Médico: como fazer sucesso nas redes sociais

Marketing Médico

Existe um comportamento correto para os médicos nas redes sociais? Em qual canal investir? Confira este nosso novo artigo e saiba mais sobre o assunto.

Todo médico precisa usar as redes sociais?

A presença dos médicos nas redes sociais se intensifica ano após ano. Mas será que todo médico precisa estar nas redes sociais?

Não é de hoje que as redes sociais são muito utilizadas no mundo inteiro e no Brasil isso não difere, na verdade, o país, de acordo com um estudo, é o terceiro no ranking de quem passa mais tempo na internet, gastando cerca de 3h por dia nas redes sociais.

Por isso, invista pesado no Instagram e no FacebookCompartilhe nelas conteúdo relacionado à saúde, dicas úteis e atualizações sobre sua prática.

Cada médico saberá as melhores formas de entrar em contato com seus públicos de interesse em ambientes virtuais. Assim, alguns usarão um tom mais descontraído, já outros irão usar as redes sociais de forma mais sóbria.

O importante é entender que cada realidade médica deve ser analisada de maneira individual, compreendendo as particularidades de cada profissional e de sua especialidade!

Quer saber como divulgar sua clínica ou consultório no Instagram? Confira nosso artigo sobre o tema: Dicas ao escrever um post para Instagram.

Quais são os benefícios das redes sociais para os médicos

Dentre os muitos benefícios das redes sociais para os médicos podemos citar:

  • Maior alcance de público.
  • Ter mais um canal de comunicação.
  • Facilidade na interação com os pacientes.
  • Fortalecer a relação com os pacientes.
  • Mais visibilidade para sua clínica/consultório.
  • Ter presença digital.
  • Gerar autoridade.

Como ter sucesso nas redes sociais?

Ter sucesso nas redes sociais como médico requer uma abordagem cuidadosa e ética. E isso acontece devido à natureza sensível da profissão médica.

No entanto, é possível usar plataformas de mídia social para construir uma presença on-line positiva e informar o público sobre questões de saúde. Aqui estão algumas dicas para médicos que desejam ter sucesso nas redes sociais:

Conheça as regulamentações e diretrizes éticas

Antes de começar, é importante estar ciente das regulamentações e diretrizes éticas que regem a comunicação médica nas redes sociais.

A ética no marketing médico diz respeitos as estratégias que podem ou não serem usadas quando o assunto é a divulgação de clínica ou consultório.

Dessa forma, certifique-se de seguir todas as regras e regulamentos relevantes.

Para saber mais sobre isso, leia Ética no marketing médico: como divulgar serviços de acordo com normas do CFM.

Mantenha o foco na educação e conscientização

Use suas redes sociais para educar o público sobre questões de saúde e promover a conscientização. Compartilhe informações precisas, baseadas em evidências, sobre condições médicas, prevenção e tratamento.

Humanize sua presença nas redes sociais

Mostre seu lado humano nas redes sociais.

O atendimento humanizado vem se mostrando como um importante diferencial para profissionais da área da saúde, trazendo benefícios tanto para empresas do setor, como para os pacientes.

Compartilhe histórias pessoais relevantes, desde que não violem a privacidade do paciente, para construir uma conexão com seu público.

Quer saber mais sobre atendimento humanizado? Leia Atendimento humanizado: qual a importância desse conceito nos dias atuais

Evite aconselhamento médico personalizado

Não forneça aconselhamento médico personalizado nas redes sociais.

Em vez disso, direcione os seguidores para consultas individuais, onde podem obter orientação apropriada.

Comunique-se com empatia

Comunique-se com empatia e compaixão.

Responda a perguntas e comentários com cuidado e sensibilidade.

Estabeleça parcerias com outros profissionais de saúde

Colabore com outros profissionais de saúde, como enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, para compartilhar informações interdisciplinares sobre saúde.

Evite conteúdo sensacionalista ou alarmista

Evite compartilhar conteúdo sensacionalista, alarmista ou não comprovado.

A promoção de informações falsas ou enganosas é prejudicial e antiética.

Gerencie comentários e feedback

Esteja preparado para gerenciar comentários e feedback, incluindo críticas construtivas e negativas. Responda de maneira profissional e mantenha o respeito.

Tenha uma estratégia de conteúdo

Desenvolva uma estratégia de conteúdo para suas postagens, incluindo cronogramas e temas relevantes para seu público.

Tem dúvidas sobre como responder comentários na sua página ? Confira nosso artigo Como responder aos pacientes corretamente nas redes sociais.

redes sociais

Tipos de conteúdo para as redes sociais

Agora que você já sabe que é importante ter presença digital, confira abaixo alguns exemplos de conteúdos para médicos.

Esclarecer dúvidas comuns dos pacientes

Que tal usar o seu espaço, que pode ser de grande alcance, para tirar aquelas dúvidas mais comuns de seus pacientes?

Assim, considere os questionamentos mais frequentes no seu consultório e as transforme em postagens na sua página.

Sem dúvida, é uma boa forma de educar sobre determinados temas da sua especialidade e ainda poupar o tempo que levaria esclarecendo sobre os mesmos no seu consultório.

Dicas de cuidados antes e pós-consultas

Existe uma série de informações passadas aos pacientes antes de exames ou procedimentos, que são extremamente importantes e muito procuradas na internet. Então, por que não usar suas postagens para oferecer informações sobre determinados cuidados?

Dessa forma, crie conteúdos como, por exemplo:

  • Quanto tempo deve ficar em jejum antes de um procedimento?
  • Por que não deve tomar determinado medicamento antes de algum exame?
  • Que cuidados deve tomar após uma cirurgia de varizes?

Enfim, dúvidas muito comuns e procuradas pelos pacientes na internet.

Sugestões para uma vida mais saudável

Certamente, todo profissional da saúde pode criar conteúdos sobre os benefícios de levar uma vida saudável. Não importa o ramo da especialização, sempre é possível pautar sobre a alimentação, sedentarismo e estilo equilibrado.

Vale saber que esse tipo de conteúdo costuma agradar uma grande parte dos usuários, por isso, mostrar dicas de como levar o dia a dia de forma mais saudável é sempre ótima maneira de atrair pacientes, gerando resultados positivos para sua estratégia.

Invista em uma agência de marketing digital médico para gerir suas redes sociais

Como já vimos acima, é de extrema importância investir em uma página nas redes sociais, mas é preciso estar sempre ativo nas redes sociais, com publicações regulares e relevantes.

E para garantir isso, nada melhor que contratar profissionais experientes, que vão saber tirar o melhor proveito possível das redes, acompanhando de perto seu crescimento e ajudando a criar sua presença digital, de uma forma assertiva.

E aqui na DNA Marketing Médico você encontra uma equipe pronta para cuidar das suas redes sociais com técnicas e ferramentas que com certeza levarão seu negócio para outro patamar.

Quer mais? Também oferecemos outros serviços, como criação da logomarcacriação de um site profissional e links patrocinados.

Então, não perca mais tempo, venha conversar com um de nossos especialistas e comece agora mesmo a atrair e fidelizar pacientes com a ajuda do marketing médico!

 

FICOU ALGUMA DÚVIDA SOBRE PROSPECÇÃO DE PACIENTES? AGENDE UM BATE-PAPO SEM COMPROMISSO.

× Fale Conosco no WhatsApp