Marketing médico: tudo que você precisa saber sobre fidelização de pacientes

Como implementar o atendimento humanizado - Fidelização de pacientes

Hoje, a concorrência na saúde é grande. E, neste cenário, a fidelização de pacientes é extremamente importante para o sucesso de uma clínica ou consultório.

Outro motivo para focar na fidelização é que reter os pacientes que já conhecem seu serviço é muito mais barato do que conquistar novos pacientes.

Mas o que é e quais estratégias seguir para a fidelização de pacientes?

Vem com a gente que vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre fidelização de pacientes neste nosso novo artigo.

O que é fidelização de pacientes

A fidelização de pacientes é uma estratégia no campo da medicina e da área de saúde cujo foco é desenvolver relacionamentos duradouros e confiáveis com os pacientes. Dessa forma, eles acabam retornando regularmente ao mesmo médico ou clínica para atendimento.

Por sua vez, a fidelização, vai muito além de manter uma lista de contatos ou enviar lembretes de consultas. Ela envolve a criação de laços de confiança e satisfação entre pacientes e profissionais de saúde, visando incentivar o cuidado contínuo e de qualidade.

Porque a fidelização de pacientes é importante

A fidelização de pacientes é importante por várias razões e entre elas podemos citar:

Continuidade do cuidado

Quando os pacientes retornam ao mesmo médico ou clínica, isso facilita a continuidade do cuidado. O médico está mais familiarizado com o histórico médico e as necessidades do paciente, o que pode levar a um tratamento mais eficaz.

Prevenção e gerenciamento de doenças

A fidelização de pacientes é crucial para a prevenção e gerenciamento de doenças crônicas. Médicos que conhecem bem seus pacientes podem acompanhar de perto seu progresso e ajustar os planos de tratamento conforme necessário.

Construção de relacionamentos

A confiança é fundamental na relação entre médico e paciente. Portanto, a fidelização de pacientes ajuda a construir relacionamentos sólidos, onde os pacientes se sentem à vontade para discutir suas preocupações de saúde.

Maior satisfação do paciente

Pacientes com uma boa relação com seu médico tendem a estar mais satisfeitos com o atendimento médico. E isso, por sua vez, pode levar a melhores resultados de saúde.

Redução do custo de aquisição de pacientes

É mais caro adquirir novos pacientes do que manter os existentes. Fidelizar pacientes pode economizar recursos financeiros e de marketing.

Quer aprender a captar novos pacientes? Leia nosso artigo Como captar pacientes na medicina?

Como fidelizar seus pacientes

Para fidelizar pacientes, os médicos e clínicas podem adotar várias estratégias, tais como:

1. Inove nas formas de agendamento

O primeiro contato do paciente é no agendamento. Se ele perceber que agendar uma consulta na sua clínica é fácil e eficiente, ou seja, se ele encontra um horário com facilidade e sem transtornos, ele irá se lembrar disso quando precisar de uma consulta novamente.

Assim, se você quer ser reconhecido pela praticidade no agendamento, aqui vão algumas dicas:

  • Tenha uma agenda organizada e prática para visualizar e alterar agendamentos.
  • Ofereça o agendamento online, hoje em dia existem muitos sites que oferecem esse serviço de forma prática.
  • Deixe suas folgas e viagens agendadas com antecedência.
  • Tenha uma comunicação frequente com a secretária para a resolução de problemas e possíveis alterações de agenda.

E por falar em secretária, confira nosso artigo Saiba diferenciar uma recepcionista de uma secretária de consultório.

2. Envie lembretes de consulta

Um jeito de mostrar para o seu paciente que você se importa com ele e ainda reduzir o absenteísmo da clínica, é enviando lembretes do horário que ele marcou consulta.

Isso é algo simples, mas que faz muita diferença. Com a confirmação de consulta você toma uma iniciativa e evita a falta de um paciente ou então consegue fazer um encaixe de alguém naquele horário vazio.

Você pode mandar esses lembretes por e-mail e por WhatsApp de uma forma automatizada e já economiza o tempo da secretária e com ligações telefônicas.

Sobre esse assunto, confira o conteúdo Lembretes de consulta por WhatsApp: reduza as faltas de seus pacientes.

3. Comunique-se de forma clara e empática

A comunicação é a espinha dorsal da fidelização de pacientes.

Certifique-se de que seus pacientes compreendam suas condições, tratamentos e recomendações. Além disso, mostre empatia, ouvindo suas preocupações e respondendo apropriadamente.

Importante também que sua equipe seja treinada para tratar os pacientes com cortesia e respeito. A experiência do paciente deve ser positiva desde o primeiro contato até o pós-atendimento.

4. Foco no atendimento 

Pacientes valorizam um atendimento personalizado. Afinal, cada paciente é único, e um atendimento personalizado faz a diferença. Lembre-se dos detalhes importantes, como aniversários e preferências pessoais, para mostrar que você se preocupa com eles como indivíduos.

No mais, muito se fala em atendimento humanizado. Mas será que você sabe o que é isso? Esse tipo de atendimento difere do tradicional, pois se concentra 100% no bem-estar do paciente e no seu estado de espírito diante do problema que está enfrentando.

Por meio do atendimento humanizado, é possível melhorar a comunicação com o paciente e sua família, levando em
consideração a pessoa na totalidade.

Essas atitudes transmitem segurança, confiança e apoio: tudo o que o paciente precisa na hora do atendimento clínico.

