O que faz uma agência de marketing médico?

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Uma agência de marketing médico é importante para os negócios da área de saúde, pois permite que mais pessoas conheçam sua marca, clínica ou consultório.

Assim, ela desempenha um papel crucial na promoção eficaz de serviços médicos e na construção de uma presença online sólida para profissionais de saúde, clínicas e hospitais.

Com um foco específico nas necessidades e regulamentações da indústria médica, essas agências oferecem uma variedade de serviços que visam aumentar a visibilidade, construir a marca e estabelecer confiança com os pacientes.

Por isso, elaboramos este artigo especial onde exploramos em detalhes as principais atividades e funções de uma agência de marketing médico.

Venha conosco e boa leitura!

Marketing digital na área médica: uma abordagem especializada

Contratar uma agência de marketing digital para médicos pode deixar muitos profissionais confusos. Mas pode ser um passo importantíssimo para o crescimento de sua clínica ou consultório.

O motivo é simples: agências de marketing médico possuem experiência na área da saúde. Ou seja, têm sensibilidade para lidar com todas as nuances da área.

Como se sabe, o setor de saúde enfrenta desafios únicos, como regulamentações rigorosas e a necessidade de proteger informações sensíveis dos pacientes

Entre os desafios da área médica quando o assunto é marketing, podemos citar:

  • Não é permitido divulgar preços de procedimentos e consultas.
  • Não é permitido vender promessas de resultados, já que cada paciente possui um organismo que pode reagir de maneiras variadas ao tratamento.
  • Não é permitido divulgar consultas gratuitas ou a preços sociais.

Todas essas técnicas, como promoções, parcerias e testes não são permitidas para médicos e outros profissionais da saúde. Por isso, a agência precisa ter conhecimento em estratégias alternativas para conseguir chamar atenção para o negócio e conquistar novos pacientes.

E é aqui onde entra uma agência de marketing médico, que compreende essas complexidades e oferece soluções sob medida.

Para saber mais sobre marketing médico, leia nosso artigo Veja como atrair e fidelizar pacientes com o marketing médico.

O que faz uma agência de marketing médico

Vejamos agora o que faz uma agência de marketing médico, na prática.

Criar uma identidade visual

Identidade visual nada mais é que um conjunto de elementos gráficos, ou visuais, cujo objetivo é associar a marca, ou serviço, a determinados valores pretendidos, no caso de uma clínica, por exemplo, à sua missão, propósito, ideias, entre outros.

Ela é de extrema importância e uma das primeiras coisas a ser analisada durante a construção da estratégia de marketing médico.

Seu objetivo é despertar em quem a vê a sensação correta e deve transmitir os diferenciais e valores que se quer ter reconhecidos. Por isso, precisa estar presente em tudo relacionado ao seu trabalho como: redes sociais, receituário, cartão de visitas e afins.

Mas só profissionais de uma agência de marketing médico conseguem criar uma identidade visual marcante, que consiga representar fielmente o propósito da empresa, ficando bem mais fácil consolidar a imagem e fidelizar clientes.

Quer se aprofundar no assunto? Manual de identidade visual para médicos.

Desenvolvimento de sites 

Uma agência de marketing médico ajuda a criar sites profissionais e informativos para médicos, clínicas e consultórios. 

Muitos médicos questionam sobre a necessidade de ter ou não um site. No entanto, é sempre bom lembrar que ter um site é ter um “espaço” na internet, que vai reunir todas as informações sobre você.

E, atualmente, pesquisas mostram que mais de 90% das pessoas pesquisam antes de comprar um produto ou serviço. Isso significa que, antes de se consultar com um médico, elas querem saber que tipo de profissional ele é. Se é recomendado para tratar dos seus problemas, se tem uma postura simpática, preocupada e agradável, dentre outras coisas. Por esse mesmo motivo, vale a pena investir em um site profissional para demonstrar o seu profissionalismo e cativar o público.

Quer saber mais sobre site profissional para clínicas e consultórios? Confira Site para médicos: o que não pode faltar para ter um site profissional?

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Otimização do site para mecanismos de busca (SEO)

Mas não basta ter um site, é preciso um site otimizado com técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Isso garante que esses sites se classifiquem bem nos mecanismos de busca. Ou seja, quando os pacientes procuram por serviços médicos específicos, os resultados exibem os sites dos profissionais de saúde.

Entre as estratégias de SEO que as agências de marketing médico podem aplicar no seu site estão:

  • descrição bem-feita;
  • uso de palavras-chave;
  • conteúdo atualizado e relevante para o seu público;
  • imagens compactas;
  • links direcionando para o site;
  • links apontando para fora do site.

Uma otimização adequada permite que sua clínica apareça para pacientes realmente interessados em seus serviços. Isso deve acontecer, então, em todas as etapas que levam à decisão de marcar uma consulta, desde a pesquisa inicial sobre sintomas até detalhes do tratamento.

O processo de pesquisa de palavras-chave ajuda a trazer leads valiosos ao site. Ademais, ele também é um aliado para qualquer um que queira uma estratégia duradoura de atração de novos pacientes.

Mais dicas de marketing médico aqui: 8 diferentes estratégias para um bom marketing médico.

Gestão de mídias sociais

As redes sociais são muito democráticas, lá estão presentes pessoas atrás de informações de todos os tipos, desde aquelas que procuram entretenimento, assim como, consumidores de produtos e serviços e também pacientes a procura de informações sobre procedimentos e tratamentos.

Nesse sentido, as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para fazer a divulgação de clínicas e consultórios. Elas também promovem a conexão e estreitam o relacionamento do profissional com seus pacientes.

