Identidade visual para médicos: 20 ideias de logomarca

logomarca para médicos

Quando o assunto é identidade visual para médicos, não podemos esquecer da logomarca. Saiba mais sobre o assunto e confira nossas ideias neste novo artigo.

Identidade visual — Entenda a importância da logomarca

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, quem já não ouviu essa frase? Exagero ou não, o fato é que uma imagem pode dizer muito sobre uma empresa ou um profissional. Por isso, uma logomarca é tão importante. Ela consegue ajudar a construir uma ideia sobre algo, ou relacionar uma marca a um serviço, ou empresa.

Mas afinal, o que é uma logomarca?

Para começar, é preciso ter em mente que uma logomarca é muito mais do que um enfeite, ela é a representação gráfica de sua clínica, ou consultório. Ela não só fará parte da sua identidade visual, também será o primeiro elemento visto por quem busca o médico ou clínica.

Por isso, é fundamental considerar muitos fatores na hora de criar uma logomarca, utilizando símbolos que representem diretamente o seu trabalho, ramo ou especialidade.

Todos os elementos da logomarca devem ser bem combinados para facilitar na hora de aplicá-la em qualquer lugar, desde uniforme a itens de papelaria.

Sem dúvida, a logomarca é a porta de entrada de uma clínica ou consultório. Por isso, sua criação dever ser feita por profissionais para o resultado ser impactante e significativo.

Quer saber mais sobre identidade visual? Confira nosso Manual de identidade visual para médicos.

Se preparando para competir com a concorrência

Infelizmente, nesse mercado, cada vez mais competitivo, não basta uma boa formação, ser um bom profissional e esperar, de braços cruzados, o boca a boca divulgar sua competência.

É preciso se preparar para enfrentar uma concorrência forte. E todo mundo sabe o quanto é árduo o caminho de um médico até conseguir alcançar credibilidade junto aos pacientes e suas famílias.

Nesse sentido, a imagem pode ajudar, e muito. E é aí que entra a programação visual e, principalmente, a logomarca para médicos, para firmar uma identidade.

Levar pacientes a conhecer e confiar em seu produto ou serviço, significa autoridade, ou seja, convencê-las de que é um especialista na sua área, e é isso que faz uma boa logomarca, ajuda a criar uma identidade corporativa eficaz.

O poder da programação visual não deve ser subestimado, tanto que grandes hospitais, clínicas, consultórios, e profissionais da área médica acabam investindo em logomarca, pois sabem o que uma boa programação visual pode significar estar à frente da acirrada concorrência.

Assim, com toda essa concorrência, os médicos estão vendo a necessidade de chamar a atenção, de atrair novos clientes. E uma boa logomarca pode ajudar muito nisso, fazendo com que o profissional, ou serviço, seja facilmente reconhecível e popular, transmitindo confiança e solidez.

Os elementos mais usados em logomarcas para médicos

logomarca cruz

Por mais que seja sempre bom ousar, ou oferecer algo diferente, alguns elementos acabam sendo tradicionais, os mais usados nas logomarcas do setor médico, e isso não tem nada a ver com falta de criatividade, mas por serem imagens de fácil associação com a medicina.

Para deixar bem claro, responda a essa pergunta: “Que imagens vêm à sua mente quando você pensa em medicina e saúde?” É quase certo que a resposta tenha sido uma cruz, uma linha de batimento cardíaco, acessórios como seringa ou termômetro, não é mesmo? Então, cabe ao responsável pela logomarca encontrar elementos que facilitem essa associação, exceto se o cliente já tenha algo específico em mente.

Os símbolos mais usados são:

  • Bastão de Asclépio (ou Esculápio): formado por uma cobra enrolada em um bastão.
  • Caduceu: Outro bastão, este enlaçado por duas cobras, muito usado para simbolizar a medicina, apesar de estar mais ligado à alquimia e à farmácia, assim como ao deus Hermes.
  • Cruz vermelha: um símbolo de fácil associação, de reconhecimento mundial. É usado por ambulâncias em todo o mundo.

Cruz vermelha

Não tem como falar em elementos da medicina sem falar na tradicional cruz vermelha, a qual foi estabelecida como um símbolo internacional de ajuda médica no campo de batalha pelas Convenções de Genebra no século XIX. Desde então, a cruz vem sendo utilizada por hospitais e instalações médicas em todo o mundo.

Sem dúvida, isso torna a cruz um excelente ponto de partida para uma logomarca médica, já que ela é reconhecida de maneira instantânea e universal, por isso, usada em ambulâncias no mundo inteiro.

