Veja como atrair e fidelizar pacientes com o marketing médico

marketing de relacionamento na área médica

O mercado da saúde é muito competitivo e os profissionais da área precisam atrair e fidelizar pacientes. Assim, investir constantemente em marketing médico é fundamental.

O marketing médico é uma excelente ferramenta para trazer mais visibilidade para a sua clínica ou consultório, bem como conquistar a fidelidade dos seus pacientes. 

Ficou interessado? Então confira neste artigo como o marketing médico pode te ajudar a atrair e fidelizar pacientes. Boa leitura! 

O que é o marketing médico?

Quando falamos de marketing médico estamos nos referindo às estratégias e táticas utilizadas por profissionais de saúde, clínicas, hospitais e outras organizações do setor para:

  • promover seus serviços;
  • atrair e fidelizar seus pacientes;
  • construir relacionamentos;
  • criar uma reputação positiva. 

O objetivo do marketing médico é alcançar o público-alvo, informá-lo sobre os serviços disponíveis e persuadi-lo a escolher uma determinada instituição ou profissional de saúde.

Por que investir no marketing médico para atrair e fidelizar pacientes?

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) apurou que o número de médicos no Brasil é hoje de cerca de 545,4 mil. Isso dá 2,56 para cada mil habitantes, índice próximo ao de outros países, como os Estados Unidos.

No entanto, há uma desigualdade na distribuição e na fixação de médicos pelo país. A maioria dos profissionais, mais de 290 mil, está concentrada somente nas capitais, atendendo a 24% da população brasileira.

Ou seja, a concorrência na área de saúde é extremamente acirrada e se destacar no mercado para atrair e fidelizar seus pacientes é um grande desafio. E por isso, investir em marketing médico é a melhor opção.

O marketing médico traz diversos benefícios, tais como: 

1. Atrair e fidelizar pacientes 

Ele ajuda a aumentar a visibilidade da sua clínica ou consultório. Assim, você irá atrair cada vez mais pacientes em potencial.

Mas não só, o marketing médico também desempenha um papel importante na fidelização dos pacientes existentes

Por meio de estratégias você pode manter um relacionamento constante com seus pacientes, fornecendo informações úteis, lembrando-os de consultas, etc.  

2. Construir reputação

Com o marketing médico é possível construir uma reputação sólida e confiável

Ao compartilhar informações relevantes, fornecer conselhos e educar seu público, você se posiciona como um especialista em sua área. 

Isso gera confiança e credibilidade entre os pacientes, tornando-os mais propensos a procurar sua clínica ou consultório. 

3. Educar o paciente 

Com as estratégias de marketing médico você pode educar seu público sobre questões de saúde, tratamentos e prevenção de doenças

Quando você compartilha conteúdo informativo e relevante, você capacita os pacientes a tomar melhores decisões sobre saúde e bem-estar. 

Isso não só beneficia os pacientes, mas também fortalece sua posição como um profissional de confiança.

4. Adaptar-se às tendências digitais

Cada vez mais pessoas recorrem à internet em busca de informações sobre saúde e serviços médicos. 

Assim, ter uma presença online eficaz permite que você alcance um público mais amplo e se conecte com pacientes potenciais que podem não estar familiarizados com sua prática de outra forma.

Investir em estratégias de marketing digital ajuda você a acompanhar as tendências e alcançar as pessoas onde elas estiverem, 24 horas por dia.

E por falar em tendências, vale a pena conferir nosso artigo Whatsapp para médicos: 10 dicas para utilizar a ferramenta!

Como atrair e fidelizar pacientes com marketing médico

Quais são as principais estratégias de marketing médico para atrair e fidelizar pacientes?

O marketing médico sempre foi um ótimo aliado para se destacar em um mercado cada vez mais concorrido, fidelizar e captar mais clientes, independente do seu porte ou segmento de atuação. E aqui estão algumas estratégias que podem ajudá-lo nesse processo:

Conheça seu público-alvo

Antes de começar qualquer campanha de marketing, é importante entender quem são seus pacientes ideais. Quais são as necessidades e expectativas dos pacientes que você deseja atender, para poder criar uma mensagem clara e direcionada. Caso contrário, todo seu planejamento não trará o resultado esperado.

