SEO para médicos: não deixe essa estratégia de lado

SEO para médicos é essencial - Página inicial do site - Agência de marketing médico em Londrina

Quando falamos de marketing de conteúdo, é impossível não abordamos o SEO para médicos. E para que você fique por dentro do assunto, elaboramos este artigo para que você entenda o que é SEO e qual a sua importância para o sucesso da sua clínica ou consultório.

Acompanhe e boa leitura!

O que é SEO para médicos? 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou, em português, “otimização para motores de busca”. Esse termo complicado nada mais é do que o sistema utilizado pelo Google para ranquear os sites, colocando-os em ordem de relevância, conforme os critérios do algoritmo da empresa. 

Tal mecanismo funciona, principalmente, pelo uso de palavras-chave. Por exemplo: você é um pediatra de Curitiba. Os termos que não pode deixar de utilizar no seu site, portanto, são: “pediatra” e “Curitiba”.

Dessa forma, quando uma pessoa pesquisar por esse tipo de atendimento, há maiores chances dela ver a sua página nos primeiros links dos resultados.

Isso é importante porque são os sites que estão no topo da lista que recebem a maior quantidade de cliques. Afinal, lembre-se que raramente pesquisamos até a segunda página do Google, não é mesmo?

Dados comprovam tal comportamento: segundo uma pesquisa da Backlinko, companhia internacional de treinamento em SEO, o primeiro link da lista de resultados recebe cerca de 27% dos cliques. Já o segundo, 18%, e o terceiro, 10%.

Tais números comprovam que as técnicas de otimização não podem ficar de fora dos trabalhos de marketing médico. 

Os tipos de SEO

Antes de partirmos para outros detalhes do trabalho de SEO para médicos, saiba que existem dois tipos dele:

  1. On page: são as técnicas para otimizar as páginas (menus) no site.
  2. Off page: ações realizadas para aumentar a sua autoridade na área, visando que outros sites façam referência ao seu e mostrem para o algoritmo do Google que o que você produz é interessante.

Para obter essas duas formas de abordagem, é necessário cuidar de vários aspectos, mas antes de tudo, é preciso ter um site.

 As páginas na web continuam sendo fundamentais para as estratégias de marketing digital, sem anular a importância das demais plataformas. O site funciona como a sua casa na Internet e é lá que os possíveis futuros pacientes podem conhecer vários pontos da sua expertise e carreira.

No site o seu paciente irá encontrar, por exemplo:

  • currículo;
  • tipos de atendimento;
  • exames que realiza;
  • fotos do consultório;
  • um pouco da sua história;
  • conteúdos de blog;
  • mecanismo para o agendamento on-line. 

Além de tudo isso, o SEO está completamente ligado à existência da página. 

Precisando de um site profissional? Leia Site para médicos: o que não pode faltar em um site profissional.

Os itens que precisam ser aplicados no SEO para médicos 

O SEO requer cuidados específicos para o Google poder analisar o site e definir como ranqueá-lo. Portanto, atente-se aos seguintes pontos. 

1. Use palavras-chave

As palavras-chave são os termos utilizados que irão fornecer um “norte” ao Google sobre o principal assunto da sua página.

Você não precisa utilizar apenas uma ou duas palavras-chave, mas também tenha um foco. Coloque-as em vários pontos do site, como nos textos do blog, banners, menus e outros locais estratégicos.

Porém, não exagere! Use palavras-chave naturalmente, sem parecer que você escreveu um texto apenas para enchê-lo desses termos. O Google perceberá tal conduta e irá prejudicar o ranqueamento da página!

2. Tenha textos de qualidade

Como já estamos falando de textos, eles também são essenciais. No blog associado ao site, por exemplo, você pode mostrar a sua autoridade na área, com conteúdos que atendam às necessidades do seu público.

Para isso, veja o que as pessoas estão mais pesquisando na Internet. É possível verificar por meio da ferramenta Google Trends, que mostra os altos e baixos no interesse sobre determinado assunto. 

Voltando ao exemplo do pediatra, seria uma oportunidade checar as buscas sobre as viroses de cada época do ano e, assim, desenvolver textos, vídeos, infográficos e demais materiais multimídia para o site. 

O Google notará que você não está apenas “se vendendo”, mas proporcionando um serviço importante aos usuários. 

E para escrever conteúdos cada vez melhores, confira nosso artigo Como fazer marketing de conteúdo para médicos.

