Quando se trata de marketing, os médicos tem seus próprios desafios a superar. No entanto, são muitos os benefícios do marketing médico. Assim, investir tempo e dinheiro nele é uma ótima ideia quando o objetivo é conquistar novos pacientes e manter os já existentes.
Continue lendo este artigo especial e descubra os principais desafios do marketing médico.
Boa leitura!
O marketing médico
Marketing médico é a prática de promover serviços e práticas médicas para atrair e reter pacientes, melhorar a visibilidade e reputação de uma clínica ou profissional de saúde, e educar o público sobre questões de saúde.
A prática abrange uma série de estratégias e técnicas adaptadas especificamente para o setor da saúde, visando conectar médicos e clínicas com pacientes em potencial e comunicar eficazmente seus serviços e especialidades.
Para saber mais sobre marketing médico, leia As melhores estratégias de marketing médico para o sucesso da sua clínica ou consultório.
Conheça os principais benefícios do marketing médico
Confira alguns dos principais benefícios do marketing médico para sua clínica ou consultório.
1. Melhoria no reconhecimento da marca
Embora um ponto sobre reconhecimento de marca possa parecer mais adequado para uma empresa de varejo, empresas de saúde, como hospitais, consultórios e clínicas, também são marcas. Assim, eles também exigem, tanto quanto outros setores, de um forte nível de reconhecimento de marca para ter sucesso.
Afinal, há um aspecto subestimado da escolha do consumidor na área da saúde: os pacientes podem escolher as empresas em que confiam seu bem-estar, colocando empresas e profissionais em competição direta entre si.
De acordo com um estudo do Pew Research Center , mais de 77% dos pacientes de saúde iniciam sua jornada para receber tratamento em mecanismos de busca.
O marketing médico oferece às organizações a melhor chance possível de atrair novos pacientes, exibindo seus serviços de maneira acessível e atraente.
Sobre o assunto, leia nosso artigo Marketing médico: como construir uma marca pessoal forte.
2. Alcance de novos públicos
Outro benefício do marketing médico é a possibilidade de alcançar novos públicos.
Nos últimos anos, a maneira como o público reúne e responde às informações mudou drasticamente, devido ao crescimento das mídias sociais e os profissionais de saúde devem acompanhar os tempos e adaptar seus esforços de marketing a esses novos canais.
Como resultado, novos públicos que antes não tinham conhecimento ou não estavam familiarizados com uma prática médica passam a ter acesso a novas informações.
Pacientes mais jovens têm muito mais probabilidade de encontrar (e serem receptivos a) posts em redes sociais, por exemplo. Ao contrário de pessoas mais velhas, que acabam procurando o consultório por meio de indicações ou informações em mídias tradicionais.
E que tal saber mais sobre a fidelização e atração de pacientes lendo Veja como atrair e fidelizar pacientes com o marketing médico.
3. Vantagem competitiva
O mercado de saúde é muito concorrido e essa competição dá origem à necessidade dos médicos divulgarem seus serviços e se apresentarem como a opção mais confiável para o público que necessita dos seus cuidados.
E é por meio das ferramentas de marketing é que os profissionais de saúde podem se comunicar diretamente com possíveis pacientes sobre:
- O nível de atendimento que os pacientes receberão.
- A qualidade dos serviços oferecidos.
- Os benefícios dos seus serviços de saúde.
- Lembretes como vacina contra gripe e exames.
A necessidade de uma estratégia de marketing competitiva que ressoe com os clientes se torna ainda mais urgente ao considerar o aspecto de retenção vitalícia. Mais do que ganhar um paciente, é preciso garantir que ele continue usando seus serviços de saúde.
Por isso, a consistência da marca entra em jogo. Uma abordagem unificada para promover os benefícios de um profissional de saúde é uma maneira eficaz de manter a fidelidade do paciente.
O marketing de relacionamento é peça fundamental na fidelização de pacientes. Por isso leia O marketing de relacionamento na área médica: o que é e como aplicar na sua clínica ou consultório.
4. Reduzir a propagação de desinformação
Uma das preocupações mais urgentes para todos os profissionais de saúde é a disseminação de desinformação. Muito mais do que em outros setores, a exigência de informações corretas e comprovadas pela ciência é uma prioridade fundamental, já que a saúde e a vida humanas podem estar em risco.
Neste ponto, é importante lembrar que marketing não é apenas promoção de marca, mas uma ferramenta estratégica usada por empresas para comunicar informações essenciais sobre seus produtos e serviços ao público. Os canais de marketing também são uma maneira eficaz de disseminar informações críticas para as pessoas.
Se os profissionais de saúde investirem em comunicação regular e direcionada com seus públicos por meio de serviços de marketing, os pacientes e clientes em potencial poderão receber informações mais precisas e úteis diretamente, o que levará ao fortalecimento dos laços entre médicos e pacientes.
Manter um blog no site do consultório ou clínica médica pode ser um diferencial. Para saber mais, confira Marketing médico digital: porque ter um blog no site do consultório ou clínica.
Aproveite todos os benefícios do marketing médico com a DNA Marketing Médico
É inegável que os benefícios do marketing de saúde superam amplamente os desafios. A saúde é um serviço válido que requer publicidade otimizada e estratégica, assim como qualquer outra disciplina. Mas por onde começar?
Pois bem, comece contratando os serviços de uma agência de marketing médico.
Ela deve ser capaz de desenvolver uma estratégia de marketing personalizada que atenda às suas necessidades específicas. Afinal, uma estratégia bem elaborada é a chave para o sucesso do marketing digital.
E importante destacar aqui que a elaboração de estratégias de marketing digital depende de constante análise de métricas relevantes, que devem ser acompanhadas ao longo do tempo. Portanto, ao pesquisar por uma agência de marketing digital para médicos, questione como ela apresentará os resultados obtidos com as suas ações de marketing.
E se você pensa que encontrar a agência certa para você é uma tarefa complicada, não se preocupe!
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Então, não perca mais tempo, venha conversar com um de nossos especialistas e comece agora mesmo a construir e fortalecer sua marca pessoal, atrair e fidelizar pacientes com a ajuda do marketing médico!