E para conhecer seu público-alvo, é necessário: 

  • Conversar com seus pacientes: descubra idade, situação econômica, profissão, estado civil, se tem filhos, o que busca ao estar ali e outras informações que possam interessar para construir o ‘paciente ideal’;
  • Levantar hipóteses: pense sem muito filtro que tipo de paciente você ficaria feliz em atender;
  • Pesquisar: veja como os pacientes com o perfil esperado estão interagindo nas redes sociais, por exemplo.

Crie uma identidade visual

A identidade visual é de extrema importância e uma das primeiras coisas a ser analisada durante a construção da estratégia de marketing médico.

Ela deve despertar em quem a vê a sensação correta, bem como transmitir os diferenciais e valores que você deseja que sejam reconhecidos. 

Ela precisa estar presente em tudo relacionado ao seu trabalho como: redes sociais, receituário, cartão de visitas e afins.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nossos artigos:

Crie uma presença online

Ter um site profissional e presença nas redes sociais é essencial nos dias de hoje. 

Seu site deve ser fácil de navegar, informativo e conter informações relevantes sobre seus serviços, especialidades e localização. 

Ter um site profissional oferece diversas vantagens para você e sua estratégia de marketing médico, tais como:

  • conquistar novos clientes;
  • aumentar sua credibilidade e autoridade;
  • transmitir uma imagem mais profissional;
  • aumentar sua visibilidade dentro do mercado.

Uma dica muito importante para a criação de um site profissional é contar com o apoio de uma agência especializada, como a DNA Marketing Médico, que conta com uma equipe qualificada para te ajudar em todo o processo de criação.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo Site para médicos: o que não pode faltar para ter um site profissional?

Utilize as redes sociais

Não é de hoje que as redes sociais são muito utilizadas no mundo inteiro e no Brasil isso não é diferente, na verdade, o país, de acordo com um estudo, é o terceiro no ranking de quem passa mais tempo na internet, gastando cerca de 3h por dia nas redes sociais.

Por isso, invista pesado no Instagram e no Facebook. Compartilhe nelas conteúdo relacionado à saúde, dicas úteis e atualizações sobre sua prática

Quer saber como divulgar sua clínica ou consultório no Instagram? Confira nosso artigo sobre o tema: Dicas ao escrever um post para Instagram.

Faça marketing de conteúdo

Se seu objetivo é atrair e fidelizar pacientes, você não pode esquecer do marketing de conteúdo. Ele é uma excelente oportunidade de trazer mais pacientes para a sua clínica sem precisar de um grande investimento

Com a distribuição de conteúdo relevante e diferenciado em blog, vídeos, infográficos e podcasts para o seu público, você não está somente atraindo novas oportunidades de negócio, como também está ajudando o seu paciente

Assim, o marketing de conteúdo pode educar o seu paciente sobre questões de saúde e tratamentos médicos. Isso ajudará a construir sua reputação como um especialista confiável.

Otimize seu site para atrair e fidelizar pacientes

Utilize as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e otimize seu site para mecanismos de busca.

Com as palavras-chave relevantes em seu conteúdo, seu site será encontrado mais facilmente pelos pacientes que procuram serviços médicos na sua região.

Peça testemunhos e avaliações para seus pacientes

Ao procurar uma clínica médica, muitos potenciais pacientes recorrem ao Google para obter insights sobre a qualidade do atendimento, o profissionalismo da equipe médica e a experiência de outros pacientes. 

Uma avaliação positiva no Google pode atrair mais pacientes, aumentar a confiança e melhorar a reputação da clínica

Por outro lado, avaliações negativas podem ter o efeito oposto, criando uma imagem negativa e possivelmente afastando futuros pacientes.

Assim, peça aos seus pacientes satisfeitos para deixarem avaliações e depoimentos positivos sobre sua prática. Dessa forma, você ganhará credibilidade entre os pacientes em potencial.

Ofereça um excelente atendimento ao cliente

Mais do que nunca, o atendimento humanizado vem se mostrando como um importante diferencial para profissionais da área da saúde, trazendo benefícios tanto para empresas do setor, como para os pacientes.

Assim, certifique-se de que sua equipe seja cortês, atenciosa e pronta para responder às perguntas dos pacientes.

No mais, ofereça um ambiente acolhedor e uma experiência positiva em todas as interações.

Quer melhorar o atendimento da sua clínica ou consultório? Leia nosso artigo Atendimento humanizado: qual a importância desse conceito nos dias atuais.