Mas não é porque a cruz é um símbolo clássico que deva ser usada em sua logo marca, vale se apropriar de tantos outros elementos da medicina, ou mesmo, ir mais além (como veremos em alguns exemplos abaixo).

No mais, discrição é a palavra-chave, esqueça enfeites e muitos elementos, lembre-se que não se trata de uma empresa de eventos, é preciso que a associação seja imediata ao ramo correspondente. Como diria Steve Jobs (fundados da Apple) “menos é mais”. Assim, por ser uma atividade onde a ética, confiança e autoridade são os principais pilares, é preciso que a logomarca ou logotipo sejam discretos, de leitura imediata.

A escolha das cores da logomarca

Geralmente, algumas profissões, ou setores, já têm algumas cores estabelecidas, associadas ao ramo exercido, valores ou objetivos pretendidos. Assim, geralmente, no setor de saúde, as cores mais usadas são verdes, vermelho, branco, azul.

Por isso, é muito comum encontrarmos logomarcas nessas cores. Vale ter em mente que, nem sempre, ousar é a melhor solução, como nas cores, e isso porque, se o que se pretende é uma rápida associação, as cores precisam têm esse objetivo.

Para facilitar a compreensão, pensemos no seguinte, no caso das cores usadas nas logomarcas médicas, o verde remete à calma, natureza, frescor; o vermelho ao sangue, vida; o branco à pureza, paz, higiene; o azul à serenidade, precisão.

Mas, claro, isso não significa que em uma logomarca precise ter todas essas cores, muitas vezes, uma ou duas já bastam para a associação.

Enfim, a discrição também vale para a escolha das cores, as sóbrias são as mais indicadas e usadas em logos para médicos, como o azul, o verde e o bordô.

Confira algumas sensações provocadas por algumas cores:

  • Azul: fé, espiritualidade, confiança, estabilidade, paz, equilíbrio.
  • Branco: pureza, inocência, respeito, proteção, higiene.
  • Preto: exclusividade, sofisticação, formalidade.
  • Verde: natureza, esperança, saúde, sorte, tranquilidade, cura, calma, perseverança, tenacidade.
  • Vermelho: vida, emoção, urgência, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor.

A escolha das fontes da sua logomarca

Outro elemento a considerar na hora da criação da logomarca é a fonte, que quanto mais limpa e clara for, facilitando a visualização, melhor será o resultado.

Outra dica é procurar escolher, ao máximo, duas variações, uma para seu nome/consultório (sua marca) e outra para seu slogan.

Existem diversas famílias tipográficas (estilos de letras), mas as mais usadas são as seguintes:

  • Com serifas: aquelas com pequenos traços e prolongamentos no fim das hastes das
  • Itálico: letras inclinadas.
  • Light: aquelas mais finas.
  • Bold: aquelas mais grossas, robustas, geralmente, usadas em títulos.
  • Manuscritas: escritas a mão, ou imitando essa forma de escrita personalizada.

Certamente, esses são só alguns fundamentos de elementos, cores e tipografia, que servem para mostrar como escolher uma logomarca não é tão simples como pode parecer, e que o mais acertado é investir em profissionais experientes nesse assunto.

Materiais gráficos para médico

materiais gráficos para médicos

Certamente, a logomarca, de sua clínica ou serviço, deverá estar em todo o material gráfico utilizado, no site, redes sociais, cartão de visitas, receituário, papel timbrado, envelopes ou lembretes de consulta, que devem seguir uma mesma linha, ajudando, assim, a criar uma identidade visual.

Ou seja, é fundamental acertar na escolha do profissional que desenvolverá sua logomarca, sua identidade visual, justamente, para obedecer a um mesmo padrão, mesma fonte, cores, estilo.

Na hora de escolher algum símbolo, ícone, vale apostar nos símbolos médicos tradicionais, como cruz, coração, batimento cardíaco, seringa, estetoscópio, dentes (clínicas dentárias), olhos (clínicas de oftalmologia), figuras humanas (para clínicas de mulheres, familiares, consultórios de pediatria e outros).

Logomarcas para você se inspirar

Mesmo que você deixe essa parte com quem entenda, ou seja, nas mãos de profissionais especializados, provavelmente, perguntarão se tem algum estilo em mente, ou cores que gostaria de usar, fonte preferida. Pois bem, para não começar totalmente no escuro, resolvemos mostrar aqui algumas inspirações bem legais. Confira!

1. Chelsea Beach Medical Centre

logomarca 1

O modelo do logotipo começa com um esquema de cores verde, bege e azul, que perfeito para transmitir calma e construir confiança, reforçado pela escolha da tipografia, bold, com ícones que simbolizam vida e liberdade.

