As lives médicas vieram para ficar e se você também quer aderir à tendência, confira este nosso artigo com dicas para uma live médica de sucesso.
O que é uma live médica?
Como você já deve saber, em um mundo cada vez mais digital e conectado, o marketing médico está passando por uma transformação significativa. As práticas tradicionais de publicidade estão sendo complementadas por estratégias online.
Assim, o que nasceu como uma tendência na pandemia parece não ter volta. Os médicos entenderam a importância de estar em contato com pacientes e colegas.
Mas afinal, o que é uma live médica?
As lives médicas são transmissões ao vivo pela internet nas quais médicos, especialistas de saúde e profissionais da área compartilham informações, tiram dúvidas e interagem com o público em tempo real.
Essas sessões permitem que médicos demonstrem seu conhecimento, estabeleçam autoridade em suas respectivas áreas e construam relacionamentos sólidos com pacientes atuais e potenciais.
O Instagram não é a única rede social que permite transmissões ao vivo, mas é um das preferidas pela rapidez e simplicidade com que os usuários podem fazer uma live.
Considerando investir no seu Instagram profissional? Leia Instagram para médicos – Como obter resultado?
Por que realizar uma live médica?
A maioria das pessoas prefere assistir lives do que ler conteúdos em blogs. E esse, por si só, já seria um ótimo motivo para investir na live médica.
No entanto, existem outros motivos pelos quais um profissional de saúde deve realizar lives médicas e entre eles, podemos citar:
Acessibilidade e alcance
As lives médicas conseguem alcançar um público global.
Pacientes de qualquer lugar podem assistir e interagir, o que aumenta a acessibilidade aos serviços de saúde e a capacidade de educar a comunidade.
Conexão pessoal
As transmissões ao vivo permitem que os médicos se conectem de maneira pessoal e autêntica com os pacientes.
Os espectadores podem fazer perguntas e receber respostas imediatas, criando um senso de confiança e proximidade.
Demonstração de conhecimento
As lives médicas permitem que os médicos demonstrem seu conhecimento, apresentem informações atualizadas e mostrem seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes.
Feedback instantâneo
O feedback em tempo real dos espectadores pode ser inestimável.
Os médicos podem ajustar suas apresentações com base nas perguntas e comentários dos espectadores, oferecendo informações relevantes e úteis.
Se você deseja fidelizar seus pacientes, vale a pena conferir nosso artigo Marketing médico: tudo que você precisa saber sobre fidelização de pacientes.
Dicas para o sucesso em uma live médica
Veja agora algumas dicas para ter sucesso em uma live médica:
Planejamento detalhado
Comece por criar um plano claro para cada live médica.
Defina o objetivo da transmissão e escolha um tópico relevante para sua audiência.
Pense nos assuntos que você fala com mais propriedade e faça um breve apanhado nas últimas notícias desta área e da medicina em geral.
Depois, pesquise assuntos relacionados ao seu tema que mais aparecem em hashtags e ferramentas de busca. Assim, você poderá escolher um tema que, além de ser de fácil desenvolvimento para você, também garanta a atenção de quem assiste.
E claro, ter um roteiro prévio ajudará a manter o foco e a evitar desvios durante a transmissão. Dessa forma, escreva todos os tópicos que você julga ser relevante para o assunto abordado.
Com o roteiro em mãos, você se sentirá mais seguro, evitando erro, como o de repetir assuntos e esquecer um nome ou termo importante.
Conheça sua audiência
Antes de realizar a live, saiba quem é o seu público-alvo.
Conhecer suas necessidades, preocupações e perguntas frequentes permitirá que você direcione o conteúdo de maneira mais precisa e útil.
Promoção antecipada
Anuncie sua live com antecedência. Isso cria expectativa e incentiva a participação dos espectadores, sugerindo que eles enviem perguntas com antecedência.
Se você não conseguir elaborar um material divulgação com as informações básicas de sua live, use outros mecanismos.
Faça uma série de stories convidando o público, a criação de uma caixinha de perguntas convidando-os para enviarem suas dúvidas.
Qualidade técnica
Certifique-se de que a qualidade de áudio e vídeo seja a melhor possível.
Uma conexão de internet estável e uma boa iluminação são fundamentais. Utilize um equipamento de gravação de qualidade e, se possível, um microfone externo para garantir a clareza do som.
E atenção, escolha um local tranquilo e bem iluminado para a transmissão. Verifique se não há distrações visuais ou sonoras no ambiente.
Interatividade constante
Encoraje a interação dos espectadores ao longo da Live.
Cumprimente os espectadores pelo nome quando possível e responda às perguntas e comentários durante a transmissão.
Dessa forma, você cria um ambiente mais próximo e envolvente.
Use exemplos e casos
Ilustre seus pontos com exemplos práticos e casos reais sempre que possível.
Dessa forma, seu conteúdo se tornará mais tangível e compreensível para a audiência.
Mantenha a duração adequada
Evite que a transmissão se torne muito longa.
É importante manter um equilíbrio entre fornecer informações valiosas e manter a atenção dos espectadores.
No geral, de 20 a 45 minutos é um tempo ideal para lives médicas.
Promova a próxima live médica
Ao encerrar a transmissão, informe a data e o tema da próxima live para os espectadores saberem quando retornar para mais informações.
Seja simpático e autêntico
Seja você mesmo durante as lives médicas. Mostre empatia e preocupação genuína com as preocupações de seus espectadores. Isso ajudará a construir relacionamentos mais sólidos e confiáveis.
Por último, lembre-se que você é um médico em contato com uma ampla audiência, que não se limitará à comunidade médica. Portanto, a abordagem do assunto deve ser mais leve e flexível.
Então, haja com espontaneidade, essa é a melhor forma de lidar com possíveis imprevistos, bem como criar laços mais fortes com a audiência.
Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para criar lives médicas de alta qualidade que não apenas promovam sua presença online, mas também forneçam informações valiosas aos seus pacientes e à comunidade em geral.
E claro, não se esqueça de que a prática leva à melhoria, então continue refinando suas habilidades de transmissão ao vivo ao longo do tempo.
Quer saber mais sobre marketing médico? Leia nosso artigo Marketing médico: como construir uma marca pessoal forte.
Dica bônus: Preste atenção às regras do CFM
O Conselho Federal de Medicina não permite o uso de linguagem sensacionalista, autopromoção e a divulgação de informações que não tenham respaldo científico nas redes sociais de médicos.
No mais, a live médica não pode ter caráter de consulta médica.
Conheças as regras do CFM para o marketing médico aqui: Ética no marketing médico: como divulgar serviços de acordo com normas do CFM.
Quer investir no marketing médico? Conte com a ajuda de quem entende do assunto
As lives médicas são uma importante ferramenta de marketing médico.
Mas se você quer ir além, e alcançar excelentes resultados nas suas estratégias de marketing, nada melhor do que contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing médico digital.
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