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Principais estratégias de marketing para cirurgia plástica

Estratégias de marketing para cirurgia plástica - Agência de marketing médico em Londrina

A cirurgia plástica é uma área de destaque, já que a demanda por esses serviços não para de crescer. Como resultado, a cada dia surgem mais cirurgiões plásticos e o mercado fica mais competitivo. Por isso, elaboramos este conteúdo especial com as principais estratégias de marketing para cirurgia plástica.

Confira e comece agora mesmo a criar e manter uma forte presença online.

Boa leitura!

Principais estratégias de marketing para cirurgia plástica

Confira as principais estratégias de marketing para cirurgia plástica para que sua clínica ou consultório se destaque da concorrência.

1. Entenda seu público-alvo

Um dos aspectos mais importantes para ter sucesso no marketing digital é saber como atingir e envolver com seu público-alvo, ou seja, o grupo demográfico mais comum que você atende.

O público-alvo de uma clínica de cirurgia plástica pode ser muito diferente do de outra clínica, mesmo que as práticas sejam semelhantes.

Os serviços que você oferece terão um impacto significativo em quem será seu público-alvo. Por exemplo, se sua clínica é especializada em cirurgia de redução de mama, você sem dúvida terá mais pacientes mulheres do que homens, e suas estratégias de marketing devem refletir isso.

2. O site da sua clínica deve educar e ser interativo

Outro aspecto que deve considerado em uma estratégia de marketing médico é garantir que o site da sua clínica não seja apenas uma presença estática online, mas sim uma plataforma dinâmica que educa e envolve os visitantes.

Seu site costuma ser o primeiro ponto de contato para pacientes em potencial, então ele deve servir como um recurso valioso e um meio de transmitir confiança e autoridade.

Assim, seu site deve educar e envolver, ser claro e fornecer informações detalhadas sobre os serviços que você oferece. Deve ainda usar uma linguagem simples e sem jargões para descrever os benefícios, riscos potenciais e resultados esperados do procedimento para os pacientes entenderem o que você está oferecendo. Interessante incluir também conteúdo sobre cuidados pré e pós-operatórios.

Outra boa ideia é criar uma seção dedicada de FAQ (perguntas frequentes) que aborde perguntas e preocupações comuns. Isso pode ajudar pacientes em potencial a encontrar respostas rápidas para suas dúvidas, economizando tempo e melhorando sua experiência em seu site. Mantenha esta seção atualizada com novas perguntas e respostas conforme elas surgirem.

Além disso, ter formulários on-line que permitam aos visitantes solicitar consultas, fazer perguntas ou assinar boletins informativos facilmente é outra ótima maneira de melhorar o engajamento do seu site.

Por fim, fornecer ferramentas de agendamento de consultas on-line que permitam que pacientes em potencial reservem consultas ou procedimentos convenientemente por meio do seu site. Essa é outra maneira fantástica e simples de melhorar o envolvimento do paciente.

Leia também Criação de site para médicos: dicas para que a página inicial do site atinja seu alvo.

3. O conteúdo é essencial para ganhar classificações de pesquisa

Há uma razão pela qual a frase “o conteúdo é rei” é dita com tanta frequência quando o assunto é atingir um público maior. Isso ocorre porque o conteúdo original e orgânico é o aspecto número um se você deseja chamar atenção e atrair novos pacientes.

Isso pode incluir blogs, vídeos, imagens e artigos.

Quer saber mais sobre conteúdo? Confira Marketing médico: como fazer marketing de conteúdo para médicos.

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4. Utilize o Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta poderosas para gerar leads de pacientes locais de alta qualidade.

Ele permite que você alcance um público altamente segmentado que já demonstrara interesse em seus serviços. Mas para utilizá-lo de forma eficaz, certifique-se de implementar:

  • Pesquisa de palavras-chave.
  • Campanhas separadas do Google Ads para cada procedimento ou serviço que você fornece.
  • Texto de anúncio atraente e informativo que destaque os benefícios dos seus serviços.

5. Crie uma galeria de antes e depois

Galerias de antes e depois são uma das ferramentas mais poderosas que você pode usar para alavancar sua clínica de cirurgia plástica.

Antes de agendar uma consulta com um cirurgião plástico, a maioria dos pacientes pesquisa a clínica e uma das principais coisas que os pacientes em potencial procuram online são fotos e vídeos de antes e depois. Isso ocorre porque isso lhes dá uma boa ideia do que podem esperar de sua clínica.

Mas atenção, segundo a Resolução CFM n.º 2.336/2023, demonstrações de antes e depois devem ser apresentadas em conjunto com imagens contendo indicações, evoluções satisfatórias, insatisfatórias e possíveis complicações decorrentes da intervenção.

Se possível, mostre a perspectiva de tratamento para diferentes biotipos e faixas etárias, bem como a evolução imediata, mediata e tardia.

Já com relação ao uso de imagens do paciente, elas podem ser usadas, obedecendo os seguintes critérios:

  • o material deve estar relacionado à especialidade registrada do médico;
  • não pode acontecer nenhum tipo de manipulação na imagem;
  • o paciente não pode ser identificado;
  • a foto também deve vir acompanhada de texto educativo, ou seja, deve conter as indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar negativamente o resultado.

Sobre esse assunto, vale a pena conferir nosso conteúdo Novas regras do CFM para o marketing médico: confira as principais mudanças.

6. Aumento o engajamento nas redes sociais

O envolvimento com pacientes nas mídias sociais cria confiança, estabelece você como uma autoridade confiável e gera mais tráfego para seu site. Quanto mais plataformas de mídia social você estiver ativo, mais pacientes em potencial poderá alcançar.

Compartilhar postagens como vídeos, fotos e textos pode gerar atenção entre os espectadores e gerar compartilhamentos.

No mais, tendências atuais mostram que os consumidores têm mais probabilidade de seguir em frente com um determinado negócio quando o perfil responde prontamente, normalmente de 15 minutos a uma hora.

Embora isso possa parecer drástico, as pessoas são atraídas para práticas onde sentem serem ouvidas.

Asim, ao entrar em contato com seus pacientes nas mídias sociais e responder aos comentários ou postagens deles, eles têm mais probabilidade de permanecerem leais ou escolher sua prática em vez da de seus concorrentes.

E por falar em redes sociais, leia Marketing médico: como fortalecer as redes sociais do meu consultório?

7. Não ignore sua lista de e-mail

Sua lista de e-mail é um recurso valioso para nutrir leads, reter pacientes existentes e promover seus serviços.

Para alavancar sua lista de e-mail, certifique-se de segmentá-la com base em vários critérios, como interesses, localização e interações anteriores com sua prática.

Além disso, não se esqueça dos poderes do conteúdo, que pode ser personalizado e enviado por e-mail.

A dica aqui é implementar sequências de e-mail automatizadas, como e-mails de boas-vindas, acompanhamentos após consultas e instruções de cuidados pós-procedimento. Esses são ótimos métodos para melhorar a retenção e a fidelidade do paciente.

Quer saber mais sobre retenção e fidelização de pacientes? Confira Marketing médico: tudo que você precisa saber sobre fidelização de pacientes.

Estratégias de marketing para cirurgia plástica - Agência de marketing médico em Londrina

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