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Estratégia de SEO para médicos: o que não pode faltar

Marketing médico - Agência de marketing médico - Estratégia de SEO para médicos
Já abordamos aqui no blog sobre a importância do SEO para o marketing médico. E hoje, falaremos sobre o que não pode faltar em uma estratégia de SEO para médicos.
Afinal, pesquisas indicam que 75% dos usuários da Internet não olham além da primeira página dos resultados de pesquisa. Se você não estiver entre os primeiros resultados, perderá tráfego valioso da web, o que significa perda de possíveis pacientes para o seu consultório ou clínica.

E para evitar isso, a melhor ideia é implementar estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa para melhorar sua classificação nas pesquisas. Uma estratégia de SEO poderosa pode auxiliá-lo a se classificar de forma mais competitiva e permitir que você direcione mais tráfego na web.

O que é SEO para médicos?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou, em português, “otimização para motores de busca”. Esse termo complicado nada mais é do que o sistema utilizado pelo Google para ranquear os sites, colocando-os em ordem de relevância, conforme os critérios do algoritmo da empresa. 

Tal mecanismo funciona, principalmente, pelo uso de palavras-chave. Por exemplo: você é um pediatra de Curitiba. Os termos que não pode deixar de utilizar no seu site, portanto, são: “pediatra” e “Curitiba”.

Dessa forma, quando uma pessoa pesquisar por esse tipo de atendimento, há maiores chances dela ver a sua página nos primeiros links dos resultados.

Isso é importante porque são os sites que estão no topo da lista que recebem a maior quantidade de cliques. Afinal, lembre-se que raramente pesquisamos até a segunda página do Google, não é mesmo?

O que não pode faltar em uma estratégia de SEO para médicos?

Uma estratégia de SEO é um plano para otimizar seu site para mecanismos de pesquisa. Desenvolver, implementar e manter uma estratégia de SEO pode ajudar sua empresa a melhorar suas classificações de pesquisa, gerar conversões e gerar tráfego orgânico na web.

Ao desenvolver uma estratégia de SEO para médicos, concentre-se nestes quatro pontos para obter os melhores resultados.

1. Palavras-chave de cauda longa

Se você deseja que o site da sua clínica ou consultório tenha uma boa classificação nos resultados de pesquisa, use palavras-chave específicas. Você pode adicionar conteúdo do site, títulos, descrições e muito mais.

Palavras-chave de cauda longa contêm três ou mais palavras-chave. Por exemplo, “dermatologista especialista em cabelo” e “médico nutrólogo em Curitiba” são palavras-chave de cauda longa.

Você também pode usar o Google Trends para ver o que os usuários estão pesquisando. Ele mostrará interesses ao longo do tempo. Você também pode alterar a região para se adequar ao seu público.

A análise de tendências para suas palavras-chave de cauda longa pode ajudá-lo a entender o que seu público-alvo está procurando online. Em SEO, isso costuma ser chamado de intenção de pesquisa.

Com análise de tendências e intenção de pesquisa adequadas, você pode determinar as palavras-chave de cauda longa que auxiliam o público a encontrar você em vez de seus concorrentes.

2. Design focado no usuário

O design focado no usuário é um dos elementos mais importantes da sua estratégia de marketing de SEO para médicos. Um aumento no tempo de permanência em seu site indica ao Google que seu site é relevante para seu público e aumenta as possibilidades do usuário marcar uma consulta e contratar os seus serviços.

Seu site deve ter conteúdo organizado e envolvente, formatação minimalista, fontes adequadas, uso de psicologia das cores, etc.

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Estratégia de SEO para médicos: o que não pode faltar

3. Site de carregamento rápido

De acordo com um veredicto de pesquisa do Google, cerca de 53% dos visitantes de sites móveis abandonarão o site se a página demorar para carregar mais de três segundos.

Quando os usuários visitam seu site, eles desejam acessar as informações necessárias rapidamente. Se o seu site não carregar, os usuários desistirão dele em favor de outro de carregamento mais rápido, aumentando a taxa de rejeição do site.

E, uma alta taxa de rejeição indicará às classificações do Google que seu site não atende à consulta de pesquisa do usuário.

4. Conteúdo de qualidade do site

Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica que tem como foco a criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido.

No caso do marketing de conteúdo para médicos, isso significa educar e informar os pacientes e outros profissionais de saúde sobre condições médicas, tratamentos, novidades em saúde e bem-estar. Isso tudo com o intuito de agregar valor à experiência do paciente e assim, solidificar a reputação do médico como um especialista confiável.

Ao criar conteúdo, é crucial apresentar tópicos e ideias relevantes. Atenha-se a ideias relacionadas a sua especialidade médica e use ferramentas de palavras-chave. Isso garante que você esteja direcionando o tráfego apropriado para o seu site.

O conteúdo de qualidade do site é essencial para uma classificação competitiva nos resultados de pesquisa e ajuda os usuários a entender e aprender mais sobre sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo Por que sua estratégia de marketing de conteúdo não está funcionando?

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O marketing de conteúdo oferece uma oportunidade valiosa para médicos fortalecerem sua presença online, destacarem-se em um mercado competitivo e, o mais importante, ajudarem seus pacientes a tomarem as melhores decisões quando se trata de saúde.

Com o planejamento e execução corretos, o marketing de conteúdo pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o cuidado ao paciente e a reputação profissional.

Contudo, sabemos o quanto a rotina de um profissional da saúde é agitada e não sobra tanto tempo para focar nos estudos sobre marketing médico, bem como para colocar em prática as ações necessárias.

Mas não se preocupe! Temos uma equipe de especialistas em marketing digital e estratégias de SEO que está pronta para te ajudar.

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