para que o paciente se sinta sempre muito bem recebido.
Para isso, vale apostar em importantes pequenas ações, desde atender o paciente na recepção prontamente, mostrando boa vontade, simpatia e compreensão, respondendo possíveis dúvidas sobre seu atendimento, chamando-o pelo nome e demonstrando preocupação com seu bem-estar.
Próximo passo: o planejamento do marketing
Após identificar e restaurar possíveis falhas nos itens acima citados, aí sim, ´já podemos passar para o próximo passo, que é o início do planejamento do marketing.
Quer que sua clínica, ou consultório, cresça ou permaneça onde está?
Essa pergunta é muito importante para que possa iniciar o planejamento do marketing.
Pronto, já que resolveu se destacar no mercado, agora é preciso definir seus principais objetivos, ou seja, os resultados que pretende alcançar com sua divulgação (marketing).
Alguns dos objetivos mais comuns ao criar estratégias de marketing são:
- atrair novos pacientes;
- fidelizar seus pacientes;
- se tonar referência em determinada área, ou especialidade, em sua região;
Atenção, é importante saber seus objetivos, para que possa definir suas ações nas próximas etapas do planejamento.
Identifique seus pontos positivos
Procure identificar os motivos que possam atrair pessoas para seu consultório, ou seja, porquê escolheriam o seu consultório.
É fundamental identificar os pontos positivos da sua clínica, justamente para impulsioná-los e, ao mesmo tempo, minimizar o impacto dos pontos negativos.
E, claro, é fundamental conhecer a concorrência, assim como, o que ela faz para agradar os pacientes. Será que os profissionais são mais capacitados? Melhores tecnologias? Será que está melhor localizada?
Invista em bons profissionais de Marketing
Para que isso tudo possa dar resultado, no entanto, é preciso contar com bons profissionais de marketing, que saberão elaborar as melhores estratégias para sua clínica.
Certamente, isso não quer dizer simplesmente deixar nas mãos de terceiros, é preciso acompanhar de perto cada passo para que, justamente, toda a mensagem transmitida, cada conteúdo postado, enfim, tenha a sua cara, ou de sua clínica.
Acompanhe os resultados
O último, mas não menos importante, passo, será acompanhar os resultados das estratégias e propagandas da sua clínica, para avaliar se elas estão sendo benéficas ou não, ou seja, se estão trazendo resultados reais.
Algumas vezes, no entanto, será preciso fazer alguns ajustes para, justamente, alinhar as estratégias com os objetivos definidos inicialmente.
Feito isso, basta focar nas estratégias que deram certo, implementar outras, enfim, tudo baseado em levantamentos e resultados.
No mais, confira abaixo algumas das principais estratégias para ajudar a divulgar seu consultório ou clínica.
Principais estratégias para divulgar sua clínica
Agora que sabe que é preciso um planejamento e que nem todas as estratégias são consideradas positivas, confira abaixo algumas das melhores formas de divulgar sua clínica.
Não abra mão dos tradicionais cartões de visitas
Não é porque o marketing digital é mais popular e eficaz hoje em dia que deve abrir mão de outras formas mais tradicionais.
Ninguém tem dúvida de que propagandas invasivas, do tipo que “empurram” produtos para as pessoas já não são mais eficientes, porém, nem tudo que funcionava deve ser deixado de lado, como no caso dos cartões de visita.
Porém, embora funcionem, eles devem ser melhorados, ganhar um ar moderno e mais de acordo com a imagem que sua clínica quer passar.
Invista em um site
Não tem como se destacar sem ter presença digital, e para isso, é fundamental investir em um bom site, que seja visualmente atraente e com boa usabilidade, ou seja, que seja fácil de navegar, com informações bem legíveis e localizadas.
Embora o marketing de boca em boca seja muito importante, estar presente na internet faz com que sua clínica, ou consultório, tenha um alcance muito maior.
Por meio de técnicas de SEO (otimização de sites), conseguirá atrair cada vez mais pessoas para seu site.
Esteja presente nas redes sociais
E não podemos esquecer as redes sociais como uma das mais eficazes estratégias de marketing para médico do momento, uma potencial forma de divulgar sua clínica ou consultório.
É preciso descobrir onde seu público-alvo está e compartilhar conteúdo relevante.
Divulgue assuntos dentro de sua especialidade, desenvolva uma página atraente, oferecendo informações interessantes, pois postar conteúdos relevantes nas redes sociais é uma ótima estratégia de marketing, além de ajudar a se tornar referência em um determinado assunto, ganhando autoridade em sua área.
Algumas redes sociais, como o Facebook e Instagram, podem servir como canais de suporte, tanto para tirar possíveis dúvidas, como, até mesmo, para agendar consultas.
E mais, é possível, inclusive, investir em postagens patrocinadas, que funcionam como espécie de anúncio, nas mídias sociais, para alcançar um público ainda maior.
