fbpx

Entenda o que é um consultório médico online e as vantagens dessa alternativa

consultório médico online

A tecnologia avança a passos largos, e quem não acompanha acaba ficando para trás. Felizmente, a tecnologia sempre andou de mãos dadas com a medicina e, inegavelmente, a saúde vem, ao longo dos anos, se beneficiando com as constantes novidades tecnológicas. E quem sai ganhando, claro, somos nós.

O fato é que, do comércio à educação, a pandemia acabou aproximando a população da tecnologia que, antes, estava muito restrita às redes sociais, agora, principalmente a Saúde, a tem como grande aliada nesse momento, através das consultas virtuais.

Assim, ter um consultório médico online atualmente é a principal alternativa para quem não quer ficar de fora do mercado.

Analistas afirmam que o atendimento através de um consultório online já é um caminho sem volta, sendo as consultas virtuais uma das grandes inovações do setor da saúde.

Se as pessoas já buscavam serviços online pela praticidade, hoje, em meio à pandemia, o atendimento online garante além de dinamismo e flexibilidade, também, muito mais segurança.

Por tudo isso, se ter um consultório online já era tendência, agora essa prática só se intensificou, com a necessidade do distanciamento social imposto pela pandemia.

É preciso entender que ter um consultório virtual também vai permitir romper barreiras geográficas, já que as consultas virtuais permitem atender pessoas de qualquer localidade, ou seja, vai poder aumentar, significativamente, o número de pacientes.

Por isso, resolvemos mostrar aqui seu funcionamento e como, você médico, que ainda não tem seu consultório online, pode aderir às consultas virtuais, e ainda, quais são suas vantagens.

O que é e como funciona um Consultório Online?

consultório online

Tal como o próprio termo já sugere, consultório online, nada mais é que um consultório virtual, que utiliza a tecnologia para poder atender aos pacientes.

O consultório médico online permite agendar consultas, acessar informações como cadastro, histórico, pagamentos, interpretar exames, consultar prontuários eletrônicos, prescrever medicamentos, e inclusive, realizar consultas, entre outras possibilidades.

Primeiramente, vale saber que o uso da telemedicina, Lei nº 13.989, foi aprovada no dia 15 de março de 2020, e estabelecida em caráter emergencial, ou seja, enquanto durar a pandemia do coronavírus.

A enorme preocupação com o vírus vem aumentando a procura por atendimento remoto, não apenas para casos de sintomas compatíveis com a doença, mas para tratar quadros mais leves, evitando que o paciente tenha que se expor a ambientes com alto risco de contaminação.

Porém, na verdade, mesmo antes da pandemia, as consultas online já eram uma realidade, ainda tímida, mas já sendo utilizadas em muitas ocasiões, porém, restritas à só algumas especialidades.

E a lei permite que o consultório online funcione com a ajuda das tecnologias, para assistência, pesquisa, prevenção de doenças e promoção de saúde. E mais, tal como acontece com as consultas presenciais, as virtuais devem seguir, também, padrões, inclusive éticos.

Porém, que fique claro, a consulta virtual não veio para substituir a consulta presencial, mas sim, para melhorá-la, para ser uma alternativa para quem não pode, por algum motivo, se consultar de forma presencial.

Vale saber que, atualmente, a procura por atendimento online é tão alta que, inclusive, já existem sistemas voltados à gestão financeira de clínicas, que fazem cadastro de pagamentos, agendamento de férias, entre outras funções.

Por tudo isso, se você ainda não está adotando o consultório médico online, essa é a hora de rever as suas estratégias de negócio.

Principais vantagens de um consultório médico online

vantagens consultório médico online

Sem dúvida contar com um consultório online traz uma série de facilidades para os médicos, já que, com a ajuda da tecnologia, poderá ter um controle completo de sua agenda, ter acesso rápido à prontuários, exames, consolidar informações, o que facilitará muito a gestão de tempo, também.

Apostar em ter um consultório online, sem dúvida, pode trazer inúmeras vantagens para você que é médico, tais como: ampliar a capacidade de atendimento; fortalecer o vínculo com o paciente/fidelização do cliente; otimizar seu tempo (geralmente gasto com processos burocráticos); poder emitir laudos de exames.

E, claro, as vantagens não são direcionadas apenas aos médicos, já que o paciente também é muito beneficiado, desde a facilidade em marcar consultas, à poder tirar dúvidas sempre que for preciso.

No mais, basicamente, as vantagens são:

Praticidade

Para o paciente, um consultório online significa mais praticidade ao agendar consultas, sem que seja preciso ficar ligando inúmeras vezes até conseguir um horário livre na agenda do médico, e mais o paciente pode fazer esse processo no horário que lhe for mais conveniente, e essa comodidade o levará a escolher a sua clínica ao invés da clínica de seu concorrente.

