O setor de saúde pode ter sido lento para adotar técnicas de marketing e publicidade em mídias sociais, mas os profissionais de saúde de hoje estão abertos a explorar novas plataformas e estão cada vez mais usando o Instagram no marketing médico.
Quer entrar nessa tendência também? Descubra como usar o Instagram a seu favor neste nosso novo conteúdo!
O Instagram para profissionais de saúde
Existem inúmeros canais pelos quais os médicos podem divulgar o seu trabalho. Entre eles, um tem se destacado por diversos motivos, trata-se do Instagram.
E se você não sabe o que o Instagram tem a oferecer para sua clínica ou consultório médico? Você não está sozinho. Muitas pessoas acreditam que a “Geração Z” e os adolescentes são muito mais ativos do que outros grupos na plataforma de mídia social centrada em fotos, porém as estatísticas podem surpreendê-lo:
- O mesmo número de pessoas entre 25 e 34 anos (32% dos usuários) usa o Instagram, assim como pessoas entre 18 e 25 anos (32% dos usuários).
- Adolescentes representam apenas 7% dos usuários do Instagram.
- 15% dos usuários do Instagram têm entre 35 e 44 anos (131 milhões de pessoas).
(Fonte: Hootsuite)
Esses são os principais tomadores de decisões de saúde para si e suas famílias. E é possível atingir esses grupos demográficos por meio de marketing direcionado no Instagram, desde que você tenha uma estratégia sólida em mente.
No Instagram o mais importante é ter um conteúdo de qualidade e atrair o maior número de seguidores possível. Sem a presença dessas pessoas, de nada adianta todo o esforço e dedicação.
Você pode pensar ainda que relacionar um médico a uma rede social é um tanto estranho, pois associamos a figura de um profissional sério a uma ferramenta mais visual. Porém, se olharmos suas funcionalidades, veremos como ele pode ser útil para quem quer expandir seu campo de abrangência e obter mais visibilidade.
Aproveite e leia também Médico: como fazer sucesso nas redes sociais.
Como os profissionais de saúde podem usar o Instagram
Confira agora como usar o Instagram em benefício do seu consultório ou clínica médica.
1. Crie credibilidade e eduque os pacientes
Infelizmente, há muita desinformação na internet, e isso pode ser especialmente prejudicial quando se trata de medicina. O Instagram é um lugar popular para encontrar uma comunidade e buscar respostas. Mas essas “respostas” nem sempre estão enraizadas na ciência.
Médicos e organizações médicas têm a oportunidade de combater esse problema enquanto também trabalham para construir suas marcas. Ao criar conteúdo confiável e de alta qualidade e compartilhá-lo em plataformas como o Instagram, você pode alcançar novos pacientes em potencial enquanto ajuda a educar o público em geral sobre questões importantes de saúde.
No entanto, quando seu conteúdo é promovido apenas organicamente (sem a ajuda de publicidade), dá um certo trabalho começar a construir um público.
Assim, será necessário postar conteúdo frequente e encontrar um nicho para ganhar seguidores. Mas é importante saber que seguidores raramente se traduzem em pacientes reais.
2. Atraia novos pacientes com as postagens suas Instagram
O Instagram é perfeito quando se trata de atrair novos pacientes. Porém, é importante adotar estratégias que promovam o engajamento, a confiança e a visibilidade da clínica ou do profissional de saúde.
Além de compartilhar informações úteis sobre prevenção de doenças, tratamentos, sintomas e cuidados gerais com a saúde, é preciso existir humanização, interatividade e engajamento. Para isso, é importante que você:
- Apresente os profissionais da equipe, compartilhando suas especialidades, experiências e abordagens. Isso cria uma conexão pessoal com os seguidores.
- Compartilhe histórias de pacientes (com permissão) que tiveram experiências positivas. Isso gera confiança e credibilidade.
- Mostre os valores e a missão da clínica, destacando o cuidado e a dedicação ao paciente.
- Faça postagens convidando os seguidores a enviar perguntas sobre saúde, e responda-as em vídeos ou posts.
- Seja ativo na interação com os seguidores, respondendo a comentários e mensagens diretas de maneira atenciosa e profissional.
3. Recrute os melhores profissionais para o seu time
Você ainda pode usar o Instagram para promover para fins de recrutamento de colaboradores para seu consultório ou clínica médica.
Todos nós já ouvimos sobre como os empregadores costumam analisar as redes sociais dos candidatos em potencial. Mas os funcionários em potencial fazem o mesmo.
O Instagram é a plataforma visual perfeita para mostrar sua organização, sua cultura e a rotina no trabalho. Assim, você pode atrair funcionários motivados e alinhados ao seu perfil profissional.
Publique depoimentos em vídeo ou textos de funcionários atuais sobre suas experiências na empresa. Isso pode mostrar os valores e o ambiente de trabalho de uma perspectiva interna.
Compartilhe fotos e vídeos dos bastidores, mostrando o ambiente de trabalho, eventos internos, e momentos de descontração. Isso ajuda os candidatos a entenderem a cultura da empresa.
Por fim, crie postagens que destacam os valores, missão e visão da empresa, mostrando o propósito que move a organização.
E se um paciente passar pela sua página, ele ficará encantado ao ver que sua equipe está comprometida, feliz e engajada para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.
Instagram e o Conselho Federal de Medicina
Este é um ponto importante que não deve ser negligenciado.
O Conselho Federal de Medicina (CFM), estabelece algumas regras sobre publicações e exposição que valem para as redes sociais, como o Instagram.
É fundamental observar todos os itens vetados antes de começar com as postagens, para evitar problemas judiciais. Para isso, consulte o site do Conselho Federal de Medicina e saiba tudo o que pode e o que não pode.
E sobre este assunto, vale a pena conferir nossos artigos:
- Ética no marketing médico: como divulgar serviços de acordo com normas do CFM
- Novas regras do CFM para o marketing médico: confira as principais mudanças.
Quer investir no Instagram para médicos? Conte com a ajuda de uma agência de marketing médico digital!
O Instagram para médicos é um processo contínuo que exige dedicação e atenção aos detalhes.
Se você precisa de ajuda para cuidar do seu Instagram, nada melhor do que contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing médico digital.
E aqui na DNA Marketing Médico você encontra uma equipe pronta para criar sua logomarca e seu site profissional, bem como cuidar das suas redes sociais com técnicas e ferramentas que com certeza levarão seu negócio para outro patamar.
Então, não perca mais tempo, venha conversar com um de nossos especialistas e comece agora mesmo a atrair e fidelizar pacientes com a ajuda do marketing médico!