Muitos profissionais de saúde têm dúvidas sobre o que pode ser feito na hora de divulgar consultório ou clínica. Para te ajudar, preparamos este conteúdo. Confira!
A divulgação do consultório ou clínica médica
Você pode e deve fazer divulgação do seu consultório. A divulgação é uma parte importante da estratégia de gestão de qualquer negócio, inclusive de clínicas médicas.
No entanto, é preciso seguir algumas regras e regulamentações em torno da divulgação de consultórios médicos.
Assim, antes de iniciar qualquer campanha de marketing médico, é crucial verificar e compreender as leis e regulamentos, bem como as diretrizes éticas da associação médica a que você pertence. Algumas áreas podem ter restrições específicas sobre o tipo de informação que pode ser divulgada e até mesmo a linguagem que pode ser empregada em materiais de marketing médico.
Profissionais médicos possam comunicar informações básicas, como a especialização, localização do consultório, horário de atendimento, e formas de contato.
Se atualize sobre as novidades envolvendo a regulamentação do marketing médico, leia nosso artigo Novas regras do CFM para o marketing médico: confira as principais mudanças.
Os limites do marketing médico
Para divulgar consultório ou clínica médica, é preciso saber que o marketing médico é regulamentado por leis e códigos de ética. É importante estar ciente dos limites do marketing médico para evitar problemas legais.
O Conselho Federal de Medicina (CFM), estabelece normas para a publicidade dos profissionais da área médica. E, essas normas, quando não observadas, podem resultar em sanções disciplinares e prejuízos à reputação do profissional e da instituição de saúde.
Para começar, vale destaca que a Resolução CFM Nº 1.974/2011 do Manual de Publicidade Médica, traz a seguinte definição de publicidade ou marketing médico:
Entende-se por anúncio, publicidade ou propaganda a comunicação ao público, por qualquer meio de divulgação, de atividade profissional de iniciativa, participação e/ou anuência do médico.
Algumas das principais regras do CFM incluem:
- O médico não pode fazer autopromoção excessiva, sensacionalismo ou utilização de expressões de superlativo para se promover.
- Testemunhos de pacientes e garantias de resultados específicos são proibidos.
- Anúncios comparativos que manchem a imagem de outros profissionais são vedados.
- O médico pode divulgar seus títulos acadêmicos, especializações e qualificações, caso seja feito de forma moderada e objetiva.
- O uso de redes sociais deve ser feito com ética, evitando divulgação excessiva de casos clínicos, diagnósticos e procedimentos.
- A divulgação de imagens de pacientes e casos clínicos deve ser feita com autorização prévia e respeitando a privacidade.
- É permitido o esclarecimento de dúvidas gerais sobre doenças, procedimentos e cuidados de forma educativa, desde que não configure autopromoção.
- A angariação de clientela, com oferta de vantagens e benefícios para atrair pacientes, é proibida.
- A divulgação de preços de serviços médicos deve ser moderada, sem caráter mercantilista.
- A publicidade institucional do consultório ou clínica deve ser moderada, sem caráter comercial excessivo.
Quer saber mais sobre o assunto, vale a pena a leitura do artigo Ética no marketing médico: como divulgar serviços de acordo com normas do CFM.
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