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18 Dicas Para Destacar Seu Consultório Médico no Mercado

Como destacar seu consultório médico

Destacar seu consultório médico não serve apenas para atrair mais pacientes, mas auxilia na fidelização dos que você já possui e posicionar sua marca em um mercado cada vez mais competitivo.

Preocupar-se com marketing para consultório médico tem relação com os resultados do negócio.

Afinal, você quer atrair a atenção do público e conquistar mais pacientes, não é mesmo?

E este é apenas um requisito básico para seu consultório sobreviver frente a concorrência e evoluir no mercado.

Sendo assim, implementar estratégias e ações para ser um destaque torna-se um fator fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

Por isso, separamos algumas dicas valiosas para você que está começando agora ou para quem já tem experiência. Continue lendo esse artigo.

Vale a pena investir em marketing para consultório médico?

Vale MUITO a pena!

Isso porque você poderá auxiliar muitas pessoas que buscam informações diretamente com um profissional.

Dessa forma, consegue criar uma relação mais “íntima” com o público, gerando mais confiança no seu trabalho e em seu consultório médico.

Assim os pacientes reagirão melhor aos tratamentos e soluções prescritas por você.

Além disso tudo, você conseguirá captar mais pacientes, terá um posicionamento com autoridade na sua área de especialidade e poderá encontrar oportunidades profissionais melhores.

Em qualquer segmento, realizar um investimento em marketing é essencial, não apenas para atrair atenção, mas para construir e consolidar sua imagem.

Para iniciar o trabalho de marketing para seu consultório médico, é importante traçar o seu objetivo com clareza.

Qual a importância do marketing para consultório médico?

Ao falarmos de marketing, já passa pela cabeça aqueles vendedores insistentes, que se preocupam apenas com a venda e não com a necessidade do cliente.

No entendo, o propósito do marketing vai muito além disso.

Pode-se dizer que essa estratégia não se limita a vendas, ela existe para conseguirmos entregar um serviço ou produto de qualidade aos clientes ideais, da melhor forma possível.

Wil Reynolds, um dos maiores nomes do marketing digital diz: ”A empresa que constrói seguidores fiéis possui um exército conquistado para promover seu conteúdo dia após dia.”

Essa é a importância do marketing para o consultório médico, você terá pacientes fiéis que irão compartilhar seu conteúdo e recomendá-lo.

Ou seja, com as estratégias corretas, você leva seu trabalho àqueles pacientes que já buscavam e necessitavam dele. 

Com isso, todos ganham: você, por meio da divulgação do seu trabalho e da conquista de mais clientes, e os pacientes, cujas necessidades serão atendidas. 

Viu como é importante utilizar o marketing para o crescimento do seu consultório médico? 

Além do mais, com boas práticas de marketing, você diminui bastante a taxa de faltas dos seus pacientes, pois eles serão mais fidelizados e conscientes da importância do retorno.

Os limites das divulgações

Antes de realizar qualquer ação de marketing para o seu consultório médico, é de extrema importância que consulte o Código de Ética Médica e a Resolução CFM Nº 1.974/2011.

Nesses dois documentos disponibilizados pela CFM (Conselho Federal de Medicina) você encontrará os critérios para a propaganda em Medicina.

É necessário seguir esses padrões estipulados pelo conselho, já que, a medicina lida com muitos dados sensíveis e é uma área que exige um cuidado maior em relação à publicidade.

Sendo assim, o CFM disponibilizou também um manual de publicidade médica com diversas recomendações e limites para as divulgações.

Separamos tópicos de ações proibidas pelo conselho mediante a divulgação de seu consultório médico, mesmo assim, indicamos que você leia o manual por completo. Veja a seguir:

  • Compartilhar informações que possam causar alardes sociais;
  • Promover resultados de tratamentos sem comprovação científica;
  • Divulgar fotos de pacientes (mesmo com autorização);
  • Produzir uma comunicação com tons sensacionalistas: “o melhor”, “o maior”, “o mais eficaz”;
  • Divulgar o preço dos atendimentos como forma de mostrar um diferencial;
  • Divulgar especialidades as quais você não possui;
  • Realizar propagandas enganosas;
  • Anunciar aparelhagens como forma de mostrar que o tratamento do seu consultório é superior;
  • Assegurar a garantia do resultado.

Agora que você já entendeu que existem algumas limitações, está na hora de seguir as dicas e aproveitar todo o potencial das estratégias de marketing para seu consultório médico.

Marketing para Consultório Médico

18 dicas para destacar seu consultório médico

Chegou o momento mais esperado! Como fazer para deixar seu consultório em destaque dentro desse mercado tão concorrido?

Juntamos aqui algumas dicas essenciais para que você alcance todos os objetivos estabelecidos. Acompanhe conosco!

