As melhores estratégias de marketing médico para o sucesso da sua clínica ou consultório

melhores estratégias de marketing médico

No cenário em constante evolução dos cuidados de saúde, manter-se à frente da concorrência é crucial. Por isso, aqui estão as melhores estratégias de marketing médico que podem ajudar sua clínica ou consultório prosperar. Confira!

Melhores estratégias de marketing médico

Veja algumas das melhores estratégias de marketing médico e utilize aquelas que mais fizerem sentido para você e sua especialidade médica.

1. Abrace a telemedicina

A telemedicina mudou o jogo na saúde, especialmente após a pandemia de COVID-19. Assim, oferecer consultas virtuais pode aumentar a acessibilidade e comodidade para seus pacientes. 

Para isso, invista em software e aplicativos específicos que garantem a privacidade e segurança das informações dos pacientes.

2. Otimize para SEO local

Garanta que seu consultório ou clínica apareça nos resultados de pesquisa local, otimizando seu site para SEO local.

Inclua palavras-chave relevantes, sua localização e informações de contato.

E por falar em SEO, leia nosso artigo SEO para médicos: não deixe essa estratégia de lado.

3. Utilizar as mídias sociais

As plataformas de mídia social são uma ótima maneira de se conectar com seu público. Compartilhe conteúdo informativo, depoimentos de pacientes e visões dos bastidores de sua prática.

Entre os benefícios das redes sociais para os médicos podemos citar:

  • Maior alcance de público.
  • Ter mais um canal de comunicação.
  • Facilidade na interação com os pacientes.
  • Mais visibilidade para sua clínica/consultório.
  • Gerar autoridade.

Sobre este assunto, confira nosso artigo Médico: como fazer sucesso nas redes sociais.

Agência de marketing médico: como atrair pacientes online para meu consultório médico - Melhores estratégias de marketing médico
Melhores estratégias de marketing médico

4. Invista em marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica que tem como foco a criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido.

Crie conteúdo relevante, como postagens em blogs, e-books e infográficos, para educar seu público sobre questões de saúde. Isso não apenas posiciona você como um especialista, mas também melhora sua classificação de SEO.

Para saber mais sobre marketing de conteúdo para médicos, leia nosso artigo Marketing médico: como fazer marketing de conteúdo para médicos.

5. Promova lives médicas

As lives médicas são transmissões ao vivo pela internet nas quais médicos, especialistas de saúde e profissionais da área compartilham informações, tiram dúvidas e interagem com o público em tempo real.

Elas permitem que médicos demonstrem seu conhecimento, estabeleçam autoridade em suas respectivas áreas e construam relacionamentos sólidos com pacientes atuais e potenciais.

Instagram não é a única rede social que permite transmissões ao vivo. Porém, é uma das preferidas pela rapidez e simplicidade com que os usuários podem fazer uma live.

As lives médicas vieram para ficar e se você também quer aderir à tendência, leia Dicas para fazer uma live médica de sucesso.

6. Ofereça agendamento online

Facilite o agendamento de consultas pelos pacientes com um sistema de agendamento on-line.

Essa é uma excelente maneira de melhorar a experiência do paciente e reduzir a carga de trabalho administrativo.

7.  Foque no atendimento humanizado

Atendimento humanizado é um conceito cada vez mais presente nas organizações, principalmente, nas relacionadas ao campo da saúde. O conceito de humanização engloba compreender e ouvir as necessidades e queixas de qualquer pessoa com real interesse, respeito, cordialidade e empatia.

O atendimento humanizado acredita na construção do relacionamento para promover melhorias ao paciente, físicas e psicológicas.

Ele considera o cuidado com o paciente na totalidade, unindo a qualidade técnica do tratamento ao relacionamento desenvolvido com o paciente, a família e a equipe. No mais, ele visa a constante melhoria da comunicação entre médico/paciente, estabelecendo uma relação mais próxima, que preze pelo respeito, atenção e ética.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso artigo Atendimento humanizado: qual a importância desse conceito nos dias atuais.

8. Use o WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta importante, tanto para os médicos quanto para os pacientes. Trata-se de um meio de comunicação complementar, que tem tudo a ver com a telemedicina.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina, 85,02% dos profissionais da saúde aprovam o uso de aplicativos de mensagens com seus pacientes.

Assim, não fique para trás, introduza o WhatsApp no trato diário com seus pacientes.

Tem dúvidas sobre como utilizá-lo? Confira o artigo Whatsapp para Médicos: 10 dicas para utilizar a ferramenta!

9. Conte com a ajuda de quem entende das melhores estratégias de marketing médico

Se você está querendo investir no marketing médico, saiba que nada melhor do que contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing médico digital.

Mas antes de contratá-la, certifique-se de que a agência possui experiência específica no setor de saúde, compreendendo as nuances e regulamentações únicas associadas ao marketing médico.

A agência deve estar bem informada sobre as normas que regem o marketing médico. Isso é fundamental para evitar problemas éticos e legais.

Falando em normas que regem o marketing médico, vale a pena dar uma espiada no nosso artigo Novas regras do CFM para o marketing médico: confira as principais mudanças.

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