Quando o assunto é criação de site para médicos, muitos consultórios e clínicas médicas subestimam a importância de sua página inicial do site.
Em muitos casos, ela é a primeira impressão, o seu tapete de boas-vindas, a sua vitrine.
Na verdade, pesquisas mostram que você tem 15 segundos para chamar a atenção de alguém na página inicial do site. Porém, para que eles permaneçam mais tempo e conheçam os seus serviços, é preciso envolver os visitantes.
Pensando nisso, neste artigo, trazemos algumas dicas importantes para que sua página inicial do site cumpra com seus objetivos.
Dicas para ter uma página inicial do site que conquiste seus pacientes
1. Certifique-se de que seus gráficos e conteúdo representem sua marca de maneira exclusiva. Seu site deve ser diferente de seus concorrentes.
2. Transmita uma recepção calorosa.
3. Use fotos cativantes de pessoas reais que reflitam profissionalmente a personalidade de sua prática. E claro, escolha fotos com ótima resolução.
4. Apresente conteúdo breve e atraente que destaque o que torna sua clínica única. Apresente esses pontos em termos de como eles beneficiam os pacientes.
5. Mantenha a página limpa com bastante espaço e gráficos, mas conteúdo suficiente para contar sua história de forma concisa.
6. Facilite a navegação para que seu paciente encontre as informações mais necessárias.
7. Exiba com destaque seu número de telefone e endereço do consultório ou clínica. Se você tiver vários endereços, inclua um número de telefone principal na página inicial e um link fácil de encontrar para uma página separada no site que contém informações de contato completas de todos os endereços.
8. Incentive os visitantes a quererem saber mais. Inclua links para as últimas postagens do seu blog com notícias oportunas e outras informações que eles possam estar procurando. Bons exemplos de conteúdos interessantes são biografias dos profissionais, condições de saúde tratadas, perguntas frequentes e como se preparar para uma consulta.
9. Inclua links para seus perfis em redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube, etc.), para as pessoas poderem segui-lo e permanecer conectadas.
10. Certifique-se de que sua página inicial carregue rapidamente. Você pode usar o Google Analytics para verificar o tempo de carregamento da página e fazer os ajustes necessários. O tempo médio de carregamento deve ser inferior a 3 segundos.
Porque um médico precisa ter um site profissional
Muitos médicos questionam sobre a real necessidade de ter ou não um site.
Na verdade, há médicos que não precisam conquistar um público pela internet. Porém, sempre é bom ter um site, já que ele funciona como um espaço só seu na internet, um local que reunirá todas as informações sobre você.
No mais, há médicos que, por estarem em início de carreira, não conseguem conquistar muitos pacientes de uma hora para outra. E é aí que o site se mostra um excelente canal de comunicação para atrair seu público-alvo.
Atualmente, a maioria das pessoas pesquisa na internet antes de comprar um produto ou serviço. Isso significa que, antes de se consultar com um médico, elas querem saber que tipo de profissional ele é. Se é recomendado para tratar dos seus problemas em específico, se tem experiência, se tem uma postura simpática, preocupada e agradável, etc.
Por esse mesmo motivo, vale a pena investir em um site profissional para demonstrar o seu profissionalismo e cativar o público.
O que não pode faltar em site médico
Além da página inicial do site ser cativante, não pode faltar:
1. Design limpo: para qualquer pessoa poder encontrar facilmente o que procura.
2. Velocidade: o site deve ser rápido. Assim, há diminuição das chances dos visitante desistirem do site sem nem mesmo conhecer sua proposta e irem buscar o site de um concorrente.
3. Otimização para dispositivos móveis: as pessoas tendem a usar os desktops e notebooks em casa, em ambientes fechados. Mas muita gente passa o dia fora de casa e utiliza, por conta disso, o celular para pesquisas. Assim, é importante criar um design específico para dispositivos móveis.
4. Domínio simples e de fácil memorização: mesmo que não apareça nos primeiros resultados do Google, o paciente conseguirá acessar facilmente seu site, pois se lembrará do nome.
5. Conteúdo: é preciso ter disciplina para atualizá-lo com alguma frequência, colocando conteúdos novos de interesse do seu público. No mais, ter um excelente conteúdo, e de preferência original, é essencial para conseguir ranquear melhor na pesquisa do Google.
6. WhatsApp: facilite ao máximo para o paciente entrar em contato, e instale o botão do WhatsApp no seu site.
7. SEO – Otimização do site para o Google: para posicionar um site no Google, além de ter um excelente conteúdo como comentado acima, alguns fatores fazem toda a diferença, como, por exemplo: título principal, descrição bem-feita, links apontando para fora do site.
8. Análise dos resultados: utilize alguma ferramenta para recolher os resultados obtidos com o site. Existem vários mecanismos que auxiliam nessa tarefa, e o mais conhecido é o Google Analytics. Através dele, é possível saber quais são as páginas mais acessadas do site, o tempo de acesso de cada usuário e outras informações de grande importância.
Conte com a ajuda de uma agência de marketing médico
O trabalho de criar e prover a manutenção do site médico pode ser bastante complicado para uma pessoa fazer sozinha. Assim, é interessante que ela procure ajuda em alguma agência especializada no assunto para criar um site seguro, rápido e desenvolvido para satisfazer às necessidades dos clientes.
Muitas pessoas pensam que, pelo fato de haver muitos tutoriais na internet, criar um site profissional é uma tarefa simples. Mas, na maioria das vezes, não acontece dessa forma.
Desta forma, o ideal é buscar uma empresa especializada para desenvolver o seu site profissional que esteja à sua altura. Não adianta economizar e acabar criando um site que poderá pesar negativamente a sua imagem.
No entanto, é importante criar um site de qualidade, rápido e de bom alcance para interagir com seu público e oferecer conteúdo de qualidade que antecipem as dúvidas dos pacientes.
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