fbpx

20 ideias de logomarca para médicos

logomarca para médicos

Uma imagem vale mais que mil palavras… quem já não ouviu essa frase? Exagero ou não, o fato é que uma imagem pode dizer muito sobre uma empresa, ou um profissional, por isso mesmo, uma logomarca é tão importante. Ela tem o poder de ajudar a construir uma ideia sobre algo, ou relacionar uma marca a um serviço, ou empresa.

Lembrando que Logomarca é a representação gráfica de um serviço, podendo ser composta por letras ou um símbolo visual.

Enfim, a logomarca ajuda a construir visualmente uma empresa, produto, serviço, pode ajudar a atrair e até afastar um consumidor, ou cliente. Por isso, é tão importante deixar sua criação para as mãos de um profissional, que vai saber que elementos usar para que o produto, serviço ou empresa, cheguem ao seu objetivo: identificação e atração.

Não subestime o poder de uma logomarca quando o assunto for relacionamento entre médico e paciente.

logomarca ajuda a criar uma identidade, e acredite, a quanto mais simples e direta ela for, mais autoridade e confiança passará para o cliente.

No caso de médicos, vale a mesma máxima, aliás, é fundamental que esses valores sejam transmitidos pela sua logomarca.

Assim, se engana quem subestima a programação visual de um negócio, a qual deve refletir do cartão de visita, site, redes sociais, e em qualquer material gráfico, pois é uma ferramenta muito importante na hora de transmitir aos pacientes valores como cuidado e segurança.

Porém, mais uma vez, vale reforçar a importância de deixar essa parte nas mãos de profissionais experientes, que oferecem diferentes soluções, com qualidade e preços que cabem em qualquer orçamento.

Na verdade, um bom profissional pode desenvolver não apenas um logo personalizado, para seu consultório ou clínica, mas toda a programação visual, desde o cartão de visita, até o receituário, enfim, todo o material gráfico utilizado, passando profissionalismo e autoridade.

Se preparando para competir com a concorrência

Infelizmente, nesse mercado, cada vez mais competitivo, não basta uma boa formação, ser um bom profissional e esperar, de braços cruzados, o boca a boca divulgar sua competência.

É preciso se preparar para enfrentar uma concorrência forte. E todo mundo sabe o quanto é árduo o caminho de um médico até conseguir alcançar credibilidade junto aos pacientes e suas famílias.

E, nesse sentido, a imagem pode ajudar, e muito. E é aí que entra a programação visual e, principalmente, a logomarca para médicos, para ajudar a firmar uma identidade.

Levar pacientes a conhecer e confiar em seu produto ou serviço, significa autoridade, ou seja, convencê-las de que é um especialista na sua área, e é isso que faz uma boa logomarca, ajuda a criar uma identidade corporativa eficaz.

E o poder da programação visual não deve ser subestimado, tanto que grandes hospitais, clínicas, consultórios, e profissionais da área médica acabam investindo em logomarca, pois sabem o que uma boa programação visual pode significar estar à frente da acirrada concorrência.

E assim,  com toda essa concorrência, os médicos estão vendo a necessidade de chamar a atenção, de atrair novos clientes. E uma boa logomarca pode ajudar muito nisso, fazendo com que o profissional, ou serviço, seja facilmente reconhecível e popular, transmitindo confiança e solidez.

Os elementos mais usados

logomarca cruz

Por mais que seja sempre bom ousar, ou oferecer algo diferente, alguns elementos acabam sendo tradicionais, os mais usados nas logomarcas do setor médico, e isso não tem nada a ver com falta de criatividade, mas por serem imagens de fácil associação com a medicina.

Para deixar bem claro, responda a essa pergunta: ”Que imagens vêm à sua mente quando você pensa em medicina e saúde?” É quase certo que a resposta tenha sido uma cruz, no cálice de Hígia com uma cobra, uma linha de batimento cardíaco, acessórios como seringa ou termômetro, não é mesmo? Então, cabe ao responsável pela logomarca encontrar elementos que facilitem essa associação, a não ser que o cliente já tenha algo específico em mente.

Não tem como falar em elementos da medicina sem falar na tradicional cruz vermelha, a qual foi estabelecida como um símbolo internacional de ajuda médica no campo de batalha pelas Convenções de Genebra no século XIX (originalmente inspirado na bandeira suíça, simplesmente invertendo as cores).  Desde então, a cruz vem sendo utilizada por hospitais e instalações médicas em todo o mundo.