1. Crie uma identidade visual para seu consultório médico

O primeiro ponto de destaque é a criação de uma identidade visual, para ficar em evidência é indispensável o investimento em sua marca.

É necessário transmitir força, seriedade e confiança para o consumidor, por ser um serviço que está diretamente relacionado com a saúde.

Sendo assim, você precisa transmitir essas sensações a partir de um slogan, no logo, no site, nas mídias sociais e, até mesmo, dentro do consultório.

Por isso é tão necessário o investimento na sua identidade visual!

“Ah, mas eu não entendo de design e marketing digital, como eu faço?”

Esse é um dos maiores questionamentos para quem vai iniciar essa criação. A melhor opção é contratar um profissional que entenda de identidade visual.

Mas você dará as diretrizes do projeto para que fortaleça o seu objetivo final.

Por exemplo, para o segmento médico é melhor utilizar cores mais suaves, como azul e verde claros. Elas passam a sensação de serenidade.

É importante evitar infantilismos, como decoração com animais, flores, cores rosa e amarelo. Com exceção de consultórios pediátricos.

Ao pensar em sua marca, faça uma escolha sensata e que represente os objetivos e a filosofia da sua empresa. 

Além disso, quanto mais memorável for, maiores serão as chances de seu cliente se lembrar e recomendá-la para familiares e conhecidos.

Outro ponto que não pode ficar de fora, é a personalização. 

Ou seja, todos os papéis, guias, receituários, pastas e envelopes precisam conter o logo do consultório, junto com o telefone, e-mail e outras formas de comunicação.

Esse é um jeito simples, porém eficaz, de garantir que o cliente se lembrará de você e ter mais praticidade para marcar as próximas consultas.

2. Invista em sua presença digital

Convenhamos, hoje em dia é difícil conhecer alguém sem o acesso à internet, não é mesmo?

Com o crescimento das novas tecnologias e a facilidade de se locomover com elas por meio de smartphones, tablets e notebook, muitas pessoas passam o dia conectadas.

Levando em consideração essa nova realidade, é essencial o investimento em sua presença no mundo digital.

Já que está mais que comprovado que por meio da internet é mais fácil de ser encontrado por novos clientes e nutrir os que já possui.

O ideal é que construa um site confiável, fácil de navegar, com sua identidade visual e relevante para seu consultório médico.

O site precisa ter informações como contato, localização, corpo clínico (com currículo, de preferência), as especialidades que atendem e um blog com dicas e informações de saúde.

As mídias sociais tem uma força enorme entre os consumidores, para divulgar seu trabalho, seu dia a dia e se comunicar com os clientes é uma ótima opção.

No entanto, não se esqueça do que falamos mais acima! Segundo o código de ética da profissão não é permitido ter informações sensacionalistas, enganosas ou que prometem resultados surreais, entre outras.

É importante ler, entender e seguir a lista de proibições. Assim, você não terá problemas com as divulgações e seus clientes confiarão sempre em seu consultório médico.

3. Tenha um site profissional para seu consultório médico

Como citamos brevemente no tópico anterior, ter um site profissional para seu consultório médico é fundamental para marcar sua presença digital.

Um site único, com sua identidade visual, agradável e informativo, gera grande credibilidade e confiança ao consumidor.

É por meio desse site que o público terá o primeiro contato com seu consultório médico. 

Por tanto, a experiência que o usuário tiver em seu site será o ponto que determinará se ele entrará em contato ou não.

Sendo assim, vale a pena investir em uma empresa que realize a criação e manutenção do seu site.

Apenas assim você terá a garantia de que estará funcionando corretamente e sempre atualizado.

4. Faça um blog no site 

O blog está sendo muito utilizado hoje em dia, principalmente para deixar o site mais completo.

Isso porque ele é um canal de conversas, troca de ideias, dicas e sugestões.

Dessa forma, seu consultório médico consegue estabelecer um contato com o usuário de maneira didática, direta e leve.

Além disso, você expõe informações de forma mais livre e com uma linguagem menos formal, podendo tirar dúvidas e trazer várias novidades.

Porém, o blog vai muito além de apenas manter um contato com o público, ele tem um papel importante na parte de otimização.

Por meio dele é possível aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e divulgar assuntos relevantes para ajudar o seu site ser facilmente encontrado.

Realizando uma ação bem detalhada e estruturada de SEO, você conseguirá ficar bem posicionado no Google.

E por quê isso é positivo?

Ele é o maior buscador da internet e se você está em destaque nele, principalmente de forma orgânica, sua credibilidade aumenta bastante com o consumidor.

Além de tudo isso, você estará em destaque na maior vitrine de divulgação do mundo.

Assim, o blog se torna uma ferramenta essencial para seu consultório médico virar destaque no mercado.