Para você, é poder atender de onde quiser, com acesso à dados e informações á um clique.

Enfim, da marcação das consultas, até o acesso a documentos e informações, tudo é mais prático e rápido com um consultório online.

Economia de dinheiro

Como o consultório online funciona exclusivamente no ambiente virtual, muitos médicos estão preferindo fechar seus consultórios presenciais e apostar no atendimento remoto, o que significa uma economia e tanto em aluguel, mobiliário, funcionários…

Em tempos de crise, como o que vivemos, sem dúvida, ter essa alternativa, é bem-vindo, não havendo mais necessidade de ter custos com infraestrutura, ou mesmo, ter que guardar papéis em arquivos físicos, com todos os dados e informações podendo ser armazenados em nuvem.

Flexibilidade

flexibilidade - consultório online

Ter um consultório online permite uma maior flexibilidade no horário das consultas, podendo ser marcadas de acordo com a disponibilidade do médico/paciente.

Ou seja, os pacientes podem avaliar as melhores opções de horário e fazer a marcação do atendimento para quando for mais conveniente, isso sem falar que não é preciso gastar horas em salas de espera, ou com locomoção.

Contato direto com o paciente

paciente - consultório médico online

Uma outra vantagem importante, é que ter um consultório online facilita muito a comunicação médico/paciente, além de poder falar por vídeo, podem ser enviados recados via WhatsApp ou SMS.

Você médico pode usar o recurso de lembrete de consultas ou de algum exame.

Enfim, a comunicação fica mais direta e rápida.

Mais satisfação do paciente

Contar com consultório online também garante mais satisfação para os pacientes, principalmente, daqueles com mais dificuldade de locomoção.

Vale considerar que, na grande maioria das vezes, as queixas costumam ser atendidas rapidamente e solucionadas com mais eficiência. Com isso, certamente, aumentam as chances de fidelizar os pacientes e ainda melhorar a sua imagem, ou de sua clínica.

Mas a satisfação do paciente não para por aí, já que um consultório online permite um acesso mais rápido a informações, inclusive, consultar o próprio histórico, pegar as receitas médicas que lhe foram passadas.

Sem falar que a receita médica digital, acaba por reduzir as chances de o paciente cometer qualquer tipo de erro com a medicação ou a dosagem.

Enfim, razões não faltam para começar, agora mesmo, com seu consultório online.

Como transformar seu consultório presencial em um consultório online?

consultório médico online

Como podemos perceber, as vantagens são muitas e, embora o consultório online não substitua o presencial, ele pode ser de grande ajuda em casos mais simples, em atendimentos primários, de pessoas com dificuldade de locomoção, em acompanhamento de doenças crônicas e, claro, em tempos de distanciamento social.

Mas, não basta simplesmente ter um computador e pronto. Investir em consultório online é ter que apostar, também, em ferramentas tecnológicas.

A primeira coisa a fazer na hora de transformar o seu ponto de atendimento físico em um consultório online é descobrir suas necessidades, demandas e dificuldades (sim, nem todo mundo tem intimidade com algumas ferramentas).

Para isso, procure pesquisar e avaliar seus pontos fortes e suas dificuldades, dessa forma, será possível ter mais clareza a respeito das tecnologias em que precisará investir, que serão de grande ajuda em sua rotina de atendimentos.

Algumas ferramentas a considerar na hora de implementar o consultório online:

consultório online

Crie um site para médico

Infelizmente, se você (sua clínica ou consultório), ainda não possui presença digital, podemos dizer que não existe.

Pois é, hoje tudo passa pelo Google, desde a busca por algum sintoma, medicamento até, claro, um profissional especializado.

Dessa forma, o primeiro passo que deve dar é apostar em um site, bem feito, criado por profissionais experientes que vão saber como conquistar novos pacientes, que linguagem deve ser usada, enfim, um site prático, atraente, com uma interface limpa e clara, enfim, que ofereça boa usabilidade (boa experiência do usuário).

É preciso que fique claro que ter um site hoje em dia, principalmente, se pretende ter um consultório online, não é mais questão de querer ou não, é OBRIGAÇÃO. Ter presença online é fundamental para que consiga se estabelecer no mercado, passar credibilidade e profissionalismo.

Mas, é importante que essa parte de criação de site para médicos fique nas mãos de profissionais experientes.

Um site permite não apenas que ganhe autoridade, como, também, visibilidade, permitindo que as pessoas conheçam o seu trabalho, e que os pacientes lhe encontrem com facilidade, de qualquer lugar do mundo.

No próprio site poderá usar links para seus contatos, agendamento, entre muitas opções que facilitarão sua rotina de atendimentos.

