Já falamos aqui no blog sobre como fortalecer as redes sociais do seu consultório. Mas hoje, vamos falar especificamente do Instagram. Selecionamos as melhores dicas para Instagram de profissionais da saúde para você se destacar nesse mercado tão competitivo.
Confira nosso conteúdo e saia na frente!
O Instagram para profissionais da saúde
Como um profissional de saúde, você e saúde, você está sempre procurando por novos pacientes. Não importa se você oferece atendimento especializado ou generalizado, você está sempre buscando expandir sua prática.
As redes sociais são uma ótima maneira para se conectar com pacientes atuais e potenciais. E, entre tantas plataformas disponíveis, o Instagram se destaca.
Ele é uma ótima plataforma para se envolver e interagir com seguidores. Existem mais de 800 milhões de usuários ativos no Instagram e nele você poderá compartilhar conteúdo e se conectar com pessoas do seu público-alvo.
Dicas para Instagram: saia na frente dos outros profissionais da saúde
Para te ajudar a sair na frente de outros profissionais da saúde, confira nossas dicas para ter um Instagram mais estratégico.
1. Use hashtags
A primeira das dicas para Instagram é usar hashtags. Elas são frases e palavras-chave que você anexa a posts em mídias sociais.
O Instagram é um hub para hashtags, e a plataforma permite que você use até 30 hashtags em seu post. Embora não seja recomendado que você atinja esse limite, você tem a liberdade de usar mais de uma hashtag.
Elas são uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade das postagens e alcançar um público mais amplo. Elas ajudam a categorizar o conteúdo e permitem que pessoas interessadas em determinados tópicos encontrem suas postagens com mais facilidade.
Aqui estão algumas dicas e exemplos de como usar hashtags de forma eficaz no Instagram:
- Utilize hashtags que sejam diretamente relacionadas ao conteúdo da sua postagem.
- Misture hashtags com muitos usos, como #Saúde, #BemEstar, #Fitness, com hashtags mais específicas e menos usadas, como #TratamentoAutoimune, #DermatologiaEstética.
- Inclua hashtags relacionadas à sua localização para alcançar pessoas da sua área, como #SãoPaulo, #RJ, #Brasil.
- Use de 5 a 15 para manter a relevância e evitar parecer spam.
- Crie uma hashtag única para a marca, como #ClínicaSaúdeVida, para incentivar o engajamento e facilitar a busca por conteúdos relacionados à sua marca.
- Participe de campanhas e tendências atuais usando hashtags populares no momento, como #SetembroAmarelo ou #OutubroRosa.
- Interaja com as pessoas que usam sua hashtag.
2. Publique fotos e vídeos envolventes
Quando você posta conteúdo no Instagram, você quer que ele chame a atenção dos seus seguidores, certo?
A melhor maneira de fazer isso é postar conteúdo interessante. Você pode postar uma foto da sua equipe e uma citação deles, dos bastidores da sua clínica ou novos serviços que você está oferecendo. Essas são todas ótimas maneiras de fazer as pessoas se interessarem pelo seu conteúdo.
Porém, é importante publicar um conteúdo variado. Do contrário, as pessoas podem perder o interesse no seu perfil.
Assim, não poste sempre o mesmo tipo de foto ou de vídeo. Varie, sempre que possível, seus conteúdos.
Mas atenção, sempre use fotos e vídeos envolventes e de qualidade!
3. Interaja com os seguidores
O Instagram oferece uma ótima oportunidade para você interagir com seus seguidores. Incentive-os a comentar e compartilhar suas postagens e para isso você pode fazer uma pergunta e pedir que as pessoas respondam nos comentários. Essa é uma ótima maneira de fazer as pessoas interagirem com sua página do Instagram.
Outro método é postar uma foto onde eles devem marcar alguém nos comentários. Para sua prática de saúde, pode ser algo como “marque alguém que gostaria de saber isso” ou “compartilhe com alguém que também sofre com esse problema”. Isso faz com que as pessoas marquem seus amigos ou compartilhe sua foto, o que faz com que outras pessoas conheçam seu perfil.
Você pode ainda interagir com seus seguidores comentando em suas fotos que usam sua hashtag. Isso cria um relacionamento positivo com eles e os faz interagir mais em sua página.
4. Promova eventos importantes
Se sua clínica de saúde estiver organizando um evento especial, você pode usar sua postagem no Instagram para promover esse evento. Essa é uma ótima oportunidade para mostrar aos clientes eventos que sua clínica de saúde realiza.
Esse tipo de promoção funciona de duas maneiras:
Ela ajuda a construir a marca do seu negócio
Se você postar sobre eventos de caridade, isso diz muito sobre você. Outros eventos, como doações de sangue ou clínicas gratuitas de vacinação contra gripe, são ótimas coisas para promover.
Esse tipo de evento que beneficia a comunidade mostrar a dedicação da sua clínica em fornecer cuidados excelentes, e pode atrair muitas respostas dos seus seguidores.
Ela pode atrair pessoas para seus eventos
Ao compartilhar esses eventos nas mídias sociais, você pode atrair pessoas para comparecerem a eles. Isso pode ajudar seu evento a ser ainda mais bem-sucedido.
Essa é uma ótima maneira de promover seu evento em sua própria página e encorajar outros a espalhar a palavra.
5. Crie postagens informativas
O Instagram é um lugar popular para encontrar uma comunidade e buscar respostas. Mas essas “respostas” nem sempre estão enraizadas na ciência. Portanto, ao criar conteúdo confiável e de alta qualidade e compartilhá-lo no Instagram, você pode alcançar novos pacientes em potencial enquanto ajuda a educar o público em geral sobre questões importantes de saúde.
Você pode ensinar coisas às pessoas, como evitar que resfriados se espalhem, como se exercitar corretamente ou quando procurar um especialista.
6. Poste regularmente
No Instagram, a consistência nas postagens é crucial. As pessoas estão sempre rolando seus feeds em busca de novos conteúdos, e essa é a sua oportunidade de aparecer com frequência para os seguidores.
Para manter essa regularidade, é útil adotar uma identidade visual para todas as suas postagens. Assim, quando as pessoas estiverem navegando pelo feed, elas reconhecerão suas postagens. Use as cores da sua marca como esquema de cores para suas publicações.
Essa prática também ajuda a fortalecer o reconhecimento da marca. Usando consistentemente as mesmas cores, as pessoas começarão a associá-las ao seu negócio. Assim, ao verem uma postagem com essas cores, elas automaticamente lembrarão da sua marca.
A consistência é fundamental para construir sua marca. Ao manter uma presença constante no Instagram, você fortalecerá sua identidade de marca e atrairá novos leads.
Sobre a construção de uma marca pessoal forte, leia Marketing médico: como construir uma marca pessoal forte.
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