5. Elabore conteúdos de qualidade e informativos

Comentamos acima que o blog é uma das principais ferramentas para você ser um destaque no mercado.

E o conteúdo de qualidade é a peça fundamental para essa ferramenta funcionar corretamente.

Para você ter um diferencial que agregue valor em seu site, blog ou mídias sociais, é necessário oferecer conteúdos atrativos e de qualidade para seus pacientes.

A dica que damos é contratar uma agência especializada ou contratar um freelancer que entende do assunto e das técnicas de SEO.

Mesmo tendo alguns custos com esse investimento, pode ter certeza que o retorno será certo!

Oferecer conteúdos com base científica e que agregue informações relevantes para o público faz sua autoridade crescer e, consequentemente, conquistar mais pacientes.

Além de conteúdos para blog, você também pode oferecer e-books, infográficos, vídeos, webinars, lives e posts nas mídias sociais.

O consumidor busca por informações todos os dias, procure entender qual tipo de conteúdo o seu público alvo consome e ofereça à ele. 

Isso faz com que o paciente se sinta seguro para cuidar da própria saúde e entenda que seu consultório médico preocupa-se com ele. 

Como consequência, o índice de fidelização após adotar essas práticas tem tudo para ser elevado.

6. Invista em e-mail marketing com conteúdos relevantes

O e-mail marketing é outra forma de manter um contato constante com o público.

Você pode usar esse recurso para mostrar um conteúdo bacana que foi lançado no blog, alguma novidade do consultório médico, notícias, entre muitos outros.

Sendo assim, sempre invista em conteúdos relevantes, pois além de ser lembrado pelos seus pacientes, o e-mail marketing é uma forma de captar novos clientes.

7. Conheça e monitore a concorrência

Com o mercado de consultórios médicos crescendo cada vez mais, é muito importante ficar de olho na concorrência.

Saiba quais são as clínicas próximas a você, quais são os serviços que oferecem e qual o sucesso com a clientela.

Assim, caso estejam tendo bons resultados, pesquise quais tipos de ferramentas de marketing estão utilizando e aplique no seu também.

Essa forma é uma boa base para apostar em estratégias que sejam realmente efetivas.

8. Cadastre-se no Google Meu Negócio

Que o Google é a maior vitrine do mundo já não é mais novidade para ninguém e o Google Meu Negócio pode te ajudar muito a se destacar no mercado.

Essa ferramenta pode auxiliar a impulsionar o site da sua do seu consultório médico, basta criar uma conta, preencher os requisitos corretamente e pronto!

É interessante, também, incentivar seus pacientes a avaliar e deixar comentários, assim, sua autoridade e confiabilidade aumentam.

9. Acompanhe os resultados das estratégias

De todas as ações que pontuamos acima, essa é a mais importante.

De nada vale uma estratégia de marketing bem definida sem ter um acompanhamento correto dos resultados que ela está trazendo.

Apenas com essa supervisão, será possível validar se as ações realizadas foram positivas ou não para o seu consultório médico.

Dessa forma, faça a mensuração dos resultados e análise alguns pontos como:

  • Métricas das redes sociais (normalmente elas possuem um painel que resume para você como foi o resultado daquela dia, semana, mês.);
  • Verifique se houve aumento na sua base de clientes;
  • Analise se os números de atendimento evoluíram;
  • Veja se o número de retornos cresceram;
  • Verifique se houve indicações de outros pacientes;
  • Acompanhe as métricas do seu site e blog;
  • Pergunte para os clientes novos onde te encontraram (indicação, google, mídia social).

Esses dados são de extrema importância para o seu negócio, só assim você saberá onde está acertando e investir mais.

Da mesma forma entenderá o que não está funcionando para você e deixará de investir ou quais ações serão necessárias para ajustar esse ponto. 

10. Use WhatsApp para contatos rápidos

O Whatsapp deixou de ser apenas um aplicativo de bate papo e está se tornando uma ferramenta muito importante para os negócios.

Atualmente, a plataforma oferece a opção comercial, que permite inserir informações como descrição, endereço, horário de atendimento, e-mail e site.

Sendo assim, ela é bem eficaz para marcar exames, confirmar agendamentos e dar alguns avisos de forma rápida e prática.

Marketing para Consultório Médico

11. Conheça seus pacientes

Você sabe responder a essas perguntas: Quem são os seus pacientes? O que eles desejam? Como você pode ajudá-los? Qual o maior problema deles?

A resposta delas é o ponto de partida para começar qualquer estratégia de marketing para seu consultório médico.

Isso porque ao conhecer seus pacientes, você consegue descobrir quais os principais termos que costumam pesquisar sobre um problema, quais redes sociais utilizam, e até mesmo, como preferem ser atendidos.

