
Entenda o que é um consultório médico online e as vantagens dessa alternativa
A tecnologia avança a passos largos, e quem não acompanha acaba ficando para trás. Felizmente, a tecnologia sempre andou de mãos dadas com a medicina
Google Ads para Médicos (Você no Topo do Google, Conquiste mais Pacientes)
Desde que a internet se tornou uma realidade para a grande maioria das pessoas, o Google se transformou na principal fonte de informação, seja para descobrir endereços de serviços, lojas, ficar por dentro das últimas notícias, e até pesquisar assuntos diversos, desde história, artes, descobrir mais sobre algumas doenças e diversos problemas de saúde, até achar um hospital, ou médico, mais próximo
Embora esse comportamento não seja encorajado pelos médicos, fica impossível lutar contra o acesso às infindáveis informações que qualquer um pode obter pela internet (nem sempre confiáveis).
Mas, já entendendo o fato como realidade, impossível de ser freada, os profissionais de medicina já enxergam nesse comportamento uma real necessidade de se adequar aos novos tempos e, dessa forma, estão cada vez mais se introduzindo no mundo digital.
Assim, está cada vez mais comum, os médicos, independente de sua especialidade, investirem em sites próprios e, dessa forma, além de usarem o espaço virtual para esclarecerem possíveis dúvidas, ainda conseguem conquistar novos clientes.
E é nessa hora que o Google Ads faz toda a diferença.
Google AdWords, hoje conhecido apenas como Google Ads, é uma das muitas ferramentas essenciais para quem quer ser descoberto na internet, no seu caso, conquistar clientes e aumentar a sua presença no mercado.
Google Ads, basicamente, é a plataforma de anúncios do Google, lançada em 2000 e, desde então, é líder no mercado de Mídia Online.
Com o Google Ads é possível criar anúncios em resultado de Pesquisas, Display, no Youtube, Gmail e na Play Store.
Não é para menos que com todo o seu enorme alcance, o Google Ads já é sinônimo de visibilidade e de expansão, ajudando a impulsionar marcas e serviços, assim como, conquistar novos clientes.
E apesar de terem surgido outras opções no mercado, como a do Facebook, o Google Ads ainda lidera o ranking mundial de receita com publicidade online.
Ou seja, ainda é a ferramenta número um da maioria das empresas, marcas, pessoas, do mundo inteiro, tanto que, desde que surgiu, as receitas do AdWords só crescem, ano após ano.
Quem ao pesquisar no Google já não se deparou com um monte de links em destaque nos resultados? Ou mesmo, quem nunca reparou naqueles banners de anúncio em sites, ou páginas, enquanto navega? Ou ainda, se deparou com anúncios ao assistir a um vídeo no YouTube?
Pois é, embora sejam exemplos diferentes, os três são tipos de anúncios: em pesquisa, em sites e no YouTube.
E o que os três têm em comum é que podem ser criados e gerenciados através do Google Ads.
Ou seja, Google Ads oferece diferentes tipos de anúncios para que consiga captar novos clientes, enfim, ser encontrado por usuários interessados em sua especialidade.
Por isso, a importância de realizar um bom trabalho com a ferramenta.
Então, com o Google Ads você pode segmentar os anúncios, investindo em uma audiência qualificada, que tenha relação com o seu ramo.
Google Ads, na verdade, é mais do que uma simples ferramenta de publicidade, pois ela irá levar a sua mensagem para uma audiência qualificada, por meio de uma segmentação altamente específica.
Dessa forma, assim que uma busca é realizada, a pessoa vai receber um anúncio de um produto ou serviço relacionado ao que ela está procurando. E para chamar mais a atenção, os anúncios são criteriosamente posicionados, em locais estratégicos da página, como, por exemplo, no topo, laterias, ou rodapé.
E mais, Google Ads não só pode mostrar seu anúncio na área de pesquisa, como, também, exibi-lo em forma de banner ou vídeo em diversos sites parceiros.
Segundo a própria plataforma, o Google Ads possui 4 principais formas de anúncios, que são:
São aqueles anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave como, no caso acima, “cardiologista”. Os anúncios aparecem destacados no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) e com uma pequena legenda de “Anúncio”, indicando que é um link patrocinado.
Esse formato é bem eficaz para quem deseja alcançar mais clientes e o melhor é que você (anunciante) só irá pagar quando alguém clicar no link do resultado para acessar o seu site.
Quando são devidamente planejados, esses anúncios podem significar uma excelente relação entre custo e benefício para você ou sua clínica.
Esse estilo de campanha consegue alcançar nada menos que 90% dos usuários da internet em todo o mundo, e aparece em websites, páginas de notícias e blogs que, juntos, formam a chamada Rede de Display do Google.
Na verdade, os anúncios gráficos do Google são exibidos em mais de dois milhões de sites e em mais de 650 mil aplicativos.
Esse tipo de anúncio possui diferentes opções de segmentação, podendo ser por palavras-chave, informações demográficas e remarketing.
Os anúncios gráficos podem aparecer das seguintes formas:
Provavelmente, você já deve ter visto aqueles anúncios que aparecem em alguns vídeos do YouTube, podendo ser antes da exibição de um vídeo, ou até durante o mesmo, então, é possível criar campanhas para serem veiculadas nessa plataforma.
Lembrando que o YouTube possui mais de um bilhão de usuários, e só precisaria selecionar o público-alvo desejado com base na idade, no sexo, no local, nos interesses e muito mais.
E mais, nesse tipo de campanha, você só paga se as pessoas interagirem, caso as pessoas pulem o vídeo antes de 30 segundos (ou antes do fim) você não pagará nada.
