Marketing médico: Como melhorar o atendimento ao paciente?

Confira dicas para aprimorar o atendimento ao paciente, desde o primeiro contato até o pós-consulta. Isso também é marketing médico!

Quer saber como melhorar o atendimento ao paciente na sua clínica ou consultório? Nós vamos te ajudar.

Como você já sabe, a qualidade do atendimento ao paciente impacta na sua satisfação, além de influenciar na retenção e fidelização na clínica ou consultório.

Por isso, estabelecer estratégias eficazes e adotar boas práticas de atendimento são essenciais para proporcionar uma experiência agradável e fortalecer o negócio.

A seguir, confira dicas para aprimorar o atendimento ao paciente, desde o primeiro contato até o acompanhamento pós-consulta.

10 dicas para melhorar o atendimento ao paciente

Ao contrário do que muitos profissionais acreditam e praticam, o atendimento ao paciente vai muito além do momento da consulta. Ele abrange toda a experiência do paciente, desde o primeiro contato com a clínica.

Com isso em mente, confira a seguir 10 dicas que podem enriquecer, humanizar e tornar a experiência dos seus pacientes ainda mais agradável.

1. Presença online

Atualmente, estar presente no online é fundamental para o sucesso de sua clínica ou consultório, e é um fator que influencia muito na hora do paciente escolher seu médico.

Com isso, é recomendável investir em um site profissional e na presença nas redes sociais, para esclarecer dúvidas do paciente e agregar à sua jornada.

Entre as formas de se posicionar online está disponibilizar conteúdos informativos sobre doenças, sintomas, exames e tratamentos.

Não sabe o que seu site profissional precisa ter? Leia Site para médicos: o que não pode faltar em um site profissional.

2. Recepção eficiente

Quando o paciente chega na clínica ou consultório, é importante oferecer uma experiência rica e satisfatória, com destaque para a recepção.

É melhor evitar que o paciente repita suas informações cadastrais se já as tiver informado anteriormente, no momento do agendamento ou consulta prévia, por exemplo.

No mais, os profissionais da recepção devem atender todos com empatia e de forma personalizada.

Sobre o assunto, vale conferir nosso conteúdo Saiba diferenciar uma recepcionista de uma secretária de consultório.

3. Espaço físico agradável

O espaço físico da clínica também influencia a experiência do paciente. O local deve ser bem ventilado e iluminado, com temperatura agradável, móveis confortáveis e fácil acesso à água e ao banheiro.

Importante também que o local tenha um cheiro agradável e as cores sejam escolhidas com sabedoria e conforme a identidade visual da sua marca.

Por fim, mantenha o espaço sempre limpo e arrumado.

Já que falamos em identidade visual, confira nosso artigo Identidade visual para médicos, por onde começar?

4. Investimento em tecnologias

Novas tecnologias são importantes aliadas para um atendimento ao paciente mais satisfatório. E não, não estamos falando apenas de equipamentos médicos de última geração.

Um exemplo de tecnologia que pode e deve fazer parte do dia a dia do consultório é o uso de um software de gestão integrado com funções como agendamento/reagendamento online.

Outras tecnologias também são importantes: lembrete e confirmação de consulta por SMS, envio automatizado do preparo para exames e consultas, centralização dos dados do paciente por meio de prontuário eletrônico.

Use a tecnologia a seu favor, leia Lembretes de consulta por whatsapp: reduza as faltas de seus pacientes.

5. Equipe treinada

Para que as atividades da clínica sejam realizadas de forma eficiente é fundamental que sua equipe seja bem treinada, considerando as funções específicas de cada um de seus membros.

Recepcionistas, por exemplo, precisam ser ágeis, simpáticas e ter uma comunicação clara. Já enfermeiras, precisam, além da parte técnica, serem pontuais e pacientes.

Precisando de dicas para fidelizar seus pacientes? Leia Como fidelizar pacientes e aumentar a retenção?

6. Pontualidade no atendimento ao paciente

A falta de pontualidade é um sério problema na área da saúde, resultando em experiências desagradáveis ao paciente e estresse para os profissionais.

Para evitar esse tipo de problema, aqui estão algumas dicas:

  • Use agendas com atualização automática para agendamentos e cancelamentos.
  • Garanta um período mínimo de consulta para um bom atendimento ao paciente e também um período máximo para não acontecerem atrasos.
  • Tenha uma recepção ágil com ferramentas eficientes e equipe bem treinada.