A dica é apostar naquelas postagens que ganharam mais curtidas e compartilhamentos, ou que acha que será de interesse de um grande número de pessoas. Pode ser tanto sobre dicas de saúde, como para tirar dúvidas, anunciar um endereço novo, enfim… e tudo sem grandes custos.
E não deixe de lado o whatsapp, embora não seja uma rede social, é um aplicativo super útil e prático, tanto para agendar consultas, tirar dúvidas, como para aproximar médico-paciente.
Fique atento ao código de Ética
É fundamental estar sempre atento ao código de ética, para evitar possíveis infrações no marketing da sua clínica.
Confira abaixo alguns exemplos de ações indevidas e que, claro, devem ser evitadas a todo custo, para que sua página não viole regras e a ética médica.
Erros que não deve cometer ao divulgar sua clínica
Muitas vezes, sem paciência para aguardar o retorno natural das ações de marketing realizadas, alguns profissionais acabam “metendo os pés pelas mãos”, ou seja, apostando em uma divulgação completamente errada e que, mesmo que não imediatamente, vai acabar prejudicando sua imagem, ou de sua clínica.
Por isso, é tão importante apostar na cautela e em estratégias de marketing que, comprovadamente, vão oferecer bons resultados.
Dentre os erros mais comuns, podemos citar:
Anunciar título que não possui
Não só título, mas também, anunciar uma falsa especialidade ou que não seja devidamente reconhecida pelo CFO, para tratar pacientes é proibido e antiético e sujeito a punições.
Fazer propaganda enganosa
Nem precisa ser, necessariamente, propaganda enganosa, mas se possibilitar interpretação dúbia, isso pode virar um grande problema em qualquer profissão, e fica ainda mais sério quando o profissional envolvido é da área da saúde, com implicações ainda mais severas.
Logo, todo cuidado é pouco quando envolver sua imagem, ou de sua clínica, com marcas e produtos. E até mesmo que o anúncio não tenha sido criado pela sua clínica, poderá ser penalizado só por ter seu nome associado à determinada marca ou produto.
Anunciar de forma errada a aquisição de determinados equipamentos
Investir em aparelhos de alta tecnologia e qualidade para seu consultório só tem a lhe favorecer, no entanto, existem formas de anunciar a novidade, como falando das inúmeras vantagens de uma estrutura mais moderna e de qualidade.
Ou seja, em vez de se vangloriar pela compra do equipamento, pode criar um post de conteúdo relevante falando sobre os equipamentos mais atuais e suas vantagens em relação aos modelos mais antigos.
Compartilhar intimidade ou dado dos pacientes
Compartilhar publicamente fotos de pacientes ou de tratamentos são ações consideradas infrações éticas, por isso, todo cuidado é pouco com o marketing nas redes sociais.
Pacientes não devem ser expostos no intuito de promover um profissional, devendo se utilizar outros meios para este fim.
Divulgar informações que prejudiquem outro profissional
Você pode não concordar com algum tratamento de outro profissional, alguma forma de agir ou linha seguida, claro que isso não é errado, porém, o que não pode, é divulgar publicamente observações ou fazer comentários negativos sobre a atuação de um colega.
No final das contas, acredite, quem sairá perdendo, em todos os sentidos é você, que faltou com a ética.
Anunciar técnicas ou tratamentos ainda não comprovados cientificamente
Se mostrar em dia com as novidades não é problema algum, muito pelo contrário, isso mostra que é um profissional que busca estar sempre atualizado, seja sobre novos medicamentos, procedimentos, técnicas.
Porém, antes de realizar qualquer técnica nova ou divulgar algum tratamento ou terapia, deve ficar atento às evidências científicas sobre os novos tratamentos.
Certamente, o mesmo vale para novos equipamentos, que devem ser devidamente registrados pelos órgãos competentes.
Invista em marketing para médicos
Quando falamos em divulgação, hoje em dia, falamos em Marketing, principalmente o Digital, que é focado na internet e fundamental atualmente.
É raro alguém procurar por algum serviço, produto, endereço, que não faça isso usando o motor de busca do Google, por isso, é de extrema importância colocar sua clínica, ou consultório, numa vitrine virtual, ou seja, na internet.
Também é impossível falar em Marketing digital sem associá-lo às redes sociais, já que elas são atualmente a principal estratégia para atrair novos pacientes.
Por isso tudo, é fundamental investir em um bom trabalho de marketing médico, colocá-lo nas mãos de profissionais experientes que farão elevar seu nome, ou de sua clínica, trabalhando corretamente o conteúdo, criando postagens que irão aproximar você de seus pacientes.
Enfim, essas são nossas dicas de como acertar nas estratégias de marketing, evitando erros comuns na hora de divulgar sua clínica, ou consultório, e assim, construir um caminho de conquistas e sucesso.