Sendo assim, após coletar todas essas informações, é o momento de pensar em como você conseguirá agregar valor ao paciente antes dele chegar em seu consultório.

A partir desse pensamento, você conseguirá construir uma estratégia mais assertiva de marketing e se destacar dos demais.

12. Estabeleça um bom relacionamento com os pacientes

Uma das formas mais eficazes de conquistar mais clientes é pelo famoso “marketing boca a boca”.

Ou seja, quando um paciente é bem atendido por você e todos da clínica, é bem provável que ele indique para familiares e amigos. 

Dessa forma, é essencial prestar um ótimo atendimento e estabelecer um relacionamento que gere conforto e segurança ao paciente.

Entretanto, é indispensável que você realize um treinamento com toda sua equipe, para que estejam alinhados e compatíveis com a visão e missão do seu consultório médico.

13. Inovação e modernização do consultório médico

Atualmente o mundo tem passado por uma grande transformação digital, e, caso você não acompanhe, poderá ficar para trás!

Existem diversas ferramentas que podem potencializar e automatizar o trabalho de um profissional da saúde.

Sendo assim, essas tecnologias vão muito além de novos equipamentos. São os casos de softwares que auxiliam na gestão do consultório médico.

Além disso, você também tem a possibilidade de utilizar as plataformas de telemedicina e atender os pacientes sem precisarem sair de casa.

Por isso não tenha receio de inovar! Os pacientes se impressionam com a modernização de serviços, tornando seu consultório um destaque entre os concorrentes.

14. Ofereça um ambiente acolhedor em seu consultório médico

Oferecer um ambiente acolhedor para os pacientes faz com que a experiência em seu consultório seja diferente dos demais.

Cores, cheiros e sons nos causam sensações que podem ser positivas ou negativas, o que impacta diretamente na experiência com o seu serviço.

Sendo assim, um dos problemas mais comuns é o atraso no início do atendimento, fazendo com que o paciente passe mais tempo na sala de espera.

Então, para tornar esse momento mais tranquilo para ele, disponibilize alguns recursos como:

  • Internet Wi-Fi;
  • Assentos confortáveis;
  • Revistas, livros, jornais;
  • Área de entretenimento para crianças;
  • Bebidas e alimentos.

Assim, o paciente estará mais receptivo em relação ao atraso e a experiência que teve em seu consultório médico será bem mais agradável.

15. Invista em melhorias no atendimento

Mesmo com toda essa evolução tecnológica, o atendimento personalizado é um dos aspectos que mais influenciam o paciente.

Por isso, além de estabelecer padrões, capacitar e treinar os seus funcionários, procure investir em melhorias que otimizem o seu atendimento.

Dessa forma, as atendentes e até mesmo você, passarão a ter mais tempo disponível para se dedicar ao cliente.

16. Esteja sempre bem apresentável

A frase “A primeira impressão é a que fica” nunca foi tão importante.

Ter uma boa apresentação e uma postura profissional faz toda a diferença para o paciente ao entrar pela primeira vez no consultório médico.

Afinal, sentir-se confortável e confiar na pessoa que irá cuidar dele é tão importante quanto qualquer ação de marketing.

17. Seja pontual

Essa é a qualidade que realmente traz um diferencial para o profissional de saúde: a pontualidade.

Afinal, quando os pacientes marcam um horário, eles esperam que a consulta ocorra conforme agendado.

Ao ficar aguardando em razão de seu atraso, você passa ao paciente uma imagem negativa.

Sendo assim, ao ser pontual, você passa uma imagem de compromisso, de cuidado e atenção ao paciente.

Com certeza ele sairá com uma imagem positiva e indicará seus serviços a outras pessoas.

18. Dê total atenção ao paciente

Tratar bem o paciente é primordial.

A atenção, o respeito e a cordialidade com o paciente e seus familiares devem ser os requisitos principais de todo o atendimento em seu consultório médico.

Ao dar entrada na clínica, os pacientes necessitam de cuidados. É um momento delicado tanto física quanto emocionalmente.

E a experiência que ele passar irá despertar ou não o interesse dele e de sua família em voltar à clínica.

Hora de colocar os conhecimentos em prática!

Chegou o momento mais importante de toda essa leitura, colocar as estratégias e ações em prática!

Pesquise bem seus pacientes e concorrentes, avalie o atendimento da sua equipe durante o dia, faça uma auto avaliação e siga todas as dicas que demos aqui.

Para ajudar a alcançar todo o potencial de seu consultório médico conte com a DNA Marketing Médico.

Com o poio de uma equipe focada e bem estrutura para atender todas as suas necessidades em relação à ações de marketing digital.

Apenas assim, você conseguirá ser um destaque no mercado e o médico favorito dos pacientes!

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