Marketing médico: como construir uma marca pessoal forte

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Abrir uma clínica ou consultório não basta. Além do excelente atendimento, é imprescindível entender de estratégias de marketing e sobre o valor da marca pessoal.

Construir uma marca pessoal forte no campo médico é essencial para se destacar em um mercado competitivo, aumentar a confiança dos pacientes e estabelecer uma reputação sólida como um profissional qualificado e confiável.

E para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos este conteúdo especial. Confira!

O que é marca pessoal

Uma marca pessoal é um conjunto de valores e sinais distintivos que identificam você, como médico, ou a sua clínica.

O nome que você adota profissionalmente e os elementos visuais criados para a divulgação desse nome, na forma de uma logomarca, formam a marca pessoal de um médico.

Mas a marca pessoal não é só isso. Na prática, a marca também atrai para si uma série de valores que diferencial um profissional dos outros, tais como: 

  • a sua reputação;
  • os valores e mensagens que a sua marca comunica implicitamente;
  • e tudo mais que as pessoas irão pensar quando se depararem com a sua marca pela primeira vez ou com o passar do tempo.

Esses aspectos intangíveis da marca podem ser conquistados com o tempo, mas é fundamental que eles sejam fruto de um planejamento. Dessa forma, será possível controlar como sua marca, e consequentemente você, são percebidos no mercado.

Marketing médico e marca pessoal não são a mesma coisa

Muitos médicos investem na criação de site, logotipo e gestão de redes sociais, tudo ao mesmo tempo, acreditando que tudo se trata da mesma coisa.

Embora estas ações estejam relacionadas, é importante que você saiba a diferença entre marca pessoal e marketing médico. 

E quando falamos de marketing médico estamos nos referindo às estratégias e táticas utilizadas por profissionais de saúde, clínicas, hospitais e outras organizações do setor para:

  • promover seus serviços;
  • atrair e fidelizar seus pacientes;
  • construir relacionamentos;
  • criar uma reputação positiva. 

O objetivo do marketing médico é alcançar o público-alvo, informá-lo sobre os serviços disponíveis e persuadi-lo a escolher uma determinada instituição ou profissional de saúde.

O marketing médico traz diversos benefícios, tais como atrair e fidelizar pacientes, construir de reputação e educar o paciente.

No entanto, ações de marketing realizadas com marcas imaturas ou mal desenvolvidas podem ser um problema. Afinal, nem toda visibilidade é benéfica.

Por isso, e importante que as ações de marketing também passem por um planejamento e estejam alinhadas com os valores da marca. Caso contrário, não irão atrair o tipo de paciente com o perfil da sua clínica ou que você deseja atender. 

Para saber mais sobre marketing médico: 8 Diferentes Estratégias Para Um Bom Marketing Médico.

Marca pessoal médica e marketing médico
Ter uma identidade visual é imprescindível para uma marca pessoal forte.

Como criar uma marca pessoal médica forte

Sua marca médica deve representar o que há de único em você, pois só assim você se diferenciará dos seus competidores. Isso acontece porque quando um médico tem uma marca forte, deixa de ser apenas mais um entre muitos profissionais.

E não só, uma marca forte é fundamental para os pacientes terem uma boa primeira impressão, bem como fidelizar e te indicarem para outras pessoas.

A marca pessoal de um médico ou de uma clínica deve estar atrelada, primeiramente, à solução de um problema. Por exemplo, atender pessoas em busca de atendimento dermatológico, como procedimentos estéticos. 

Além disso, a marca precisa se diferenciar dos concorrentes, por meio de melhores serviços. O que nem sempre significa ofertar serviços mais caros e com valor agregado. 

Por mais que se tenha várias opções que compensam, às vezes isso não condiz com as preferências de preço do público e as pessoas preferem pagar menos e acessar apenas os serviços de que precisa, de maneira mais pontual. 

Diante de tudo isso, duas coisas são fundamentais quando se deseja criar uma marca pessoal forte: autoconhecimento e proposta de valor.

