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Manual de Identidade Visual para Médicos

manual de identidade visual

Ninguém duvida que estamos na era da imagem, onde ela pode, e deve, representar os valores e propósitos de uma marca, ou serviço, e isso vale para médicos também. Por isso, a Identidade Visual é tão valorizada hoje em dia, pois ela é a comunicação por meio de imagens.

Através de elementos visíveis de sua marca, você forma a percepção e cria uma impressão sobre a mesma.

As imagens conseguem ser mais persuasivas e de fácil compreensão, por isso, comunicam em um nível emocional primário e, portanto, pelo seu grande poder de comunicação, assumem uma grande responsabilidade: passar a mensagem correta.

Assim, a identidade visual para médicos acaba sendo de enorme importância para qualquer estratégia de comunicação e marketing, seja de um consultório ou clínica.

Então, justamente, para garantir que seus recursos visuais estejam se comunicando da forma correta, resolvemos apresentar aqui um manual, ou guia, sobre identidade visual, para que você que é médico entenda a importância de transmitir através de imagens, seus valores e ideais.

 O que é identidade visual?

identidade visual

A identidade visual, como o próprio nome sugere, é através de elementos gráficos e visuais conseguir passar os valores, ideais, respeito, segurança e autoridade de uma marca ou serviço.

Representada pelo conjunto de elementos, cores, tipografia, a identidade visual tem como objetivo transmitir o conceito da marca com foco no serviço prestado e no paciente.

A identidade visual para médicos é de extrema importância na hora de passar valores como segurança, cuidado, autoridade, ajudando a ser mais facilmente identificado, além de gerar aproximação com o paciente.

E mais, uma boa identidade visual, em todos os âmbitos, e no da medicina também, tem o poder de trazer reconhecimento, profissionalismo e maior credibilidade.

A identidade visual é composta por vários elementos gráficos, desde a logomarca, paleta de cores, que devem se estender ao site, redes sociais, uniforme dos funcionários, consultório ou clínica, itens gráficos, como cartões de visitas, prontuários, materiais de divulgação (flyers, cartazes e outdoors), por exemplo etc…

Qual a importância da Identidade visual?

importancia identidade visual

É impossível falar em Identidade Visual assertiva sem mencionar o McDonalds, mesmo pertencendo a um outro setor, ele virou referência em Logomarca e Identidade visual de sucesso.

Imagina você chegar à uma lanchonete do McDonalds e encontrar os funcionários vestindo azul, ou verde, ou rosa… com certeza, você vai achar que entrou em uma loja errada, certo? Pois bem, e isso porque até seu inconsciente já associa McDonalds às cores, vermelho, amarelo e branco.

Na verdade, isso é o resultado de uma excelente identidade visual, que é capaz de promover reconhecimento imediato, mesmo à distância.

Outro bom exemplo de uma identidade visual de sucesso é a da MasterCard que, inclusive, após décadas adotando o nome da marca junto à logo, apostou na força da mesma e passou a adotar apenas os seus dois círculos, facilmente identificados.

Na verdade, essa corajosa estratégia de retirar o nome da logomarca foi adotada pelo fato de apostarem da força da identidade visual capaz de gerar uma porcentagem muita alta de reconhecimento dos clientes.

E esses exemplos, embora pertençam a setores diferentes, servem também para explicar a importância da identidade visual para médicos, a qual deve ser trabalhada por muitos motivos, mas sem dúvida, o principal é poder definir, visualmente e de forma bem prática e direta o perfil da clínica, ou especialidade médica.

Com certeza, por mais delicioso que um lanche do McDonalds possa ser, ele não teria um diferencial tão esmagador de outros fast food se não tivesse uma logomarca tão bem trabalhada, em qualquer lugar do mundo, podemos encontrar lojas diferentes, porém, com a mesma identidade, ou seja, fáceis de identificar por todo um padrão estabelecido, que vai desde a logomarca, até as cores usadas, os uniformes.

E isso serve para uma clínica ou consultório, que devem seguir todo um padrão estético e visual, desde a logomarca, cores, tipografia…

Um bom exemplo na área da saúde, de logomarca que ajudou a criar uma identidade visual imediata é a Unimed, que tanto o ícone, elemento gráfico, ou a tipografia, podem ser usados juntos ou separados, que são facilmente associados à marca.

É importante entender que a identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca ou serviço, trazendo a sensação de familiaridade, de proximidade.

De uma forma generalizada, a identidade visual é responsável por promover um forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação às marcas ou serviços.

O que é Branding e qual sua importância

branding

Quando se trata de Identidade Visual, é impossível pensar em sucesso sem que o mesmo passe pelo Branding. Mas, afinal, o que é Branding, para que ele serve?

Então, Branding nada mais é que um conjunto de estratégias de gestão da marca, cujo objetivo é torná-la reconhecida e presente no mercado, ou seja, o branding vai além da identidade visual, já que sua intenção é construir uma imagem junto ao público.