Claro, um site é como se fosse sua clínica ou consultório, só que virtual, por isso, a dica é contratar bons profissionais, que tenham conhecimentos aprofundados sobre SEO e ranqueamento de páginas nos buscadores, principalmente o Google, como é o caso da DNA Marketing para Médicos.

Com um site bem trabalhado e atraente, sempre que um paciente buscar no Google por uma clínica ou um serviço que você ofereça, automaticamente, será direcionado para a sua página que, se bem feita, vai aumentar significativamente a quantidade de consultas agendadas.

Invista em uma agenda online

Para mais praticidade nos agendamentos, é preciso investir em uma agenda online, existindo muitas opções gratuitas na internet, as quais permitem, inclusive, integração com seu site. Ex: Reservio, Zoho e muitas outras.

Vale ter em mente que hoje a maioria dos sites já possui essa função, se não por padrão, com a possibilidade de adicionar aplicativos, e a agenda é um dos mais populares.

Lembrando que uma agenda digital é uma ferramenta obrigatória para quem pretende ter um consultório online, possibilitando um controle maior sobre os compromissos a serem cumpridos.

Ela se torna ainda mais importante quando no caso do médico trabalhar em outros locais, como em hospitais.

Sem dúvida, um recurso que atrai bastante os pacientes, já que permite que os próprios pacientes tenham acesso aos seus horários vagos, agendando diretamente pelo site a consulta, no horário que lhes for mais conveniente, sem burocracia e de forma mais rápida.

Escolha uma plataforma para vídeo chamada

Para ter um consultório online, precisa investir em algumas ferramentas que vão garantir uma experiência mais profissional, afinal, você continua atendendo de um consultório, só que virtual. Por isso, precisa investir em:

Monitor: pode ser de um computador, tablet, TV (se puder ser conectado a um computador) e, até mesmo, um smartphone.

Câmera e microfone: se suas consultas forem através de notebook, celular ou tablet, esses dispositivos já têm câmeras e microfones embutidos. Caso queira usar o computador, é só usar uma webcam externa e fones de ouvido, que já vêm com microfone.

Conexão à internet: a conexão à internet precisa ser boa o suficiente para garantir que áudio e vídeo funcionem sem interrupção.

Cenário adequado: escolha um espaço da casa que tenha mais a cara de um consultório, com um fundo neutro, de preferência, e garanta que seja um ambiente sem interrupções e barulhos.

Aplicativo para videoconferência: é preciso escolher um aplicativo para videoconferência, para que consiga se comunicar de uma forma mais profissional, lembrando que hoje existem muitas plataformas de videoconferência no mercado, todas com funções que fazem com que a distância física não seja um problema.

Dentre as soluções mais populares temos:

Zoom

O Zoom se popularizou muito durante a pandemia, e tem como vantagem o fato de, mesmo em sua versão gratuita, não ter limite para o número de reuniões criadas.

O Zoom, além de ser fácil de instalar e de usar, também é super prático na hora de começar uma consulta, que pode ser usando o próprio software do Zoom, o navegador do computador e, até mesmo, os aplicativos para iPhone e Android. Além disso, o Zoom também conta com recursos como a gravação da reunião e o compartilhamento de telas.

Skype

O Skype é um dos melhores apps de videochamada, e permite que possa usá-lo de forma gratuita e super simples, seja através do navegador, do programa do Skype instalado no computador ou através do aplicativo em smartphones ou tablets. Também permite o compartilhamento de tela e a gravação das consultas (que são automaticamente salvos na nuvem).

Microsoft Teams

É uma ferramenta excelente para fazer suas consultas, sem limite de tempo.

Google Meet

Muito fácil de usar, tendo um limite de tempo de 60 minutos, Google Meet é uma ferramenta paga, porém, o Google recentemente o liberou de forma gratuita. Seu acesso é super prático, através de um link ou do código da reunião. Também dá para acessar ás consultas pelo navegador ou app, disponível para Android e iPhone.

Google Hangouts

Oferece as mesmas vantagens que Google Meet, e não limita a duração das chamadas para os usuários.

Adote uma solução de pagamentos à distância

Com um consultório online até a forma de receber pelas consultas deve ser pensada.

Uma opção é utilizar um método seguro e que funciona no mundo inteiro (já que um consultório online não tem barreira geográfica), o sistema Paypal, o qual permite que seja enviada uma fatura ao paciente, constando toda a informação necessária, e diretamente para o seu e-mail.

E hoje já existem muitas soluções de pagamento online, inclusive, que permitem receber e fazer transferências, instantâneas, sem a cobrança de taxas.

Por isso, é tão importante na hora de criar um site para médicos, apostar em bons profissionais, já que na própria plataforma é possível incluir alguns serviços, para facilitar a sua rotina, como o de agendamento e pagamento.

