Não sabe mais o que fazer para aumentar o número de consultas particulares da sua clínica? Saiba que você não está sozinho.
Muitos médicos investem tempo e dinheiro montando um consultório super charmoso e moderno, com tudo o que há de mais novo no mercado, achando que isso já vai ser o suficiente, mesmo que não tão rapidamente, para atrair pacientes.
A verdade é que o setor da saúde nunca esteve tão competitivo, e ainda existem as opções de convênios, diminuindo ainda mais as chances de atrair pacientes particulares.
A boa notícia, no entanto, é que existem algumas estratégias voltadas para atrair pacientes e fidelizá-los, quer conhecer algumas delas? Então, continue lendo esse artigo, com importantes dicas para você atrair consultas particulares!
1. Conhecer seu público-alvo
Será que você conhece o seu público-alvo? Sabe sua faixa etária, profissão, sexo, entre outros detalhes que vão contribuir para traçar o perfil exato daqueles que têm interesse nos seus serviços?
Saiba que conhecer o seu público-alvo é fundamental para atrair mais pacientes, poder trabalhar com objetivos concretos e satisfazê-los.
Uma dica interessante, por exemplo, é estar presente nas redes sociais para que seus pacientes possam lhe conhecer e saber o que você oferece.
2. Estimular a propaganda boca a boca
Jamais subestime a propaganda boca a boca, desde que o mundo é mundo, ela é a mais valiosa forma de trazer novos pacientes, e isso porque é natural, vem como resultado de um bom trabalho.
Porém, apesar de ser a estratégia mais antiga, ela também é a que demora mais a dar retorno.
Sem dúvida, ainda deve ser usada para atrair novos pacientes, convencer potenciais pacientes a escolherem os seus serviços.
É preciso ter em mente que sempre que alguém tem uma boa experiência com um serviço ou profissional, naturalmente essa pessoa irá indicar a seus conhecidos e amigos.
E quando se trata de um bom profissional da saúde, isso ainda é mais usual e, portanto, deve ter em mente que um atendimento de qualidade pode ser um ótimo incentivo para esse tipo de divulgação.
3. Atender alguns convênios
O assunto aqui é atrair consultas particulares, mas embora os ganhos trabalhando com convênios sejam insuficientes, com a maior parte do lucro ficando com a empresa do plano de saúde, essa parceria pode ser interessante, principalmente, para quem está em início de carreira.
Acredite, trabalhar com convênios pode, sim, ser uma boa estratégia para atrair clientes particulares ou ampliar a cartela de pacientes. Afinal, esses pacientes ajudarão na divulgação dos seus serviços e, quando satisfeitos, poderão continuar sendo seus pacientes, mesmo que passe a só atender consultas particulares.
4. Investir em Marketing
E como qualquer negócio, uma clínica ou consultório particular, precisam ser divulgados, e para isso, hoje em dia, é preciso apostar em marketing, e suas estratégias.
Essas estratégias ajudarão a fortalecer a imagem da sua clínica, ou consultório, no mercado, mostrando seus diferenciais a aproximando você do seu público-alvo, ajudando a fortalecer a relação, ou seja, fidelizar o “cliente”, e tudo de uma forma natural e positiva.
Mas, afinal, quais seriam essas estratégias?
· Marketing digital
Quer ter presença digital? Então, é preciso apostar em marketing digital, uma fundamental e atual estratégia para conquistar a atenção do público-alvo e ganhar a sua confiança.
O marketing digital utiliza as diferentes possibilidades da internet para divulgar seu consultório ou clínica e, assim, conseguir atrair mais pacientes de uma forma natural, eficiente e bem mais econômica.
Além de um site oficial mostrando sua especialidade, ou os serviços oferecidos pela sua clínica e contatos, você deve investir em perfis nas principais redes sociais.
Também, vale apostar em um blog (pode ser dentro do site), onde poderá criar e compartilhar conteúdos ricos, educativos e de qualidade, dessa forma, ganhando autoridade e credibilidade.