Portanto, unindo tecnologia com planejamento e treinamento, a clínica consegue operar com mais eficiência e pontualidade, além de reduzir os períodos ociosos.

Confira dicas para aprimorar o atendimento ao paciente, desde o primeiro contato até o pós-consulta. Isso também é marketing médico!

7. Comunicação clara e objetiva

A comunicação deve sempre ser clara e objetiva, seja nos meios digitais, na recepção ou durante a consulta médica. É preciso evitar terminologias técnicas que afastam e confundem o paciente.

Além disso, a objetividade é uma característica importante. Ela garante que a informação seja transmitida com maior precisão ao paciente, reduzindo erros.

E por falar em comunicação, confira nosso artigo Marketing médico: como fortalecer as redes sociais do meu consultório?

8. Diversidade de canais de atendimento ao paciente

Os canais de atendimento devem facilitar a comunicação da clínica com os pacientes e vice-versa.

Com isso, o paciente deve ter diferentes opções para fazer um agendamento, como pelo telefone, site e aplicativos de mensagem.

Aproveite esses canais para melhorar o atendimento ao paciente, seja enviando e-mails ou mensagens explicando sobre um preparo para exame, ou confirmando o agendamento.

E por falar em canais de atendimento, leia nosso artigo WhatsApp para Médicos: 10 dicas para utilizar a ferramenta!

9. Atendimento humanizado

Hoje, o atendimento humanizado é um diferencial para profissionais da saúde, trazendo benefícios para as empresas e os pacientes.

Ele acredita na construção do relacionamento como forma de promover melhorias ao paciente, físicas e psicológicas. Além disso, um atendimento humanizado considera o cuidado com o paciente na totalidade, unindo a qualidade técnica do tratamento ao relacionamento desenvolvido com o paciente, a família e a equipe.

Para colocá-lo em prática na sua clínica ou consultório, é importante:

  • Ter empatia com os pacientes, ouvindo-os para compreender suas necessidades individuais.
  • Valorizar uma comunicação clara, receptiva e transparente.
  • Investir em protocolos de atendimento mais flexíveis para atender às necessidades do paciente.

Sobre o assunto, vale a pena a leitura do conteúdo Atendimento humanizado: qual a importância desse conceito nos dias atuais.

10. Pós-atendimento

O pós-atendimento na área da saúde é uma prática que contribui diretamente na satisfação e experiência do paciente.

No pós-atendimento podem ser inseridas práticas como feedback do paciente, apresentando os pontos positivos e negativos.

Importante também a produção e envio de conteúdo rico em informação e e-mails lembrando o paciente sobre exames ou consultas de retorno que são necessárias.

Quer saber mais sobre o assunto, leia O marketing de relacionamento na área médica: o que é e como aplicar na sua clínica ou consultório.

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Além de oferecer um excelente atendimento ao paciente, é importante também investir em marketing médico para atrair novos pacientes e conservar os já existentes.

Porém, sabemos o quanto a rotina de um profissional da saúde é agitada e não sobra tanto tempo para focar nos estudos sobre gestão e marketing médico. E aí que entram os serviços de uma agência de marketing médico.

Ela deve ser capaz de desenvolver uma estratégia de marketing personalizada que atenda às suas necessidades específicas. Afinal, uma estratégia bem elaborada é a chave para o sucesso do marketing digital.

E importante destacar que a elaboração de estratégias de marketing digital depende de constante análise de métricas relevantes, que devem ter acompanhamento ao longo do tempo. Portanto, ao pesquisar por uma agência de marketing digital para médicos, questione como ela apresentará os resultados obtidos com as suas ações de marketing.

E se você pensa que encontrar a agência certa para você é uma tarefa complicada, não se preocupe! 

Aqui na DNA Marketing Médico, você encontra diversos serviços, desde a criação da logomarcacriação de um site profissional e links patrocinados, até a gestão das suas redes sociais.

Então, não perca mais tempo, venha conversar com um de nossos especialistas. Comece agora mesmo a construir e fortalecer sua marca pessoal, atrair e fidelizar pacientes com a ajuda do marketing médico!

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