Tenha página em Redes sociais

É preciso ter em mente que, certamente, seu público-alvo está nas redes sociais, consideradas ótimas ferramentas de divulgação, captação e fidelização de pacientes.

Muita gente ignora, mas se bem trabalhadas, elas podem ser utilizadas, inclusive, como uma nova forma de atender aos pacientes, chamada de SAC 2.0, ou seja, uma versão moderna do tradicional Serviço de Atendimento ao Consumidor.

É muito importante que os médicos saibam tirar proveito das redes sociais, já que elas podem se transformar em um canal de comunicação mais rápido, direto e eficiente entre você e seus pacientes.

Assim sendo, vale investir em redes sociais como Facebook e Instagram que é onde a maioria das pessoas está, e fazer um bom trabalho nas páginas, com conteúdo de qualidade, tirando dúvidas e informando os leitores, para que a página receba curtidas e engajamento.

Outra vantagem dessas redes sociais é possibilitar a criação de promoções, podendo filtrar o público de acordo com critérios que vão desde faixa etária, até gênero, localização, entre outros.

A dica, no entanto, é entregar esse trabalho nas mãos de profissionais, já que essas páginas podem ser linkadas ao site, e precisam ser trabalhadas constantemente, oferecendo conteúdo de qualidade, garantindo engajamento.

Tenha um Prontuário Eletrônico

Certamente, se você pretende ter um consultório online, vai precisar de ferramentas que possam lhe atender nessa nova modalidade. Assim sendo, precisará investir em um prontuário eletrônico, o qual terá o histórico dos pacientes.

Nesse prontuário você terá acesso à dados cadastrais; quadro de saúde; prescrição de medicamentos; dosagem recomendada; recuperação, enfim, todas as informações a respeito de seu paciente.

Ou seja, uma ferramenta que irá garantir mais segurança à você e aos seus pacientes.

A vantagem é que os dados podem ser acessados sempre que for necessário, e de qualquer lugar, facilitando o diagnóstico.

Aposte no Receituário eletrônico

Além de um prontuário, é preciso investir, também, em um receituário eletrônico, o qual irá facilitar a vida do paciente em todos os sentidos, disponibilizando a receita digital que foi prescrita pelo médico, de forma clara e legível, sem as famosas confusões causadas pela ilegível caligrafia médica.

Basta o cliente acessar o site e imprimir o receituário, feito pelo profissional da saúde.

Vale até tentar fazer alguma parceria com farmácias, permitindo que as receitas sejam enviadas diretamente para elas também – caso o paciente prefira, claro.

Sem dúvida, a grande vantagem do receituário digital é evitar riscos de erros em dosagens por conta de um não entendimento a letra do médico.

E mais, uma prescrição online pode ser facilmente enviada para o e-mail dos seus pacientes.

Afinal, vale a pena abrir um consultório online?

consultório online

Por tudo que vimos, é impossível não chegar a conclusão de que vale a pena, SIM! Mesmo se não tivéssemos vivendo um momento de distanciamento e tanta insegurança, mesmo assim, adotar a forma online de atendimento valeria a pena, imagina nos tempos atuais.

Voltando a ressaltar que a consulta remota não substitui a consulta física, mas ela é super válida para uma pré-consulta, para um tratamento crônico, para casos em que o paciente não possa se locomover, para dar prosseguimento a determinados tratamentos, para apenas tirar dúvidas, enfim, e nos dias atuais ainda evita que um paciente tenha que se arriscar em um hospital ou clínica, para fazer uma consulta de rotina.

Sem dúvida, ao abrir um consultório online qualquer médico estará ampliando as possibilidades de atendimento e, claro, de aumentar o seu alcance, sem qualquer barreira geográfica.

Lembrando que uma modalidade não impede a outra, ou seja, mesmo se deseja manter um consultório físico, você pode adotar essa modalidade, principalmente, durante a pandemia.

Por tudo isso, não há dúvidas de que vale muito a pena, SIM, investir em um consultório online, pois a perspectiva de crescimento dessa modalidade é muito boa para os profissionais da saúde, que podem agilizar seus atendimentos, ampliar o contato com os pacientes, diminuir seus custos, aumentar seus rendimentos e tornar a medicina mais acessível para o público.

A dica, no entanto, é investir na criação de seu site médico, para que ele possa oferecer as ferramentas adequadas para que seu consultório online funcione da melhor maneira possível, reunindo todas as informações necessárias, enfim, de uma forma profissional e segura.

FICOU ALGUMA DÚVIDA SOBRE PROSPECÇÃO DE PACIENTES? AGENDE UM BATE-PAPO SEM COMPROMISSO.

Interessado(a) em

Agendar Mais Consultas?

Preencha o formulário​ abaixo e Agende uma Demonstração e saiba como podemos te ajudar a trazer mais pacientes consistentemente

× Chat WhatsApp