2. Eficiente Health

logomarca 2

Nessa logomarca ganha destaque o minimalismo. É destaque o uso de elementos gráficos simples e de fácil assimilação e a cor da fonte dando destaque para o mais importante.

3. People Care International Hospital

logomarca 3

Cores corretas, elementos gráficos de fácil identificação, tipografia em bold transmitindo força e segurança.

4. Family Medical Clinic

logomarca 4

Essa logomarca é bem sugestiva, usa elementos certeiros, como cores fortes e tipografia no estilo bold, para transmitir força e segurança.

5. Hospital Materno Infantil

logomarcar 6

Essa logomarca é altamente sugestiva, de fácil compreensão e associação.

6. Department of Obstetrics, Gynecology & Newborn Care

logomarca 7

Nessa logomarca, o azul dá o tom da tranquilidade, com elementos que simbolizam um bebê ainda não nascido no útero da mãe.

7. Medical Live

logomarca 8

Logomarca, incrível, minimalista, que por meio de poucos elementos consegue transmitir força e pulsação.

8. iPracticeMD

logomarca 9

Exemplo de logomarca onde o destaque vai para a escolha da tipografia, fonte utilizada.

9. Simplified Health

logomarca 10

Nessa incrível logomarca, a cruz é composta por pílulas, combinando dois elementos claramente.

10. iPhysio Perth

logomarca 11

A logomarca apresenta uma pessoa saltando, mostrando os resultados da fisioterapia, utilizando a tipografia, em estilo bold, para reforçar a especialidade, a qual é a fisioterapia.

11. Eye Consult

logomarca 12

Essa logomarca deixa muito óbvio o tipo de prática exercida. O estilo lúdico deste logotipo é perfeito para um público alvo mais jovem.

12. St. John’s Hospital

logomarca 13

Essa logomarca utiliza um esquema de cores em vermelho e azul, perfeito para construir confiança e usa ícones que simbolizam cuidado e vida.

13. Heart Training Center

Exemplo de logomarca direta e de fácil compreensão, o uso das cores foi bem assertivo, com o vermelho destacando a ferramenta no formato do coração.

14. Healthy Kids Pediatric Center

No caso dessa logomarca, ganha destaque o uso de cores alegres e a simbologia do coração. Interessante notar também que ela usa tamanhos diferentes dos elementos para apontar que é um centro pediátrico.

15. Infinity Rehab Reach Further

Logomarca de fácil compreensão e altamente sugestiva, com o uso correto da cor e elementos minimalistas.

16. Edward W. Leahey M.D. PA

Aqui a logomarca de um cardiologista, a qual, sua especialidade é de fácil identificação.

17. The Studer Family Children’s Hospital at Sacred Heart

Essa logomarca possui um estilo lúdico, que geralmente é o caminho certo quando se trata de crianças. Por isso, o uso das cores é assertivo, assim como, a escolha da fonte, menos formal.

18. Hay Turno

Essa logomarca é perfeita, da escolha das cores às fontes, passando pela escolha do ícone, um símbolo da saúde estilizado, arrematado pela cor em tons suaves.

19. Hospital Braga

Fugindo do estilo tradicional e mostrando que dá para ousar, o Hospital Braga optou por uma logomarca bem criativa. Ela combina arte, arquitetura e cultura local com símbolo humanista e da saúde.

20. Sanar

Essa logomarca se concentra na simplicidade, e se diferencia pelo uso de cores primárias bacanas e um formato em “S” exclusivo. Esse projeto foi feito para trabalhar com as ideias tradicionais do que a saúde deveria ser: reconfortante, simples e com foco na Saúde.

Precisando de logomarca e criação de identidade visual para médicos? Conte com a DNA Marketing Médico

É fundamental não errar na hora de criar sua logomarca, por isso, o ideal é deixar essa parte nas mãos de quem entende do assunto, como a DNA Marketing Digital para Médicos, especialista em identidade visual para médicos.

Nossa equipe saberá encontrar os elementos certos para sua logomarca, que sejam simples, compreensíveis e facilmente associáveis, para o paciente.

Mas não é só, também somos especialistas na criação de site profissional, links patrocinados, gestão das suas redes sociais e muito mais. Tudo isso com técnicas e ferramentas que com certeza levarão seu negócio para outro patamar.

Então, não perca mais tempo, venha conversar com um de nossos especialistas e comece agora mesmo a construir e fortalecer sua marca pessoal, atrair e fidelizar pacientes com a ajuda do marketing médico!

Entre em contato!

FICOU ALGUMA DÚVIDA SOBRE PROSPECÇÃO DE PACIENTES? AGENDE UM BATE-PAPO SEM COMPROMISSO.