Não se esqueça do e-mail marketing

O e-mail marketing é um dos canais que mais traz retorno. Sem contar na possibilidade de usar vários formatos e finalidades, de acordo com o seu público. 

Porém, antes de mais nada, é importante ressaltar que essa estratégia de marketing médico não significa enviar mensagens aleatórias para seus pacientes ou leads.

O e-mail marketing deve ser visto como uma forma de conversão e fidelização. Ou seja, ele serve como continuidade ao trabalho de nutrição que você já vem fazendo em outros canais de comunicação.

Assim, é preciso elaborar e-mails que sejam interessantes para essas pessoas

Marketing de indicação

O marketing de indicação, tradução de buzz marketing, surgiu nos Estados Unidos como estratégia para as grandes massas. Mais barato do que as ferramentas de marketing tradicionais, esse tipo de estratégia é um ótimo método para atrair novos clientes e fidelizá-los. 

E para colocá-lo em prática, basta estabelecer parcerias com outros profissionais de saúde e fazer indicações mútuas

Por exemplo, um médico ortopedista pode indicar um determinado fisioterapeuta e vice-versa.

Isso pode ajudar a expandir sua rede de pacientes e a construir relacionamentos de longo prazo com outros médicos ou profissionais da saúde.

Quer conferir outras estratégias de marketing para médicos? Acesse nosso artigo 8 diferentes estratégias para um bom marketing médico.

como atrair e fidelizar pacientes com estratégias de marketing médico

Quais os cuidados você deve ter ao utilizar estratégias de marketing médico para atrair e fidelizar pacientes?

Por fim, vale lembrar que o marketing médico é diferente de outras formas de marketing, pois está sujeito a regulamentações e restrições específicas do Conselho Federal de Medicina (CFM), devido à natureza sensível dos serviços de saúde. 

Essas diretrizes, que podem variar de acordo com o país ou região, visam garantir a privacidade e confidencialidade dos pacientes, evitar práticas enganosas ou antiéticas e manter a integridade da relação médico-paciente.

Entre as boas práticas que devem fazer parte da sua estratégia de marketing podemos destacar: 

  • evite fazer promessas exageradas; 
  • não use  imagens sensacionalistas;
  • não apele para o medo dos pacientes;
  • mantenha sempre a transparência e a honestidade em suas ações de marketing;
  • respeite a privacidade dos pacientes
  • observe as normas do código de ética médica.

Com essas informações em mãos, é possível criar uma mensagem de marketing mais direcionada e eficaz, que se conecte com as necessidades e interesses dos pacientes. 

Aproveite e leia também nosso artigo 6 dicas fundamentais para você atrair consultas particulares.

Mas afinal, por onde começar a fazer o marketing médico para atrair e fidelizar pacientes?

Neste conteúdo vimos que a importância de realizar o marketing médico é que você terá mais presença digital e assim, irá atrair e fidelizar pacientes com mais facilidade.  

Mas por onde começar a fazer o marketing médico?

Primeiro, você precisa conhecer todos os apontamentos do Conselho Federal de Medicina (CFM) relacionados à divulgação do trabalho do médico

Dessa forma, você irá garantir a credibilidade dos profissionais da saúde e a segurança dos pacientes. É importante conhecer as regras determinadas e segui-las. Faz parte da construção de um trabalho sério e incontestável.

Em segundo lugar, é necessário compreender que há diferenças entre o marketing médico e o marketing convencional

A principal delas é que o marketing médico não vê as pessoas como clientes, como acontece no marketing convencional. 

O marketing médico vê as pessoas como elas são: pacientes que têm questões a resolver e precisam solucioná-las, preferencialmente com uma assistência de qualidade e humanismo.

E por último, mas mas muito importante ponto, é a contratação de uma agência idônea para realizar com você as estratégias de marketing médico necessários, como a DNA Marketing Médico.

Aqui você encontra diversos serviços desde a criação da logomarcacriação de um site profissional e links patrocinados, até a gestão das suas redes sociais com técnicas e ferramentas que com certeza levarão seu negócio para outro patamar.

Então, não perca mais tempo, venha conversar com um de nossos especialistas e comece agora mesmo a atrair e fidelizar pacientes com a ajuda do marketing médico! 

FICOU ALGUMA DÚVIDA SOBRE PROSPECÇÃO DE PACIENTES? AGENDE UM BATE-PAPO SEM COMPROMISSO.

× Solicitar Orçamento