Nesse sentido, o Branding considera valores importantes e que a empresa busca associar à sua marca, usando elementos como logomarca, cores, forma de se comunicar, a linguagem, slogans…

Através de um bom trabalho de Branding, é possível criar uma identidade, trabalhada em seus conteúdos visuais.

E mais, nunca foi tão importante saber gerir sua marca, principalmente, nesse atual cenário, de alta competitividade entre as empresas ou profissionais.

É através dessa estratégia que se torna possível criar uma conexão emocional com seus pacientes e demonstrar seu diferencial.

Ao trabalhar a identidade visual de forma estratégica, fica muito mais fácil se inserir e se estabelecer espontaneamente no mercado, gerando e fidelizando pacientes.

Para isso, vale investir em ações, seja organizando, patrocinando ou participando de eventos, ou abraçando alguma causa.

O importante, no entanto, é ser coerente.

Por que investir na identidade visual para seu perfil profissional ou clínica médica?

Um erro muito comum é achar que só empresas precisam investir em uma identidade visual, na verdade, como foi dito, estamos na era da imagem, onde ela fala mais alto que mil palavras.

Hoje todos possuem um celular, com câmera, sempre à mão. As redes sociais estão lotadas de pessoas vendendo sua imagem, revelando suas personalidades e talentos através de cliques.

E é importante ter em mente que a identidade visual está diretamente ligada a valores, objetivos e missão, é ela que chega primeiro ao paciente, por isso, é fundamental saber o que quer transmitir ao seu paciente e a forma correta de fazer isso.

Responda francamente: “Você sentiria mais segurança em se tratar numa clínica onde tudo é padronizado, demonstrando carinho e cuidado, ou numa clínica improvisada, sem nome, obedecendo padrão nenhum?”  

Nem precisa responder, afinal, gostamos de perceber profissionalismo e investimento, seja na área que for.

E a criação da identidade visual vai mais além de uma simples preocupação estética, ela é realizada com o objetivo de padronizar e elaborar o perfil gráfico de uma empresa, seja ela da área da saúde, ou não, demonstrando cuidado, seriedade e profissionalismo.

Por isso, a identidade visual deve, SIM, ser tratada com muita seriedade, levando em conta o público alvo, chegando na tipografia, símbolos, cores e mensagens ideais a passar para os pacientes.

Uma identidade visual bem construída pode atrair mais pacientes?

A resposta nem poderia ser outra: SIM. A identidade visual facilita o reconhecimento, além de transmitir uma série de valores e sensações aos pacientes, desde organização, seriedade, cuidado, autoridade, profissionalismo, entre outros.

Com certeza, o simples fato de ter todos os seus materiais padronizados garante credibilidade e confiança, além de gerar coerência entre a clínica e os pacientes.

Acredite, a sua marca, símbolos e elementos ficam na mente do paciente ajudando a passar familiaridade e reconhecimento.

Certamente, quando falamos em identidade visual, estamos falando em todo o trabalho de padronização, que vai desde a logomarca para médicos, sem si, até a paleta de cores, que deve se estender ao consultório, uniforme, decoração e matéria gráfico, em geral.

Enfim, pesquisas comprovam que construir, de forma assertiva, a identidade visual de uma clínica ou médico vai, sim, atrair mais pacientes, e isso pelo fato dela acabar sendo um ponto de conexão entre marca e público.

Quais os elementos da identidade visual?

Como já vimos, a identidade visual é toda a linguagem visual de uma marca, dessa forma, seus elementos, assim como as palavras, servem para transmitir significados, que juntos, buscam traduzir valores e ideias. Vamos conferir alguns dos principais elementos usados para ajudar na identidade visual:

Gráficos

Basicamente, é uma comunicação visual, que pode ser em forma de imagem texto ou desenho.

Tipografia

São as letras usadas na programação visual, que podem vir em diferentes fontes, formas ou estilos. Por exemplo, é possível usar em uma logomarca uma fonte X em estilo Bold, Itálico, com serifa, sem serifa…

Ao contrário do que muitos imaginam, existe muito estudo por trás da escolha da tipografia dentro da Programação visual.

Acredite, uma fonte pode dar o tom correto, ou não, à mensagem que quer transmitir.

Paleta de cores

Um elemento muito importante dentro da programação visual, mas, infelizmente, ainda muito subestimado. Por isso, a importância de entregar a programação visual nas mãos de profissionais experientes, que saberão escolher a cor exata, o tom e matizes. A cor jamais deve ser escolhida pela preferência, mas pelo que ela transmite, no recado que ela vai passar aos pacientes.

É preciso ter em mente que, quando usada corretamente, uma paleta de cores pode gerar resultados surpreendentes no visualizador, no caso, no paciente.

É fundamental saber que as cores utilizadas podem até começar na logomarca, mas não param por aí, elas devem ser estendidas para a clínica, ou consultório, uniformes, sites, redes sociais, material gráfico, enfim…

Ativos físicos da marca

Quando se trata de identidade visual, ao ativos físicos não podem ficar de fora. Para quem não sabe, ele são todos os objetos materiais da clínica ou consultório, os quais contribuem para a identidade visual da marca.