Comece entendendo quem você é como pessoa e profissional. Identifique seus valores, paixões, habilidades, experiências e áreas de especialização. Isso permitirá que você defina uma marca pessoal autêntica e coerente.

E também, identifique o que o torna único e como você pode oferecer valor significativo aos outros. Pense no que o diferencia de outros profissionais e como isso pode beneficiar as pessoas com quem você interage.

E quando o assunto é divulgação da sua clínica médica, vale a pena conferir nosso artigo Como evitar erros comuns na hora de divulgar sua clínica.

Dicas para ajudá-lo a criar uma marca pessoal forte no marketing médico

Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar a criar uma marca pessoal forte:

1. Realize um bom planejamento estratégico

Para começar, é importante que se faça um bom planejamento estratégico.

Planejar é ter clareza sobre o que se espera da clínica e onde ela pode chegar. Por isso, é preciso elencar seus pontos fortes e fracos, tendo em vista fatores como concorrência e serviços ofertados.

Feito o planejamento, deve-se criar metas. Lembrando que essas metas devem ter características como clareza e capacidade de mensuração, para que ajustes possam ser feitos ao longo do caminho.

2. Conheça seu público-alvo

É importante entender quem são seus pacientes ideais. Quais são as necessidades e expectativas dos pacientes que você deseja atender, para poder criar uma mensagem clara e direcionada. Caso contrário, nada que você fizer trará o resultado esperado.

E para conhecer seu público-alvo, é necessário: 

  • Conversar com seus pacientes: descubra idade, situação econômica, profissão, estado civil, se tem filhos, o que busca ao estar ali e outras informações que possam interessar para construir o ‘paciente ideal’;
  • Levantar hipóteses: pense sem muito filtro que tipo de paciente você ficaria feliz em atender;
  • Pesquisar: veja como os pacientes com o perfil esperado estão interagindo nas redes sociais, por exemplo.

3. Defina sua identidade visual

Analisar seus valores, objetivos e o que o torna único como profissional médico. Pense em como você deseja ser percebido pelos pacientes e colegas.

E, com base nisso, defina sua identidade visual. Ela deve despertar em quem a vê a sensação correta, bem como transmitir os diferenciais e valores que você deseja que sejam reconhecidos. 

Precisa também estar presente em tudo relacionado ao seu trabalho como: redes sociais, receituário, cartão de visitas e afins.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso artigo Manual de identidade visual para médicos.

4. Cuide da sua imagem profissional

A aparência é importante no marketing médico.

Isso inclui sua presença online, como um site profissional, perfis em redes sociais, blog ou conteúdo médico de qualidade.

Por isso, certifique-se de seu conteúdo seja informativo, atualizado e relevante para sua especialidade.

Precisando de um site profissional com a sua cara? Confira Site para Médicos: o que não pode faltar para ter um site profissional?

5. Seja autêntico

Mostre sua personalidade e deixe transparecer sua paixão pela medicina.

Isso ajudará a criar uma conexão emocional com seus pacientes e colegas.

6. Estabeleça sua expertise

Compartilhe conhecimentos e insights valiosos sobre sua área de especialização.

Isso pode ser feito por meio de blogs, artigos, webinars, palestras ou contribuições para publicações médicas. Demonstrar sua competência ajuda a construir confiança e credibilidade.

Saiba como atrair e fidelizar seus pacientes, leia nosso artigo Veja como atrair e fidelizar pacientes com o marketing médico.

Marketing médico: como construir uma marca pessoal forte - relação medico paciente

Construir uma marca pessoal forte é importante para se diferenciar no mercado e conquistar mais pacientes.

7. Foque na qualidade do atendimento

Uma das melhores formas de construir uma marca pessoal forte é fornecendo um excelente atendimento aos pacientes. Trate cada paciente de forma personalizada, ouvindo suas preocupações e respondendo a suas perguntas.

O boca a boca positivo de pacientes satisfeitos é uma das formas mais poderosas de marketing.

Assim, certifique-se de que sua equipe seja cortês, atenciosa e pronta para responder às perguntas dos pacientes.