3. Use title tags e meta descrição

Os textos dos sites precisam ainda de determinados métodos. Um deles é a classificação dos títulos e tópicos do conteúdo, algo chamado também de title tags

Além disso, não se esqueça da meta descrição, um pequeno resumo sobre o que é o material e que irá aparecer abaixo do link da página no momento da pesquisa no Google. 

4. Cuidado com as imagens

Até mesmo as imagens precisam de um cuidado especial quando o assunto é SEO para médicos.

Acrescente legendas e, de preferência, também coloque as palavras-chave em foco.

Outro ponto é o alt text, um pequeno texto que aparece quando passamos o mouse por cima da imagem, para explicá-la ainda mais. Acrescente tais informações, algo que pode ser feito nas ferramentas de publicação em sites, como o WordPress. 

5. O poder dos links

Mais um destaque entre as estratégias de SEO, tanto no marketing médico quanto nos demais ramos, é a aplicação de links no decorrer dos textos.

Temos os internos, em que você linka termos com outras páginas do seu site, de forma que o leitor possa fazer um caminho entre os menus e entenda mais sobre os serviços que você presta.

Já os links externos, também chamados de backlinks, visam promover autoridade, ao mostrar que o seu conteúdo é tão importante que foi até referenciado por um site diferente. Você pode, portanto, fazer parcerias com donos de outras páginas, a fim de que usem links um dos outros.

 

Agência de marketing médico - Adaptação do SEO para médicos em diversos dispositivos
O SEO para médicos necessita da otimização do layout para vários dispositivos.

SEO para médicos e recursos de programação

Aspectos mais técnicos da programação de um site também estão envolvidos no trabalho de SEO para médicos. 

Um deles é a otimização para deixar o carregamento da página o mais ágil possível. Isso porque, caso haja uma demora, as possibilidades do usuário sair do link e procurar outro são maiores.

Também é importante deixar o site responsivo a diversos dispositivos. Isto é, não só à tela do computador, mas que o layout também se adeque e seja confortável de visualização nos celulares, tablets e outros aparelhos. 

O que você irá ganhar ao investir em SEO?

Após conhecer o que não pode faltar nas estratégias de SEO para médicos, faremos um resumo dos benefícios que você irá receber:

  • maior visibilidade on-line e condições para conquistar pacientes;
  • fortalecimento da sua marca: mesmo que você seja um profissional autônomo, é preciso zelar pela sua imagem;
  • mais sucesso com o tráfego pago: trata-se dos anúncios no Google e, quando o seu site é bem-feito, o usuário irá aproveitar mais as informações;
  • fidelização dos pacientes: além de atrair novos, também é possível fidelizar quem já se consulta com você, por meio de se manter na mente deles com os conteúdos publicados. 

Percebeu como otimizar é fundamental para que o seu site, realmente, cumpra os objetivos e ofereça bons resultados à sua carreira? 

Não tente enganar o algoritmo do Google! 

Não caia em discursos enganosos de pessoas que falam que entendem de marketing digital e que existem formas de driblar as exigências do Google.

Vemos algumas atitudes perigosas como:

  • criar textos pequenos para o blog e apenas o encher de palavras-chave;
  • chamadas sensacionalistas somente para ganhar cliques;
  • materiais copiados e sem relevância;
  • abordar um assunto diferente do que foi referenciado no linkar;
  • usar textos ocultos (da mesma cor do fundo do layout, para que ele esteja no site, mas seja invisível aos leitores). 

Tais condutas não geram bons resultados e ainda podem prejudicar o seu ranqueamento, uma vez que o algoritmo do Google irá perceber esses “truques”. 

Problemas com marketing de conteúdo? Leia Por que sua estratégia de marketing de conteúdo não está funcionando?

Você quer investir em SEO para médicos com ética e qualidade?

Você percebeu serem vários os detalhes que precisam de atenção para uma boa estratégia de SEO para médicos, certo?

Contudo, sabemos o quanto a rotina de um profissional da saúde é agitada e não sobra tanto tempo para focar nos estudos sobre marketing médico e como colocar em ação as ações necessárias.

Não se preocupe! Temos uma equipe de especialistas em SEO que está à disposição para te auxiliar.

E não só, aqui na DNA Marketing Médico, você encontra diversos serviços, desde a criação da logomarcacriação de um site profissional e links patrocinados, até a gestão das suas redes sociais com técnicas e ferramentas que com certeza levarão seu negócio para outro patamar.

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