Assim, é preciso apostar no dinamismo e na interação que as redes sociais oferecem, assegurando que seu conteúdo, promoções, serviços serão vistos pelas pessoas certas.

Apostando em um bom trabalho nas redes sociais, você conseguirá ocupar o seu lugar no mercado e não ficar atrás dos concorrentes. A internet, atualmente, é o principal meio de pesquisa e busca por serviços, produtos ou informações e as redes sociais podem ser sua principal vitrine.

Se quiser que a comunicação seja eficiente, e que sua imagem profissional seja construída, é fundamental procurar estar sempre ativo em seus perfis com postagens constantes, e sempre de olho no que comentam, respondendo sempre que fizerem perguntas.

E uma agência de marketing médico cria estratégias de mídia social e gera conteúdo envolvente que educa, informa e conecta os pacientes de maneira significativa.

Confira também nosso artigo Como responder aos pacientes corretamente nas redes sociais.

Links patrocinados para marketing médico

As campanhas de publicidade online podem aumentar rapidamente a visibilidade. As agências de marketing médico criam campanhas de anúncios direcionados usando plataformas como o Google Ads e as mídias sociais, permitindo que os profissionais de saúde alcancem o público certo.

Os links patrocinados são um termo genérico utilizado pelo marketing para publicidade digital. Sabe os primeiros resultados que aparecem na busca do Google, aqueles que contêm uma tarja verde e a palavra “Anúncio” na frente do domínio do site? Esse é um exemplo de uma das principais formas de anúncio online, chamado Google Adwords.

Eles complementam as estratégias de marketing médico, principalmente quando os esforços estão concentrados na conquista de novos pacientes e fortalecem a presença digital.

E o melhor é que a eficácia dos links patrocinados é proporcional ao investimento que se faz. Ou seja, quanto maior o investimento, mais tempo o anúncio permanece no ar e maiores são as probabilidades de se obter retorno com ele.

O anúncio no Google ou em outros meios digitais pode promover o agendamento de consultas, assim como todas as outras estratégias sobre as quais discorremos acima.

Está montando o seu consultório? Leia Dicas para montar seu consultório da abertura à divulgação.

Porque investir no marketing médico

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) apurou que o número de médicos no Brasil é hoje de cerca de 545,4 mil. Isso dá 2,56 para cada mil habitantes, índice próximo ao de outros países, como os Estados Unidos.

No entanto, há uma desigualdade na distribuição e na fixação de médicos pelo país. A maioria dos profissionais, mais de 290 mil, está concentrada somente nas capitais, atendendo a 24% da população brasileira.

Ou seja, a concorrência na área de saúde é extremamente acirrada e se destacar no mercado para atrair e fidelizar seus pacientes é um grande desafio. E por isso, investir em marketing médico é a melhor opção.

O marketing médico traz diversos benefícios, tais como:

1. Atrair e fidelizar pacientes

Ele ajuda a aumentar a visibilidade da sua clínica ou consultório. Assim, você irá atrair cada vez mais pacientes em potencial.

Mas não só, o marketing médico também desempenha um papel importante na fidelização dos pacientes existentes.

Por meio de estratégias você pode manter um relacionamento constante com seus pacientes, fornecendo informações úteis, lembrando-os de consultas, etc.

2. Construir de reputação

Com o marketing médico é possível construir uma reputação sólida e confiável.

Ao compartilhar informações relevantes, fornecer conselhos e educar seu público, você se posiciona como um especialista em sua área.

Isso gera confiança e credibilidade entre os pacientes, tornando-os mais propensos a procurar sua clínica ou consultório.

3. Educar o paciente

Com as estratégias de marketing médico você pode educar seu público sobre questões de saúde, tratamentos e prevenção de doenças.

Quando você compartilha conteúdo informativo e relevante, você capacita os pacientes a tomar melhores decisões sobre saúde e bem-estar.

Isso não só beneficia os pacientes, mas também fortalece sua posição como um profissional de confiança.

4. Adaptar-se às tendências digitais

Cada vez mais pessoas recorrem à internet em busca de informações sobre saúde e serviços médicos.

Assim, ter uma presença online eficaz permite que você alcance um público mais amplo e se conecte com pacientes potenciais que podem não estar familiarizados com sua prática de outra forma.

Investir em estratégias de marketing digital ajuda você a acompanhar as tendências e alcançar as pessoas onde elas estiverem, 24 horas por dia.

E por falar em tendências, vale a pena conferir nosso artigo WhatsApp para médicos: 10 dicas para utilizar a ferramenta!

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Onde encontrar uma agência de marketing médico que faça tudo isso?

Uma agência de marketing médico desempenha um papel fundamental na promoção eficaz de serviços de saúde e na construção de uma presença online confiável.

Ao compreender as nuances do setor médico e as regulamentações rigorosas, essas agências auxiliam os profissionais de saúde a alcançar um público mais amplo, estabelecer autoridade e construir relacionamentos confiáveis com os pacientes. Ao fazê-lo, contribuem para a melhoria da saúde pública e a conscientização sobre questões médicas importantes.

Mas onde encontrar uma boa agência de marketing médico?

Essa é uma pergunta fácil de ser respondida. Se você deseja contar com uma equipe de profissionais especializada em marketing médico, conheça a DNA Marketing Médico.

Aqui você encontra diversos serviços, desde a criação da logomarcacriação de um site profissional e links patrocinados, até a gestão das suas redes sociais com técnicas e ferramentas que com certeza levarão seu negócio para outro patamar.

Então, não perca mais tempo, venha conversar com um de nossos especialistas e comece agora mesmo a construir e fortalecer sua marca pessoal, atrair e fidelizar pacientes com a ajuda do marketing médico!

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