No mais, ofereça um ambiente acolhedor e uma experiência positiva em todas as interações.

Quer melhorar o atendimento da sua clínica ou consultório? Leia nosso artigo Atendimento humanizado: qual a importância desse conceito nos dias atuais.

8. Invista no relacionamento pós-consulta

Se quiser fidelizar um paciente e criar uma aproximação com o mesmo, vale investir no relacionamento pós-consulta. Isso contribui bastante para a construção de um relacionamento mais firme e duradouro.

Você pode, por exemplo, trocar mensagens para saber sobre o estado de saúde do paciente, acompanhando o progresso de sua recuperação e, dessa forma, aumentando as chances de retorno, caso surja alguma eventualidade.

Marketing de relacionamento? Saiba mais em O marketing de relacionamento na área médica: o que é e como aplicar na sua clínica ou consultório.

9. Faça networking e parcerias

Construa relacionamentos com outros profissionais da área médica, hospitais e clínicas. Parcerias estratégicas podem ajudar a expandir sua rede de pacientes e a ganhar credibilidade.

Por exemplo, um médico reumatologista pode indicar um determinado médico ortopedista e vice-versa.

10. Use testemunhos e avaliações

Peça aos pacientes satisfeitos para fornecerem depoimentos ou deixarem avaliações online.

Isso pode fortalecer sua reputação e ser uma prova social para novos pacientes em potencial. Afinal, ao procurar uma clínica médica, muitos potenciais pacientes recorrem ao Google para obter insights sobre a qualidade do atendimento, o profissionalismo da equipe médica e a experiência de outros pacientes. 

Uma avaliação positiva no Google pode atrair mais pacientes, aumentar a confiança e melhorar a reputação da clínica

Assim, peça aos seus pacientes satisfeitos para deixarem avaliações e depoimentos positivos sobre sua prática. Dessa forma, você ganhará credibilidade entre os pacientes em potencial.

11. Aproveite redes sociais para divulgar sua marca pessoal

Não é de hoje que as redes sociais são muito utilizadas no mundo inteiro e no Brasil isso não difere, na verdade, o país, de acordo com um estudo, é o terceiro no ranking de quem passa mais tempo na internet, gastando cerca de 3h por dia nas redes sociais.

Por isso, invista pesado no Instagram e no Facebook. Compartilhe nelas conteúdo relacionado à saúde, dicas úteis e atualizações sobre sua prática

Quer saber como divulgar sua clínica ou consultório no Instagram? Confira nosso artigo sobre o tema: Dicas ao escrever um post para Instagram.

12. Educação contínua

Mantenha-se atualizado com os avanços em sua área de especialização e divulgue suas conquistas em suas redes sociais, blog e site.

A educação contínua demonstra seu compromisso em fornecer o melhor atendimento possível.

Mas afinal, por onde começar a construir sua marca pessoal e fazer marketing médico para atrair e fidelizar pacientes?

Neste conteúdo observamos a importância de construir uma marca pessoal forte para se diferenciar no mercado e conquistar mais pacientes. 

Vimos também que construir uma marca pessoal forte é um processo contínuo. É preciso ser consistente, autêntico e estar sempre em busca de oferecer o melhor atendimento possível para seus pacientes. Assim, com o tempo, você se tornará uma referência em sua área médica e estabelecerá uma marca pessoal forte e reconhecida.

Mas por onde começar a construir sua marca pessoal?

Bem, o primeiro passo é a contratação de uma agência idônea para criar com você sua identidade visual e também as estratégias de marketing médico necessárias.

Aqui você encontra diversos serviços, desde a criação da logomarcacriação de um site profissional e links patrocinados, até a gestão das suas redes sociais com técnicas e ferramentas que com certeza levarão seu negócio para outro patamar.

Então, não perca mais tempo, venha conversar com um de nossos especialistas e comece agora mesmo a construir e fortalecer sua marca pessoal, atrair e fidelizar pacientes com a ajuda do marketing médico! 

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