Sem dúvida, isso torna a cruz um excelente ponto de partida para uma logomarca médica, já que ela é reconhecida de maneira instantânea e universal, por isso, usada em ambulâncias no mundo inteiro.

Mas…não é porque a cruz é um símbolo clássico que deva ser usada em sua logo marca, vale se apropriar de tantos outros elementos da medicina, ou mesmo, ir mais além (como veremos em alguns exemplos abaixo).

É fundamental não errar na hora de criar sua Logomarca, por isso, o ideal é deixar essa parte nas mãos de quem entende do assunto, como é o caso da plataforma Marketing Digital para Médicos, especialista em programação visual para médicos, onde saberá encontrar os elementos certos para sua logomarca, que sejam simples, compreensíveis e facilmente associáveis, para o paciente.

No mais, discrição é a palavra chave, esqueça enfeites e muitos elementos, lembre-se que não se trata de uma empresa de eventos, é preciso que a associação seja imediata ao ramo correspondente. Como diria Steve Jobs (fundados da Apple) “menos é mais”. Assim, por ser uma atividade onde a ética, confiança e autoridade são os principais pilares, é preciso que a logomarca ou logotipo sejam discretos, de leitura imediata.

Os símbolos mais usados são:

  • Bastão de Asclépio (ou Esculápio): formado por uma cobra enrolada em um bastão.
  • Caduceu: Um outro bastão, este enlaçado por duas cobras, foi usado por alguns para simbolizar a medicina, apesar de estar mais ligado à alquimia e à farmácia, assim como ao deus Hermes.
  • Cruz vermelha: um símbolo de fácil associação, de reconhecimento mundial, por isso, ambulâncias do mundo inteiro utilizam essa cruz.

A escolha das cores

Geralmente, algumas profissões, ou setores, já têm algumas cores estabelecidas, associadas ao ramo exercido, valores ou objetivos pretendidos. Assim, geralmente, no setor de saúde, as cores mais usadas são verde, vermelho, branco, azul.

Por isso, é muito comum encontrarmos logomarcas nessas cores. Vale ter em mente que, nem sempre, ousar é a melhor solução, como no caso das cores, e isso porque, se o que se pretende é uma rápida associação, as cores precisam têm esse objetivo.

Para facilitar a compreensão, pensemos no seguinte, no caso das cores usadas nas logomarcas médicas, o verde remete à calma, natureza, frescor; o vermelho ao sangue, vida; o branco à pureza, paz, higiene; o azul à serenidade, precisão.

Mas, claro, isso não significa que em uma logomarca precise ter todas essas cores, muitas vezes, uma ou duas já bastam para a associação.

Enfim, a discrição também vale para a escolha das cores, as sóbrias são as mais indicadas e usadas em logos para médicos, como o azul, o verde e o bordô.

Confira algumas sensações provocadas por algumas cores:

  • Azul: fé, espiritualidade,confiança, estabilidade, paz, equilíbrio…
  • Branco: pureza, inocência, respeito, proteção, higiene…
  • Preto: exclusividade, sofisticação, formalidade,..
  • Verde: natureza, esperança, saúde, sorte, tranquilidade, cura, calma, perseverança, tenacidade…
  • Vermelho: vida, emoção, urgência, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor…

A escolha das fontes

Outro elemento a levar em conta na hora da criação da logomarca é a fonte, que quanto mais limpa e clara for, facilitando a visualização, melhor será o resultado.

Uma outra dica é procurar escolher, ao máximo, duas variações, uma para seu nome/consultório (sua marca) e outra para seu slogan.

Existem diversas famílias tipográficas (estilos de letras), mas as mais usadas são as seguintes:

  • Com serifas: aquelas com pequenos traços e prolongamentos no fim das hastes das
  • Itálico: letras inclinadas.
  • Light: aquelas mais finas.
  • Bold: aquelas mais grossas, robustas, geralmente, usadas em títulos.
  • Manuscritas: escritas a mão, ou imitando essa forma de escrita personalizada.

Certamente, esses são só alguns fundamentos básicos de elementos, cores e tipografia, que servem para mostrar como escolher uma logomarca não é tão simples como pode parecer, e que o mais acertado é investir em profissionais experientes nesse assunto.

Materiais gráficos para médico

materiais gráficos para médicos

Certamente, a logomarca, de sua clínica ou serviço, deverá estar em todo o material gráfico utilizado, no site, redes sociais, cartão de visitas, receituário, papel timbrado, envelopes ou lembretes de consulta, que devem seguir uma mesma linha, ajudando, assim, a criar uma identidade visual.