Esses anúncios são criados pensando nas pessoas que possuem aplicativos, certamente, no seu caso, seriam aplicativos voltados á saúde e bem-estar, aumentando seu alcance com a plataforma do Google. Dessa forma, poderia se promover, ou promover sua clínica para usuários de iOS ou Android.
Sem dúvida, uma das grandes vantagens de se investir em Google Ads é que, ao contrário do Marketing tradicional, é seu alto poder de segmentação de público, já que é possível criar campanhas muito específicas e bem mais eficazes, nas quais podem ser usadas, dentre muitas outras, estratégias como:
Vale lembrar que é possível combinar todas essas segmentações para um melhor resultado, garantindo campanhas altamente efetivas e com um ótimo retorno para você, ou sua clínica.
Não é de hoje que o Google já virou parte de nossas vidas, quem nunca recorreu a ele para tirar alguma dúvida, encontrar algum produto ou serviço, enfim… quem nunca “deu um Google”?
Nada menos que 4 bilhões de pessoas pesquisam no Google diariamente, quer melhor vitrine que essa?
Certamente, isso não significa que você, seu consultório, ou clínica, terão todo esse alcance mas, com certeza, ganharão muito mais visibilidade e chances de alcançar novos clientes, principalmente, se souber trabalhar bem o Google Ads.
E acho que nem é preciso ressaltar a rapidez dessa ferramenta, pois é possível colocar sua campanha no ar hoje e obter os primeiros resultados em poucas horas.
Mas, o destaque, nesse caso, é o poder de analisar os resultados, já que a plataforma é integrada com o Google Analytics. Assim, caso um determinado anúncio não esteja alcançando o desempenho esperado, podem ser aplicadas mudanças rapidamente.
Mas, o destaque, nesse caso, é o poder de analisar os resultados, já que a plataforma é integrada com o Google Analytics. Assim, caso um determinado anúncio não esteja alcançando o desempenho esperado, podem ser aplicadas mudanças rapidamente.
Na verdade, Google Ads é uma ferramenta super democrática, por isso está a cada dia mais popular, permite que cada um defina quanto gastar, que pode ser de acordo com suas possibilidades econômicas, como também, de acordo com os resultados.
Agora que já conhece um pouco mais a ferramenta, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, começar a criar seus anúncios.
Não sabe por onde começar? Então, confira abaixo um passo a passo para que consiga anunciar de forma simples e rápida:
Vale lembrar que, sempre que achar necessário, poderá mudar a configuração de seu anúncio.
Agora que já se cadastrou e já sabe como anunciar, é hora de otimizar seus anúncios, para que os resultados sejam os melhores possíveis. Confira abaixo algumas dicas:
Qualquer boa campanha de Google Ads deve começar com uma boa pesquisa de palavras-chave, para que não deixe termos de fora e consiga descobrir sempre novos, dessa forma, alcançando ainda mais pessoas nas pesquisas.
Vale ter em mente que os relatórios gerados pelo sistema do Google Ads são extremamente eficazes para a pesquisa das palavras-chaves, já que indicam, por exemplo, quais as buscas dos usuários que geraram mais cliques, possibilitando que, a partir disso, possa chegar à novas palavras-chave para adicionar à campanha, assim como, descobrir aquelas que não estão rendendo e, portanto, devem ser eliminadas.
É fundamental segmentar os anúncios, identificando o grupo de interesse, tornando a estratégia de marketing mais efetiva, alcançando seu público-alvo e, assim, conquistando novos clientes, de uma forma mais prática e simples.
Ainda subestimado por muitos, o horário e dia da circulação dos anúncios pode fazer toda a diferença no resultado. Acredite, alguns anúncios geram mais cliques nos fins de semana, outros após o horário comercial. Por isso, vale a pena estudar o relatório fornecido e descobrir quando seus anúncios geram mais interação do público, e assim, fazer essa otimização.
Já pensou oferecer seu anúncio com outros colegas (de outras especialidades)? Pois é, uma boa ideia é dividir o orçamento de campanhas com a mesma demanda, comportamento e estratégias, ou seja, o anúncio estará valendo mais e chegará a mais pessoas, não perdendo espaço para aqueles concorrentes que investem mais.
E, certamente, muitas outras otimizações podem ser feitas e surgem novas possibilidades de tempos em tempos, por isso, vale ficar sempre de olho no mercado e usar os relatórios como boa estratégia.
Por fim, é preciso ressaltar que, quando usada da forma adequada, o Google Ads pode ser um ótimo aliado na hora de conquistar novos clientes e fortalecer seu nome, ou nome de sua clínica.
A tecnologia avança a passos largos, e quem não acompanha acaba ficando para trás. Felizmente, a tecnologia sempre andou de mãos dadas com a medicina
Que estratégia você usaria para se destacar em um ambiente tão competitivo como o da saúde? Como ser uma referência em sua área? Como ganhar
Uma imagem vale mais que mil palavras… quem já não ouviu essa frase? Exagero ou não, o fato é que uma imagem pode dizer muito
Ninguém duvida que estamos na era da imagem, onde ela pode, e deve, representar os valores e propósitos de uma marca, ou serviço, e isso
Com o progresso da tecnologia nos últimos anos, os profissionais da área de saúde, encontraram novas maneiras de atender pacientes, como a prática da telemedicina
Entre todos os canais de marketing digital para médicos disponíveis, atualmente um se destaca pela eficiência, baixo custo e fácil distribuição de conteúdo: o Instagram.