Por fim, mas não menos importante, muito pelo contrário, é preciso apostar nas redes sociais, até porque, atualmente, os brasileiros passam em média entre 3 e 4 horas por dia nas redes sociais, por isso, é tão importante marcar presença neste mercado.
Atualmente, as principais redes sociais são Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e LinkedIn, e todas elas permitem criar um vínculo mais reforçado com seus pacientes, apostando em conteúdos relevantes e de interesse dentro de sua especialidade.
Sem dúvida, as redes sociais facilitam a aproximação com os pacientes, através de curtidas, comentários e compartilhamentos, podendo conversar diretamente com eles, solucionar suas dúvidas, criar vínculos de empatia, ajudando a conquistar autoridade como profissional.
· Marketing offline
Embora o marketing digital, atualmente, seja o mais eficaz, econômico e até “obrigatório” para quem tem qualquer forma de empreendimento, o bom e tradicional marketing offline não deve ser deixado de lado.
O marketing offline pode ser muito eficaz na hora de alcançar novos pacientes numa mesma região, por exemplo, com anúncios em panfletos, jornais, etc.
E não se esqueça do velho e eficaz cartão de visita, com seu nome,
especialidades, número de registro no conselho profissional e as principais formas de contato.
E, claro, como já foi dito, vale investir em panfletos, que costumam apresentar bom resultado, e devem conter informações como procedimentos e fotos das instalações do seu consultório ou clínica.
A dica, portanto, é usar as duas estratégias, ou seja, investir em marketing digital, mas sem abrir mão do marketing offline.
5. Disponibilizar canais de comunicação eficientes
E, claro, nenhum negócio sobrevive (sim, seu consultório ou clínica é um negócio) sem bons canais de comunicação, justamente, para que o seu público-alvo não encontre dificuldades para entrar em contato com você, ou seja, seu consultório, ou clínica, tirando dúvidas e realizando agendamentos.
Bons e eficazes canais de comunicação são fundamentais para que vocês possam criar um bom relacionamento, garantindo mais segurança para ambas as partes, tanto no que diz respeito à confirmação da consulta, quanto à qualidade do atendimento prestado.
Mas, para que os canais de comunicação funcionem, os tipos de atendimento precisam ser diversificados, principalmente, nesse mundo cada vez mais veloz em que vivemos, ou seja, precisam oferecer autonomia, dinamismo e muita qualidade, da forma mais prática possível.
Principais tipos de atendimento:
- Presencial
- Telefone
- Chat
- Redes Sociais
- Chatbots nas redes sociais (os famosos inbox, ou mensagens diretas, dentro do Facebook, Instagram…)
- Whatsapp (a forma mais utilizada atualmente)
6. Mantenha o relacionamento com o paciente
Não basta atrair, é preciso fidelizar, e isso quando se trata da relação médico paciente, ainda é outro ponto indispensável a se considerar.
Ou seja, é fundamental investir em um bom “pós-consulta”, apostando em atitudes que visam manter o relacionamento com seu paciente.
Tenha em mente que ao manter quem já chegou até seu consultório, provavelmente, irá atrair indicações do mesmo.
Para isso, basta se mostrar interessado, fazendo com que o paciente se sinta importante, acompanhando o progresso do atendimento, por exemplo, orientando sua secretária para fazer um contato telefônico, para descobrir como o paciente está se sentindo após algum procedimento.
Depois, de forma estratégica, enviar cartões ou e-mail de felicitações em datas festivas, como aniversários, Natal e ano-novo.
Outra dica é avisar ao paciente que a data de retorno dele está chegando, assim, além de demonstrar que você se preocupa com sua saúde, o ajuda a se lembrar do compromisso que tem com você.
E é isso, atrair consultas particulares realmente, não é uma tarefa tão simples, não acontece da noite para o dia, mas com dedicação e seguindo essas dicas, com certeza, em pouco tempo conseguirá conquistar novos e ainda fidelizar pacientes.