Para saber mais sobre o atendimento humanizado, leia Atendimento humanizado: qual a importância desse conceito atualmente.

 

Fidelização de pacientes

5. Crie um ambiente agradável na clínica

Ter um ambiente estruturado, com bons equipamentos, tecnologia, decoração e arquitetura vai muito além da aparência do consultório.

O ambiente transmite uma mensagem a seu público mostrando muitos aspectos da clínica, como organização, modernidade, preocupação com o conforto do paciente e profissionalismo.

Então na hora de montar seu consultório pense sempre na experiência do paciente, em como ele gostaria de
ser recebido.

Na hora de decorar, não se restrinja a seus gostos, pense em seu público: qual a idade média dos pacientes, sua faixa salarial e quais são suas preferências. O importante é definir seu público alvo e satisfazer suas necessidades.

Considerando investir na sua clínica ou consultório? Confira Projeto de arquitetura para clínicas médicas: como começar.

6. Estabeleça uma presença on-line sólida

Ter uma presença on-line é essencial para a fidelização dos pacientes.

Mantenha um site informativo e atualizado e esteja presente nas redes sociais para interagir com seus pacientes. Isso ajuda a manter a comunicação mesmo quando não estão no consultório.

Ainda não tem um site profissional? Veja o que não pode faltar no seu!

7. Eduque seus pacientes

Ofereça informações de qualidade sobre as condições de saúde e procedimentos médicos.

Isso não apenas auxilia os pacientes a tomar decisões informadas, como também demonstra o seu compromisso com a educação em saúde.

8. Peça feedback e esteja aberto as melhorias 

Estará disposto a ouvir o feedback dos seus pacientes, seja positivo ou negativo.

Use as sugestões para aprimorar sua prática e demonstrar que valoriza suas opiniões.

9. Seja ético e transparente

A ética é fundamental no marketing médico.

Por isso, nunca prometa resultados garantidos e siga as regulamentações éticas rigorosamente. A transparência é crucial para a construção da confiança do paciente.

E por falar em ética, confira nossos artigos sobre o assunto Ética no marketing médico: como divulgar serviços de acordo com normas do CFM e Novas regras do CFM para o marketing médico: confira as principais mudanças.

10. Capacite sua equipe

Seus pacientes têm muito contato com os colaboradores da clínica e com certeza ficarão satisfeitos se forem
tratados com atenção, respeito e cordialidade.

O atendimento tem que ser especial para cada paciente, desde a conversa ao telefone, o suporte durante a consulta, até na hora do pagamento e despedida.

Por isso, é importante ter um processo de seleção de funcionários bem feito, que analise as características e competências de quem será contratado.

Escolha colaboradores com as seguintes competências:

  • boa oratória;
  • familiaridade com tecnologia e matemática básica;
  • simpatia;
  • pró-atividade;
  • facilidade em relações interpessoais.

Não conseguiu ninguém com todas essas competências? Ofereça um treinamento para sua equipe. Hoje em dia tem muita coisa boa e gratuita disponível.

E já que o assunto é atendimento, aproveite para conferir Paciente ou cliente: entenda o caminho percorrido até virar paciente.

11. Antecipe as necessidades dos pacientes

Esse é um detalhe que faz toda a diferença no momento da fidelização. Antecipar as necessidades dos pacientes é essencial para conquistar seu carisma e afeição.

Essa estratégia surpreende as pessoas, pois elas, normalmente, não esperam por gentileza nem favores quando vão se consultar.

Sendo assim, observe quais são as principais necessidades de seus pacientes e antecipe-as.

Exemplo? Ofereça amostra grátis de medicamentos ao final da consulta.

12. Coloque em prática o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito utilizada atualmente, tendo em vista seus ótimos resultados.

Antes de tudo, você precisa criar um blog. Feito isso, é hora de começar a escrever artigos e divulgá-los. Dessa forma, você pode dar dicas sobre como cuidar da saúde, falar sobre a importância de manter as consultas em dia, etc.

Nesse momento, você pode contar com o auxílio de um profissional experiente na área do marketing digital para
otimizar seus processos e evitar erros.

 

fidelização de pacientes

Quer investir na fidelização de pacientes? Conte com a ajuda de uma agência de marketing médico digital!

Como você pode ver, fidelizar pacientes no âmbito médico é um processo contínuo que exige dedicação e atenção aos detalhes.

Porém, quando os pacientes se sentem valorizados, compreendidos e bem cuidados, é provável que continuem a escolher você como seu médico de confiança.

Por sua vez, isso não apenas beneficia sua prática, mas também a saúde e o bem-estar de seus pacientes. A fidelização de pacientes é uma via de mão dupla, onde todos saem ganhando.

Se você precisa investir na captação e fidelização de pacientes, nada melhor do que contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing médico digital.

E aqui na DNA Marketing Médico você encontra uma equipe pronta para criar sua logomarcaseu site profissional, bem como cuidar das suas redes sociais com técnicas e ferramentas que com certeza levarão seu negócio para outro patamar.

Então, não perca mais tempo, venha conversar com um de nossos especialistas e comece agora mesmo a atrair e fidelizar pacientes com a ajuda do marketing médico!

FICOU ALGUMA DÚVIDA SOBRE PROSPECÇÃO DE PACIENTES? AGENDE UM BATE-PAPO SEM COMPROMISSO.

× Solicitar Orçamento