E estão na listinha também o layout e o design de uma clínica ou consultório, os uniformes que os funcionários que lidam com os pacientes usam, enfim, tudo que está no consultório.

O importante é saber que tudo ajuda a passar uma mensagem aos pacientes, até mesmo, a falta de um padrão.

Passo a passo para construir uma identidade visual para médicos

manual de identidade visual

Pronto, agora você já sabe a importância da identidade visual e que ela não deve ser subestimada, então, chegou a hora de conhecer o passo a passo de como criá-la. Confira!

1.    Saiba quem é seu público-alvo

Primeiramente, é preciso saber quem são seus pacientes, uma boa forma de definir seu público-alvo é respondendo as seguintes perguntas:

  • Qual é o seu público alvo? Homens, mulheres, crianças, jovens ou idosos?
  • Pretende criar a identidade visual para um hospital, clínica ou consultório médico?

É fundamental saber as respostas para, só então, partir para a criação da identidade visual para médicos. Dessa forma, será capaz  de escolher e direcionar melhor os elementos, gráficos, símbolos, paleta de cores, tipografia, os quais podem, e devem, ser escolhidos considerando tais fatores que devem variar de acordo com seu público-alvo.

2.   Invista emprofissionais especializados

Principalmente, quem não tem a menor intimidade com design, deve deixar essa parte de identidade visual nas mãos de um bom profissional, que vai saber direcionar melhor sua marca, de acordo com seus valores e objetivos

É preciso considerar todos os elementos que compõem uma identidade visual, o que requer uma certa experiência, garantindo a melhor escolha das cores, tipografia, ícones… considerando o ramo e o público-alvo.

Nesse sentido, vale apostar em plataformas já reconhecidas no mercado, como a DNA Marketing para Médicos.

3.  Acerte na escolha das Cores

Como já vimos, a cor é um dos elementos principais na hora de pensar na identidade visual de sua marca, e isso porque ela tem o poder de transmitir calma, paz, segurança, esperança, vida, alegria, saúde, mas também, agitação, tristeza, estresse, confusão, angústia, raiva, enfim, uma série de sentimentos e sensações.

Como o branco significa paz, limpeza, a verde calma, esperança, e o azul saúde, confiança, essas são as cores mais utilizadas na identidade visual para médicos, muito comum em hospitais, propiciando boas sensações aos pacientes.

4.   Aposte em uma Logomarca representativa

É preciso ter em mente que uma logomarca é muito mais do que um enfeite, ele é a representação gráfica de sua clínica, ou consultório, não só vai fazer parte da sua identidade visual, como também será o primeiro elemento a ser visto por quem busca o médico ou clínica.

Por isso, é fundamental considerar muitos fatores na hora de criar uma logomarca, utilizando símbolos que representem diretamente o seu trabalho, ramo ou especialidade.

E mais, todos os elementos da logomarca devem ser bem combinados e versáteis, o que vai facilitar na hora de aplicá-la em qualquer lugar, desde uniforme a itens de papelaria.

Sem dúvida, a logomarca é a porta de entrada de uma clínica ou consultório, por isso, deve ser criada por profissionais para que o resultado seja não apenas impactante e significativo, mas também, que seja de fácil associação à sua clínica, ou especialidade.

5.  Obedeça a um padrão

Como foi dito, a padronização remete à organização, profissionalismo, cuidado, e por isso, ter uma identidade visual padronizada, ajuda a fazer com que os pacientes se sintam mais ligados e capazes de associar diretamente essa identidade ao consultório.

Com certeza, investir em um mesmo padrão nos artigos de papelaria, ou em todos os ambientes (como espaço físico, sites, redes sociais, logotipo, receituário, etc), faz com que sua marca fique gravada na mente do paciente, ajudando a consolidar sua identidade visual.

6.  Invista em marketing e divulgação

E não basta investir em bons profissionais para criar uma boa identidade visual e pronto, é preciso que, após sua elaboração, arregaçar as mangas e aplicá-la!

Por isso, é fundamental investir em marketing e divulgação de sua clínica ou consultório, para isso, vale imprimir materiais contendo a sua identidade visual para médicos, fazer cartões de visita, utilizar seus símbolos e logotipo no seu site, redes sociais e email.

Acredite, se seguir esses passos, com certeza, sua marca vai ser descoberta e ficar gravada na mente dos pacientes.

7.   Aposte também em marketing digital

Embora o marketing digital esteja dentro do marketing tradicional, do qual falamos acima, é preciso entender que estamos vivendo na era digital, por isso, é fundamental saber trabalhar, muito bem, o marketing digital, dessa forma, sua visibilidade terá um alcance muito maior.

Para isso, faça uso das redes sociais, invista em conteúdos informativos e interativos, isso elevará o nome de sua marca, trazendo reconhecimento e autoridade junto aos seus pacientes.

FICOU ALGUMA DÚVIDA SOBRE PROSPECÇÃO DE PACIENTES? AGENDE UM BATE-PAPO SEM COMPROMISSO.

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