Ou seja, é fundamental acertar na escolha do profissional que vai desenvolver sua logomarca, sua identidade visual, justamente, para que obedeça a um mesmo padrão, mesma fonte, cores, estilo.

Na hora de escolher algum símbolo, ícone, vale apostar nos símbolos médicos tradicionais, como cruz, coração, batimento cardíaco, seringa, estetoscópio, dentes (clínicas dentárias), olhos (clínicas de oftalmologia), figuras humanas (para clínicas de mulheres, familiares, consultórios de pediatria e outros).

Logomarcas para você se inspirar

Mesmo que você deixe essa parte com quem entenda, ou seja, nas mãos de profissionais especializados, provavelmente, perguntarão se tem algum estilo em mente, ou cores que gostaria de usar, fonte preferida. Pois bem, para que não comece totalmente no escuro, resolvemos mostrar aqui algumas inspirações bem legais. Confira!

logomarca 1

O modelo do logotipo começa com um esquema de cores verde, bege e azul, que perfeito para transmitir calma e construir confiança, reforçado pela escolha da tipografia, bold, com ícones que simbolizam vida e liberdade.

logomarca 2

Nessa logomarca ganha destaque o minimalismo, com o uso de elementos gráficos simples e de fácil assimilação, inclusive, com a cor da fonte dando destaque para o mais importante.

logomarca 3

Cores corretas, elementos gráficos de fácil identificação, tipografia em bold transmitindo força e segurança.

logomarca 4

Essa logomarca é bem sugestiva, usa elementos certeiros, como cores fortes e tipografia no estilo Bold, para transmitir força e segurança.

logomarcar 6

Essa logomarca é altamente sugestiva, de fácil compreensão e associação.

logomarca 7

Nessa logomarca, a cor azul dá o tom da tranquilidade, com elementos que simbolizam um bebê ainda não nascido no útero da mãe.

logomarca 8

Logomarca, incrível, minimalista, que por meio de poucos elementos consegue transmitir força e pulsação.

logomarca 9

Exemplo de logomarca onde o destaque vai para a escolha da tipografia, fonte utilizada.

logomarca 10

Nessa incrível logomarca, a cruz é composta por pílulas, combinando dois elementos de forma clara.

logomarca 11

A logomarca apresenta uma pessoa saltando, mostrando os resultados da fisioterapia, utilizando a tipografia, em estilo bold para reforçar a especialidade, que é a fisioterapia.

logomarca 12

Essa logomarca deixa muito óbvio o tipo de prática exercida. O estilo lúdico deste logotipo é perfeito para um público alvo mais jovem.

logomarca 13

Essa logomarca utiliza um esquema de cores em vermelho e azul, que é perfeito para construir confiança e usa ícones que simbolizam cuidado e vida.

Exemplo de logomarca direta e de fácil compreensão, o uso das cores foi bem assertivo, com o vermelho destacando a ferramenta no formato do coração.

No caso dessa logomarca, ganha destaque o uso de cores alegres e a simbologia do coração e tamanhos diferentes dos elementos para apontar que é um centro pediátrico.

Logomarca de fácil compreensão e altamente sugestiva, com o uso correto da cor e elementos minimalistas.

Aqui a logomarca de um cardiologista, a qual, sua especialidade é de fácil identificação.

Essa logomarca possui um estilo lúdico, que geralmente é o caminho certo quando se trata de crianças. Por isso, o uso das cores é assertivo, assim como, a escolha da fonte, menos formal.

Essa logomarca é perfeita, da escolha das cores à fontes, passando pela escolha do ícone, um símbolo da saúde estilizado, arrematado pela cor em tons suaves.

Fugindo totalmente do estilo tradicional, mostrando que dá para ousar, sim, o Hospital Braga optou por uma logomarca bem criativa, inspirada na arte, arquitetura e cultura locais, combinando isso tudo com símbolos humanista e da saúde.

Essa logomarca se concentra na simplicidade, e se diferencia pelo uso de cores primárias bacanas e um formato em “S” exclusivo. Esse projeto foi feito para trabalhar com as ideias tradicionais do que a saúde deveria ser: reconfortante, simples e com foco na Saúde.

 

FICOU ALGUMA DÚVIDA SOBRE PROSPECÇÃO DE PACIENTES? AGENDE UM BATE-PAPO SEM COMPROMISSO.

× Chat WhatsApp